EDELTRAUT LÜDTKE KNIES
Musicista, organizadora profissional e blogueira.
Conheci meu marido Jackson num daqueles Encontrões de Jovens que aconteciam no Seminário Concórdia (São Leopoldo/RS), na época eu tinha 15 e ele 20. Ele era seminarista, eu aspirante a musicista. Ficamos amigos, começamos a namorar e depois de quase 3 anos, ele concluiu seus estudos, nos casamos. Foi uma avalanche de mudanças, por isso acho que aprendi a lidar com naturalidade diante delas, pois não há nada mais constante em nossas vidas (na nossa ainda mais). Por causa do seu trabalho como pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), a apaixonada aqui o acompanha para onde ele for, e acabo tendo de reprimir um pouco o meu lado. Ambos naturais do Rio Grande do Sul (eu de Cerro Branco e ele de Candelária), moramos por 13 anos em Santa Catarina (Jaraguá do Sul e Itajaí) e agora estamos há quase 1 ano no Paraná (Marechal Cândido Rondon). Quando casamos sabíamos que seria assim, foi algo consensual e escolhas que fizemos.
Muito do que somos hoje, nossa personalidade, é resultado em parte de nossa genética, da nossa história de vida anterior, e especialmente do que construímos juntos nesses 14 anos de casamento. Como casamos bastante cedo (eu 19 e ele 23), planejamos não ter filhos logo. Queria estudar, fazer muitas coisas, antes de assumirmos o desafio de sermos pais. Hoje eu vejo que deveria ter sido mais específica no que desejava fazer, mas enfim, minha teimosia e insegurança muitas vezes falaram mais alto. Comecei estudando Música (piano) e dando aulas por alguns anos. Como a bendita faculdade de música não saiu no Centro Universitário onde queria estudar, e estava ansiosa para fazer um curso superior, decidi desistir da música e embarcar no Secretariado Executivo. Foi uma ruptura brusca, e no mesmo ano que entrei na faculdade, comecei a trabalhar com Gestão da Qualidade no SENAI.
No primeiro ano da faculdade, em 2005, descobri que hoje em dia se pode trabalhar com Organização de Espaços e Tarefas de forma profissional. Com o passar do tempo, a ideia foi amadurecendo, e me apaixonei cada vez mais por tudo o que tinha a ver com o assunto. Depois que me formei, fui presenteada com uma bolsa de estudos pela faculdade, e não perdi tempo: me especializei em Administração Estratégica de Negócios. As ideias pipocaram, e percebi na Organização Profissional uma excelente oportunidade de negócio.
A experiência com gestão da qualidade foi enriquecedora, desafiante, e o fato de ser uma área nada estática, apesar das burocracias, me entusiasmava a continuar, tanto que fiquei por quase 5 anos. Só não me via fazendo aquilo para o resto da vida, e a ideia de "ser docente" era algo que não me animava, caminho que muitos profissionais tomavam na instituição. Nessa ânsia de mudar e buscar aprender o que realmente tinha a ver comigo, me certifiquei como Organizadora Profissional em 2010, pela OZ! Sistemas de Organização, empresa filiada à NAPO – National Association of Professional Organizers (sediada nos EUA). No mesmo ano comecei um Curso Técnico de Design de Interiores no IDBI – Instituto Brasileiro de Design de Interiores.
Conclui o técnico quando já estava grávida, porque sim, era chegada a hora de aumentarmos a família. Primeiro nasceu o Guilherme (2011) e depois o Miguel (2014). Durante essa fase, nos mudamos duas vezes de cidade, voltei a ministrar aulas de música durante a primeira gravidez, e depois assumi o status de somente mãe e dona de casa. O blog começou junto com tudo isso, na ideia de ser um Portfólio Virtual, pois minha saída do SENAI em 2010 foi com o intuito de trabalhar no meu negócio de organização profissional. Tentei fazer a roda girar, mas ela acabou parando, e eu adiando esses projetos profissionais.
Encaro o blog como um hobby, uma maneira de me manter ativa, escrevendo, lendo, pesquisando e estudando sobre o tema organização, as vezes colorindo um pouco com design de interiores e decoração. Mesmo sendo um hobby não gosto de fazer as coisas mais ou menos, então, vejo ele com seriedade e até com um certo olhar profissional. É acima de tudo uma forma de contribuir com conteúdo na web na área de organização, através das minhas experiências.
A Música e a Organização Profissional ocupam um lugar especial no topo da minha lista de sonhos, estou tentando transformar eles em objetivos e trabalhar no sentido de torná-los realidade. Isto foi um pouco do que é a Edel...
"Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder" (Ec 9.10).
MINHAS PAIXÕES
DEPOIMENTOS DE AMIGAS QUE CONVIVERAM COMIGO:
"A
Edel é uma daquelas pessoas que deveria dizer: meu sobrenome é
Organização. Nunca conheci alguém que fosse, desde sempre (porque a
conheço praticamente desde sempre!), tão detalhista e organizada, que
quando criança já demonstrava aptidão para música, desenho, trabalhos
manuais, e tudo que envolve arte. Na infância, nunca vi o seu quarto
bagunçado ou algo fora do lugar. Os brinquedos estavam sempre inteiros e
parecendo novos. Nada mais normal que hoje, de forma profissional e com
muito talento, ela ajude as pessoas bagunceiras como eu, ou
simplesmente quem deseja ter um lar aconchegante e cheio de praticidade,
a organizar ambientes de forma a proporcionar a total satisfação dos
seus clientes, criando maneiras fáceis e práticas de organização e, de
quebra, decorando tudo lindamente. Edel, admiro muito o teu trabalho, a
tua dedicação e empenho. Não tenho dúvidas de que tu terás muito sucesso
nessa trajetória! E siga nos dando dicas valiosas no teu blog, pois são
ótimas!"
Melissa Halberstadt Leal, Advogada (amiga de infância)
"A Edel é uma pessoa surpreendente! Começou a trabalhar comigo no SENAI,
já na entrevista ela demonstrou muito interesse e prontidão para
aprender. Disse não ter experiência, mas já nos primeiros dias de
trabalho surpreendeu com sua organização, iniciativa, determinação e
facilidade para realizar as tarefas de sua responsabilidade. Sempre
muito concentrada, dedicada e prestativa em tudo o que fazia... e o
resultado das suas atividades, sempre de muita QUALIDADE! Parabéns
Edel!"
Daiane Melo Heinzen, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) (ex-colega de trabalho, amiga)