Reflexões sobre Casa

 | Os nossos espaços refletem o que nós somos. É onde vivemos. Ela acumula memórias, muitas vezes também nossas tralhas e nossas bagunças. "Faço coleção. Amo isso!" Afinal, a gente sempre tem uma afirmação muito positiva para defender o que é essencial. Ou o que pensamos que seja.

Reflexões sobre Casa

1 Conceito

A casa, ahhh a nossa querida e amada casa. Os nossos espaços refletem o que nós somos. É onde vivemos. Ela acumula memórias, muitas vezes também nossas tralhas e nossas bagunças. "Faço coleção. Amo isso!" Afinal, a gente sempre tem uma afirmação muito positiva para defender o que é essencial. Ou o que pensamos que seja. A casa é nosso lar doce lar, ou o lugar para onde não temos muita vontade de voltar, quanto há rusgas mal resolvidas, ou um clima que não nos atrai. A casa diz praticamente TUDO sobre nós. Ela nem precisaria ser área da vida, na roda tradicional ela nem existe, mas na minha roda ela sempre existiu e é nela que melhor nos conhecemos. Ela daria um dos textos mais lindos que você já poderia ter lido aqui no blog. Talvez esse seja um deles.

Sempre amei essas coisas de casa. Ficar em casa. Trabalhar de casa e em casa? Essa foi a melhor evolução da humanidade! Escolher as parcerias e as pessoas com que desejo me relacionar no trabalho ou ser escolhida por elas, e aceitar ou não? A casa é minha paixão.

Se você conhece alguém que não curte isso, também esta ok. Essa é uma pessoa normal. Não precisamos gostar todos das mesmas coisas, mas respeitar os gostos de cada um. É esse o desafio maior: respeitar. Agora se você acha que sua casa é uma prisão, te faz mal, te causa angústia, aiaiai... tem alguma coisa estranha aí. Na certa o x da questão não é nem a casa, mas não vamos mudar de assunto. Talvez valha a pena rever o post sobre Reflexões sobre Relacionamentos.

2 Palavras chave para buscar mais

Para você qual destas palavras é mais importante? Se pudesse escolher somente 3, quais escolheria? Talvez suas palavra-chaves não estejam entre estas, sejam outras. Ter claro o que é importante em se tratando da área Casa, faz com que vivamos mais de bem com ela, não em conflito, mas buscando soluções e fazendo acontecer no dia a dia essas palavras-chave. Se sua casa te incomoda de alguma forma, qual é a origem desse incômodo? O que você gostaria que ela tivesse, que não tem? É isso que você precisa buscar mais! Palavras mudam a nossa percepção e a nossa vida! Usemos com sabedoria em todos os sentidos!

  1. Organização
  2. Decoração
  3. Sustentabilidade
  4. Simplicidade
  5. Sofisticação
  6. Conforto
  7. Minimalismo
  8. Praticidade
  9. Modernidade
  10. Funcionalidade

3 A minha palavra-chave atual

Manutenção. Essa é minha palavra do ano. Manter a organização que fiz, a decoração que escolhi, e as coisas essenciais que ela guarda. Manter destralhando sempre, não permitindo entrar o que não faz sentido e sei que será apenas tralha inútil (e como tem!). "Aqui não entra!" é um comportamento radical, mas eu cansei de trazer e depois levar embora algumas coisas. Já avisei para todos aqui, a casa está equipada com o que precisa. Mais coisas implicam em mais espaço, e quero espaços livres! Não é por que moro numa casa espaçosa que preciso lotar ela até não poder mais.

Ainda com essa atitude de manutenção, sempre tem um projeto novo para implementar, algo para consertar, trocar, organizar. Não gosto da palavra ajeitar, não aprecio jeitinho, nem os jeitos organizados. Organização sem moderação sempre, é a atitude que defendo! Não sei como, mas sempre consigo inventar alguma coisa diferente com as mesmas coisas por aqui, e essas mudanças acabam refletindo em organização e decoração! Reinvento minha casa sempre que me canso de alguma coisa, ou identifico algo que pode ser melhor. Será que isso é um tipo de "sustentabilidade" ? Quem sabe.

Manter é viver e curtir os ambientes, de lazer na sala, de comunhão na sala de jantar, de preparo das refeições na cozinha, de descanso no quarto, de cuidados com a casa na lavanderia, de armazenamento na garagem, de cuidado pessoal no banheiro, de trabalho focado no home office. Manutenção é encontrar a função certa de cada espaço, deixar a energia boa da organização fluir e simplesmente viver, fazendo acontecer o básico e o extraordinário. As rotinas diárias da família, o amor, o perdão, o tempo bem aproveitado.

4 Aprendizados para a vida

A casa se transforma com a gente, já percebeu isso, ou ainda não? Quando tive filhos, vi isso acontecer claramente de uma forma muito rápida e assustadora. Pois muda muita coisa! Quando você é sozinho, e de repente casa, e já não é mais só uma escova de dentes, são duas, deve ser algo também parecido. Como nunca morei sozinha, não senti essa experiência. Passamos de dois para em pouco tempo, cinco integrantes na família! Minha mãe e nossos dois filhos! É uma mudança que abalou, desestruturou, confundiu um pouco, mas se consolidou, estabilizou. Somos seres adaptáveis. Assim como é desafiador deixar a casa dos pais e construir sua liberdade, é desafiador voltar a conviver novamente depois de anos. Todos mudamos!

O grande aprendizado para a área casa talvez seja Flexibilidade à mudanças: nunca saberemos quando será a próxima. A organização não é nem nunca será definitiva como algumas pessoas pensam que é, mas mutante. Novos recomeços virão e novas soluções se farão necessárias. Enquanto há vida, há recomeços, há mudanças, há despedidas e novas presenças.

Tanto se fala hoje em dia em ressignificar, reconectar, desconstruir, deixar a perfeição e abraçar a realidade. As pessoas estão infelizes, em busca de realização e felicidade. Ela não está na exposição, em apresentar resultados nas redes sociais, mas em olhar para dentro de si, e no reencontro com seus valores e com sua essência. Isso não se constroi, não se cria, isso simplesmente vem com você, simplesmente existe, talvez escondido em algum cômodo bagunçado. O auto-conhecimento é a chave para todas as áreas da vida, mas se faz mais poderosa quando observamos quem nós somos, observando o que guardamos em nossa casa. Descobri isso organizando a minha, e é o que ensino no meu curso Organização do Lar, fazendo as pessoas refletirem da mesma maneira nos seus lares. O resultado só pode ser transformação do lar e da vida! Ele estará em breve dando as caras por aqui! Aguardem!

5 O que já rolou no blog e no canal TE sobre o assunto

O assunto que mais rolou por aqui foi o tema Casa! Na barra lateral aqui no blog tem muitos outros links direcionados a posts que abordam o tema CASA EM ORDEM. Aproveite todo esse conteúdo para tirar algumas ideias, e organizar muito aí do outro lado!

CASA EM ORDEM


Apê da Edel

Casa da Edel

Papo Reto Decor

Home Tours

Tours Detalhados

Organização Sustentável

Rotina da Casa

52 ATITUDES


Projeto 52 Atitudes | Atitude 17 | Crie Espaço!

Projeto 52 Atitudes | Atitude 33 | Organize o seu escritório.

Projeto 52 Atitudes | Atitude 37 | Invista na sua vida!


VIDA EM ORDEM

Quando você tenta reunir em 52 objetos o que é essencial para você: 52 Objetos.
Um exercício que vale a pena, nem que seja criar uma lista desse objetos. Essa lista te dará uma nova visão e perspectiva sobre sua casa e o que realmente é importante.

Comece a se organizar assistindo a maratona de TOKFLIX DA EDEL:

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.