Reflexões sobre Estudos

 | O ato de estudar é a busca por novos conhecimentos, por se apropriar de novos saberes, é investir num tesouro que ninguém nunca poderá tirar de você. Um tesouro que poderá fazer toda a diferença lá no seu futuro, aliado às experiências de vida que você tiver.


Reflexões sobre Estudos



1 Conceito


Estudos poderia ser substituído por Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Intelectual, e sei lá mais o que de palavras. Eu gosto de citar Estudos, acho mais simples e prático, curto e grosso, e diz tudo numa única palavra. O ato de estudar é a busca por novos conhecimentos, por se apropriar de novos saberes, é investir num tesouro que ninguém nunca poderá tirar de você. Um tesouro que poderá fazer toda a diferença lá no seu futuro, aliado às experiências de vida que você tiver. Gostei desse conceito (puramente Edel)!

Para mim o conceito de Estudos se mistura ou se completa com Lazer, pois sempre fui curiosa por aprender coisas novas. Por gostar de descobrir o que está oculto, misterioso, não compreensível. Estudos também tem a ver com interesses, sejam aprendizados para o trabalho ou para a vida - outras áreas. É uma palavra simplesmente incrível!




2 Palavras chave para buscar mais


Para você qual destas palavras é mais importante? Se pudesse escolher somente 3, quais escolheria? Talvez suas palavras-chaves não estejam entre estas, sejam outras. Ter claro o que é importante para nortear nossos estudos é essencial para vivermos os valores certos na nossa vida, que fazem sentido para nós. Ter claro o que cada um significa também!


Cursos Presenciais
Cursos EaD
Persistência
Autodidata
Motivação
Foco
Conhecimento
Atualização
Aprendizado
Disciplina


3 A minha palavra-chave atual


Autodidata é minha palavra direcionadora. Quando eu estudava música, eu tinha preguiça. Lembro que controlar o tempo de estudo diário de piano era um fardo - e realmente você só desenvolve a habilidade com a prática. Mas era algo que mais me angustiava do que me fazia feliz. Eu queria tocar o que eu queria, não o que diziam para tocar. Como nossa personalidade fica evidente nas mínimas coisas, não é mesmo? Porém foi quando descobri o mundo da ORGANIZAÇÃO que curiosidade, foco, persistência, motivação, e todas as palavras acima fizeram sentido na minha vida. Estudar se tornou um prazer. É um assunto que não dá preguiça, e ainda faz tanta mudança boa em nossa vida!


Para você assistir o mesmo curso duas vezes (Fundamentos e Projetos e Prioridades do GTD), em plena maratona de final de semana, no formato presencial (que não é o meu preferido desde os tempos da pós), é só pra quem tem muito amor pelo negócio mesmo. E foi nessa história que consegui aprender e adaptar um método a minha realidade que aprendi que podemos ser muito mais autodidatas do que imaginamos, e aprender direito, sozinhos. Com alguns empurrões, claro. Por isso, ter pessoas próximas para chacoalhar a vida e nos fazer acordar é fundamental!


4 Aprendizados para a vida


Quando comecei este blog de organização, minha ideia era levar ORGANIZAÇÃO para o maior número de pessoas possível nesse mundão! As pessoas precisavam conhecer o que os profissionais sabia, mas não falavam. As pessoas precisavam saber mais, pois muitas delas, como eu, queriam ter o prazer do DIY | FAÇA VOCÊ MESMO com as próprias mãos e ideias! Mesmo que você precise contar com a parceria de um Personal Organizer em algum projeto de organização, isso não é sinal de incapacidade, jamais me entendam dessa forma! Ele existe para te ajudar, sim! Só que se você for da minha turma autodidata - e essa turma existe, não existe?! - a gente deseja aprender de uma forma diferente e criativa.

Sabemos que organização não são só dobras perfeitas ou imperfeitas, cada coisa no seu lugar e disciplina, viu? Coloque de volta, senão a bagunça retorna! Não, a gente sabe que é mais. Mesmo que seja simples, intuitivo e natural levar uma vida mais organizada em meio ao caos a nossa volta. Não precisamos de coisas mas de atitudes.

Aqui entra a Produtividade na história, uma prima irmã da Organização. Todo mundo quer ensinar a dominar o tempo, a ter mais tempo, a ser mais produtivo e focado, mas sinceramente, produtividade é um conceito que você aprende no dia a dia - refletindo sobre seus deslizes improdutivos.

Organização, PRODUTIVIDADE é algo tão pessoal! É algo tão meu! Tão seu! É um aprendizado que cada um precisa construir. Se tiver o empurrão, a pessoa para te fazer acordar, melhor ainda! Talvez eu seja essa pessoa na tua vida, e adoraria ganhar esse status, sinceramente!

Outra coisa pessoal demais é a DECORAÇÃO da nossa casa - quem é que sabe o que importa para a gente no nosso espaço? O que é belo aos nossos olhos? Somente nós mesmos. Por isso não consigo trazer posts prontos para vocês se inspirarem em alguma ideia e saírem colocando em prática depois mesmo nem fazendo sentido para vocês, vocês precisam refletir mais e fazer menos. Fazer melhor quando fizerem alguma coisa. Fazer com foco.

O DIY - Faça você mesmo traz empoderamento, traz história, desenvolve habilidades não só manuais, mas intelectuais, de reflexão, e algumas coisas é você mesmo que precisa construir. Algumas partes do projeto são somente suas, não dá para delegar a ninguém!

O LIFESTYLE entra aqui também, não mais como Assuntos Afins e outros nem tanto (lembram deste termo, quem é dos tempos antigos aqui no blog deve lembrar - de outros menus!) mas como a parte para a qual queremos dedicar tempo na nossa vida também. Tempo para ser quem somos, para viver nossas escolhas e vocações, tempo para não fazer nada e descansar. Numa viagem para longe ou pela própria cidade. Numa interpretação musical entusiasta ou melodramática. Numa aventura gastronômica em casa ou num simples piquenique. Numa caminhada pela praia ou pelo bosque.

Isso tudo aqui é fruto de estudos e vivências, que tenho certeza, podem ajudar a muitos de vocês. Falar de algo pessoal de forma criativa é algo que não se vê muito por aí, mas aqui isso é rotina desde 2011.


5 O que já rolou no blog e no canal TE sobre o assunto

Crônicas da Edel | Estudos

3 palavras-chave para você ter sucesso nos estudos
Sobre ser autodidata na vida
Como organizar seus livros
Como me organizo com cursos a distância
Como os livros podem ser grandes parceiros?
Hobby - um caso de amor


Projeto 52 Atitudes



Conta pra mim, quais são suas áreas de interesses na área da vida ESTUDOS? Do que rola aqui, nesse quinteto aí do menu superior Organização, Decoração, Produtividade, DIY | Faça Você Mesmo e Lifestyle, qual mais te interessa?

Comece a se organizar assistindo a maratona de TOKFLIX DA EDEL:

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.