Reflexões sobre Lazer

| Qual é seu conceito de lazer? O que você gosta de fazer?

Reflexões sobre Lazer


1 Conceito


Lazer é um conceito delicioso, com significados infinitos. O que pode ser a maior curtição para uns pode ser um tédio para outros. Pode ter a ver com comida, com letrinhas, com sons, com cores, com tantas coisas! Qual é seu conceito de lazer? O que você gosta de fazer? O que te deixa livre, leve e solta(o) para desenvolver o lado criativo e divertido da vida?! Com organização, é isso que você deveria buscar colocar mais em prática!


2 Palavras chave para buscar mais


Para você qual destas palavras é mais importante? Se pudesse escolher somente 3, quais escolheria? Talvez suas palavras-chaves não estejam entre estas, sejam outras. Ter claro o que é importante para nortear nossas atividades de lazer é essencial para vivermos os valores certos na nossa vida, que fazem sentido para nós. Ter claro o que cada um significa também!

Festas
Viagens
Programas caseiros
Hobbies
Passeio
Filmes e Séries
Nadismo (literalmente não fazer nada, pesquise no Google para saber mais!)
Cuidado pessoal
Shows
Cinema

3 A minha palavra-chave atual


Ano passado foi "Hobbies", esse ano é "Viagens". Mas já estou repensando o porquê desta escolha, porque sair demais também cansa. Principalmente quando você também é mãe, dona de casa, e retorna para casa, e o trabalho continua lá, muitas vezes acumulado - soma-se roupas sujas para lavar, mala para desfazer, retomar os trabalhos normais de criação e produção, que não consigo fazer direito quando estou fora do meu "habitat natural". Eu saio e absorvo muitas coisas, anoto muitas ideias, registro muitas coisas para esclarecer depois, mas não consigo ser produtiva no esclarecer esses inputs - detesto fazer isso. Gosto de curtir cada momento, cada conversa, cada nova paisagem, conhecer o lugar, voltar a lugares que passei e gostei, fazer coisas diferentes, curtir cada informação que chega até mim. Fico meio "aérea", tranquila demais, até dormir seria mais produtivo - mas não dá - pois preciso aproveitar bem o tempo para as coisas que citei acima.

Ter grandes ideias, produzir e dar andamento ao trabalho como o faço quando estou em casa, isso não rola em viagem. Nem atualizar sistema de organização, já testei - só se o foco da viagem for reflexivo mesmo, aí funciona. Nem produzir textos - sai tudo muito confuso. Já escrevi reflexões legais, mas aí foi mais de cunho pessoal, nada a ver com o trabalho, coisas minhas.

Estranho ter escrito aí acima "habitat natural", mas foi no interior que tudo fluiu de uma forma diferente na minha vida. Pode parecer que esteja "me escondendo no interior", mas na verdade estou em busca do que minha alma precisa: paz e amor. Seguimos falando sobre essa busca no tópico seguinte!


4 Aprendizados para a vida


Entrei nessa história de organização porque desejava ter mais tempo para fazer o que eu gostava, curtir mais a vida, sabe? Antes eu tinha o tempo, e me sentia mal por usá-lo muitas vezes para desestressar fazendo o que eu gostava. Culpa por usar o tempo para fazer o que gosta. Pode isso?! Não pode não! Mas era a filosofia que sentia ao meu redor na época, lógico que na profundidade discordava. Depois não entendia porque me sentia bloqueada e frustrada criativamente falando.

Entender o que você gosta nem sempre é fácil. Se conectar ao que faz o seu coração pulsar, como me disse a Gabi, e eu amei de paixão, faz os seus desejos e pensamentos chacoalharem bonito. O que às vezes buscamos como trabalho, é o que temos e queremos ter como hobby - como a música no meu caso. Só percebemos certas coisas quando as testamos, e testando, concluímos que é legal, se continuar assim.

Vejo muitas pessoas não fazendo o que gostam por falta de tempo - ou desculpas - por não se organizarem para isso. Se é importante, você precisa encontrar tempo! Dizer não para outras coisas e sim para o que você realmente gosta! Fazer coisas por conveniência, para agradar outras pessoas ou por status quo não está com nada! Admiro quem supera esses modismos e constrói a vida que deseja viver.

O tempo passa tão rápido (sim, clichê), mas o que nós estamos fazendo para aproveitar esse tempo da melhor maneira? Se o trabalho é o empecilho para suas realizações pessoais, que boicota sua vida pessoal, talvez esteja na hora de rever seu projeto de vida, ou criar um, se ainda não tem. Vida e trabalho precisam estar em harmonia, alinhados, fazendo sentido. Veja só, começamos a conversa nos hobbies e estamos terminando em construção de um projeto de vida que leve em conta o que é importante para nós mesmos. É esse o caminho. Por ele que passei, para hoje estar fazendo algo que eu amo de paixão, e ainda colocando música no meio, para bagunçar tudo!


5 O que já rolou no blog e no canal TE sobre o assunto

O que mais rolou aqui foram assuntos relacionados ao que mais gosto de fazer na vida! Arte, escrita, música, DIYs dos mais diversos. Então fica difícil listar posts, deixei o link das principais tags, a maioria está no menu do blog, e está bem fácil de navegar por lá, para pesquisar as subcategorias de tags! Espia lá!
Crônicas da Edel (aí você pode escolher a TAG que prefere conhecer mais!)

Desafios  (o que mais rolou e sempre rola por aqui, em diversos níveis!)

Reflexões | Li por aí

Playlist | A vida em música

Tok de Música (aí você pode escolher entre Contemporânea, Sacra, Clipes e Minhas Composições!)

Resenhas de Filmes

Resenhas de Livros

Edel na cozinha

Vlogs e Textos sobre Viagens

Fala Edel (Falar sobre o que der na telha vale? Então tá!)

DIY | Faça você mesmo

DIY | Decor Temática

DIY | Decor Festa


Projeto 52 Atitudes | Atitude 14 | Divirta-se!

Projeto 52 Atitudes | Atitude 15 | Dê férias a sua cabeça!

Projeto 52 Atitudes | Atitude 23 | Dê asas aos seus desejos!

Projeto 52 Atitudes | Atitude 42 | Tenha acessórios de vida!

Projeto 52 Atitudes | Atitude 43 | Brinque!

Projeto 52 Atitudes | Atitude 48 | Conceda-se o direito ao tédio!

Projeto 52 Atitudes | Atitude 49 | Dê um tempo a loucura!




Comece a se organizar assistindo a maratona de TOKFLIX DA EDEL: 

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.