26 de outubro de 2017

TOP 7: Dicas de Ouro para criar um armário cápsula!

As entrevistas aqui no blog a partir de hoje estão de cara nova, não via a hora de inaugurar esse projeto "TOP 7 - Dicas de Ouro"! Trazer mais pessoas, opiniões diferentes, e construir um conteúdo ainda mais legal e divertido para todos nós! Para estreiar esse novo formato convidei 4 profissionais de organização para responder 7 perguntas sobre Armário Cápsula (escrevi um post de introdução ao tema, vale espiar!). Confiram as respostas e quem são as convidadas especiais, que este posts está repleto de dicas maravilhosas, e o melhor está lá no final, fique aqui comigo!


TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.


*******

Participações Especiais neste post Colaborativo:

A ordem está por recebimento de respostas, pois não prestei atenção logo para fazer em ordem alfabética, e quando ainda tentei no vídeo, me troquei toda - normal - era muita informação! Consideremos todas respostas igualmente importantes!

❤ Tatiana Halley (Personal Organizer)
https://www.facebook.com/tatianahalleyorganizer

❤ Kalinka Carvalho (Consultora, Palestrante e Produtora de Conteúdo em Organizaçāo Pessoal e Residencial)
www.kalinkacarvalho.com.br

❤ Alê Criballi (Personal Organizer)
www.organizandu.com.br

❤ Thais Godinho​ (Empresária)
http://www.vidaorganizada.com


TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.

*******

As respostas delas para o TOP 7:


1. Como você define o seu armário cápsula?

Tatiana Halley: Estou em fase de pesquisa, mas quero ter um armário funcional onde todas as peças, ou pelo menos a maioria combine entre si. Quero que todo o meu armário possa caber dentro de uma mala, algumas pessoas acham isso extremista, mas olhando as roupas que estão sempre no meu varal eu já faço mais ou menos isso inconscientemente.

TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula. Kalinka Carvalho: Organizado e Confortável.

Alê Criballi: Defino como um armário em formação. Ainda não consegui chegar na meta de 50 a 60 peças, mas estou caminhando para isso.

Thais Godinho: ​O objetivo final é ter um armário coeso para todas as estações, com o mínimo de peças necessárias. Porém, pelo meu guarda-roupa não ser muito grande, gosto de organizar por estações, pois assim consigo ter um respiro maior entre as peças e organizá-las de uma maneira que facilite a visualização e o manuseio.​ Por esse motivo, adoro o conceito de armário-cápsula.


2. Que vantagens você lista por adotar um armário cápsula?

Tatiana Halley: Como ainda não sou ativamente praticante, não posso usufruir de todos os benefícios, mas dentre muitas vantagens as que se destacam são:

TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.
- Economia. Você não compra nada além do que precisa!

- Praticidade. Você não perde horas tirando o provando roupas que não estão lhe servindo bem, que não combinam com a sua personalidade e estilo.
- Consumo consciente. Você acaba investindo melhor nas peças, de acordo com o material, durabilidade, modo de confecção.

Kalinka Carvalho:
Praticidade e Economia.

Alê Criballi: Pra mim a principal vantagem foi ter os looks montados mais facilmente

Thais Godinho: ​​Ter as peças coordenáveis entre si e explorar a criatividade na montagem dos looks. Além disso, ajuda a distribuir o orçamento para novas aquisições.

3. Quantas peças compõe basicamente o seu armário cápsula?

Tatiana Halley: É muito comum os armários cápsulas serem separados por estações, a cada 3 meses atualizar e renovar as peças, variando entre 30 à 40 o número de peças. Eu pretendo montar um cápsula anual, de 100 à 120 peças ao todo sem trocar por estações, já que em São Paulo conseguimos ter várias temperaturas até no mesmo dia. Já passei pela experiência 1 ano sem compras e não senti falta de ir ao shopping com esse objetivo.

Kalinka Carvalho: Nāo acho que existe um número certo de roupas, mas sim ter roupas que realmente usa e se sinta bem. Tenho 133 peças entre roupas, sapatos e acessórios, nāo conto roupas intimas, pijamas e academia. Como sei isso? Tenho um board no pinterest com as minhas peças.

TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.
Alê Criballi: Hoje tenho cerca de 75 peças e são organizadas por cores e tipos. Com o armário cápsula pude perceber melhor que tipo de roupa combina com meu tipo físico e com meu estilo pessoal, o que facilitou a organização também.

Thais Godinho: ​Não me apego a quantidades. Procuro usar sempre uma proporção que aprendi com a Ana Soares (consultora de estilo) de ter 5 partes de cima para cada 1 parte de baixo. Logo, uma parte de baixo deve combinar com pelo menos 5 partes de cima para compensar ter no armário. Isso me dá um bom direcionamento.​


4. Que peças você considera básicas e essenciais para manter como curingas no guarda-roupa e/ou closet?!

Tatiana Halley: TShirt um número acima do seu convencional, elas são ótimas para qualquer look, desde os mais básicos ao esporte fino. Blazer, Camisa jeans, Shorts de alfaiataria, Calça Skinny preta, Tênis Street, Sapato de salto nude, Pashmina.

Kalinka Carvalho: Que peças você considera básicas e essenciais para manter como curingas no guarda-roupa e/ou closet?! Calça jeans, blazer preto, sapato de salto preto e um tênis.

TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.

Alê Criballi: Acho que uma calça jeans escura, uma boa calça de alfaiataria, uma camisa branca bem encorpada, uma camiseta branca básica e a escolha correta da paleta de cores que melhor combina comigo foi essencial para montar meu armário.

Thais Godinho: ​​Isso depende muito do estilo pessoal, claro. No meu caso, tenho algumas peças bem básicas, que precisam estar em todos: uma boa calça jeans escura, uma calça cigarrete em cores variadas, jaqueta de couro, sapatos modelo Oxford, cardigans e camisas.​


5. Que dica você daria para que possamos encontrar o nosso próprio estilo!?

Tatiana Halley: Essa não é uma tarefa fácil... ainda não sei ao certo qual é o meu, ele muda muito de acordo com o meu humor. Existem profissionais que podem orientar nessa tarefa. Eu entro em sites de moda, vejo os looks que gostaria de reproduzir e busco peças que vistam bem no meu corpo e assim vou compondo o meu estilo. Prezo pelo conforto em primeiro lugar.

Kalinka Carvalho:
Nāo gosto de rotular, até hoje nāo sei ao certo qual o meu estilo, nos mudamos todos os dias e nosso estilo também pode mudar. O que levo sempre em consideraçāo é conforto.

Alê Criballi: Acho que a melhor dica é você começar a perceber que tipo de roupa te faz mais feliz. A roupa que você coloca e te cai bem é a que mais combina com seu estilo.

TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.
Thais Godinho: ​​Três dicas:

1 - Ter em mente a imagem que você gostaria de expôr ao mundo e focar nela ao comprar roupas e montar os looks.

2 - Usar coisas que você goste esteticamente (a vida é muito curta para a gente não usar peças que goste mesmo que não seja "a ocasião").

3 - Entender que tipo de peças ficam bem em você (por exemplo: eu tenho o tronco comprido, então prefiro jaquetas curtas a casacos, que tendem a achatar minha silhueta, e isso me ajuda na hora de escolher novas peças)​.

6. Será que existe um tempo médio que uma pessoa mantém o mesmo estilo? Ou um tempo que ela acaba renovando automaticamente seu guarda-roupa?

Tatiana Halley: Depende de alguns fatores:
- IDADE, adolescente muda de estilo com maior frequência que uma pessoa de 40 anos por exemplo.
- MEIO SOCIAL, o dress code do trabalho pode influenciar no estilo, lugares que a pessoa frequenta. Por ex. teve uma vez que fui em uma balada e praticamente 87% das meninas estavam se vestindo da mesma maneira, vestido curto colado com salto meia pata e cabelo liso cumprido solto, serio parecia que era uma tipo de uniforme para entrar no estabelecimento.

Depois dos 25 eu mudei completamente o meu guarda roupa, tentando me adequar ao meio social que convivia. Hoje depois dos 30 estou apanhando para retomar a identidade visual que eu realmente gosto e quero pra mim. Acho que se a pessoa está se sentindo bem, confortável e não prejudica a integridade de ninguém, que use e seja feliz.

TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.

Kalinka Carvalho: Como disse acima, nāo gosto de rótulos e nem sigo modinhas, o que eu me sentir bem e for confortável é o que adoto.

Alê Criballi: A cada estação é importante rever seu armário e trocar as peças que já não combinam com a próxima estação. Sendo assim, basicamente a cada 6 meses, já que roupas de verão podem ser usadas também na primavera e de outono, no inverno

Thais Godinho:
​​Falo por mim: meu estilo não mudou, mas fui amadurecendo com o tempo. Buscando investir em tecidos melhores, boas marcas e caimentos.​ 


7. Que dica de ouro você daria para organizar um armário cápsula de forma simples, criativa e sustentável?

Tatiana Halley: Comece pelo básico, tanto cores (preto, branco, cinza, fendi, nude) quanto modelos, deixe a tendência de lado por um momento, até você se adaptar ao novo formato. Pronto, conseguiu criar looks variados com esse padrão a cima... inclua cores, estampas, texturas e recortes. Será muito mais fácil compor quando você já sabe como ficar bem. Procure marcas que se preocupam com o meio ambiente, invista corretamente em uma peça que irá durar o seu capsula, não adianta ter algo que dura 15 lavagens só porque ela estava na promoção.

TOP 7 - Dicas de Ouro para montar um armário cápsula.

Kalinka Carvalho: Primeiro lista suas 10 peças favoritas, depois crie um limite de espaço para suas roupas, exemplo 20 cabides e 2 gavetas, o que couber nesse espaço será o que terá. Eu fotografo minhas peças e mantenho um board privado no pinterest assim tenho ideia do que tenho.

Thais Godinho: ​​A técnica de ter 5 peças de cima para cada 1 peça de baixo acho fundamental!​ 

*******

Fiquei tão feliz com a participação das meninas, que fiz um vídeo no canal chamando a galera de lá para ler a entrevista e com base nas suas respostas elaborei as 7 dicas de ouro que elas deram para nós! Essa que é a parte mais legal do TOP 7!

As respostas foram enviadas por e-mail, até porque não sabia nem como iria editar tudo isso aqui depois, só sabia que precisava fazer e as perguntas respondidas eram o start, a matéria prima para fazer acontecer depois! Cá estamos, ficou maravilhoso, muito obrigada por participarem deste desafio, e confiram dando o play quais foram essas 7 dicas tops, dicas de ouro de Personal Organizer!


TOP 7 - Dicas de Ouro para criar um armário cápsula!


Gostaram destes estilo de post? Eu amei demais, e o desafio é para eu e você entramos nessa onda, e começarmos a pensar sobre o assunto, ok? Já pensa pegando nas roupas, separando o que não usa mais, pesquisando o que acha lindo, e vamos lá! O desafio está só começando, e quero ter ver junto comigo nesse! Porém sobre esse desafio  Reinventando o Guarda-roupa com o Armário Cápsula falaremos noutro post...


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!