TRAILER TRANSFORMANDO ESPAÇOS | dicas de organização, decoração e produtividade!

10 de julho de 2017

Guia: Com organizar uma noite da pizza em casa?

Meu marido me desafiou recentemente a organizar uma noite da pizza para aproximadamente 20 pessoas aqui em casa. Ele participa da Diretoria dos Leigos do Distrito, e o combo nas reuniões mensais que acontecem nas casas é sempre o anfitrião oferecer uma janta depois da reunião, para confraternização, também porque as reuniões acontecem sempre à noite. Desta vez aceitei o desafio e me aventurei a organizá-la. Utilizei o modelo natural de planejamento de projetos do GTD (= projeto abaixo), para que desse tudo certo, e não perdesse nenhum detalhe. Uma das motivações também foi usar a oportunidade para compartilhar a experiência aqui no blog com vocês, e de quebra, criar um guia ou série(possibilidade descartada) sobre Como organizar uma noite da pizza em casa. Afinal, todo esse trabalho para somente um ou duas pizzas não tem graça!

Planejamento Natural de Projetos GTD

Quando o assunto é pizza, sou bem centralizadora, de trabalho e também de elogios! Sim, é uma satisfação servir família e/ou amigos fazendo algo tão delicioso! Quer saber meus segredinhos, para organizar uma Noite da Pizza parecida com a minha aí na sua casa? Acompanhe a descrição das 5 partes, lembre-se de com base nestes detalhes elaborar sua lista de compras, caso necessite algo especial e vamos lá, que de pizza eu (também) entendo 😂!

Guia: Com organizar uma noite da pizza em casa?


PARTE 1 - Noite da Pizza ou Rodízio de Pizzas - Quantidades

A minha sugestão para "Noite da Pizza" está mais para "Rodízio de Pizzas", e a graça de fazer mais é exatamente essa: criar mais sabores, não somente um. Dá mais trabalho, dá. Só que é bem mais divertido! Então se são somente duas pessoas, quatro, seis ou dez, vale tudo, só precisa configurar certinho as quantidades. Calculo sempre meia pizza por pessoa (média) para não faltar, tem os que comem mais e os que comem menos. Veja o meu desenho, aplique a sua realidade e faça sua própria medida!

Quantidades de pizza por forma e número de pessoas


PARTE 2 - A massa da pizza

Comprei uma revista que ensinava a fazer massas personalizadas (nunca testei nenhuma, só me inspirei nas imagens!), mas o mapa do tesouro foi minha mãe que me ensinou. Ela aprendeu uma receita com uma amiga, há alguns anos, e essa foi consagrada a receita oficial de massa de pizza também aqui em casa. Rodízio que se preze tem de ser com essa receita. Recentemente fiz um vídeo legal sobre como fazer essa massa simples e prática, veja só:




PARTE 3 - O Molho da Pizza

Existem diversas formas de montar a pizza, vou detalhar duas delas. A primeira é você colocar todos os ingredientes separados, e a segunda é integrar tudo num molho especial, se você optar por fazer pizza de strogonoff, por exemplo. Se optar por tudo separado tem a sacada do molho: pronto ou feito em casa? Utilizamos as duas opções, dependendo da vontade de fazer mais coisas, mas o molho preparado em casa é bem mais saboroso. Geralmente preparo numa panela com 2 tomates, 2 cebolas, 3 dentes de alho (tudo picadinho, claro), um pouco de água, sal a gosto e maizena para engrossar o molho. Você pode bater tudo no liquidificador e depois cozinhar, assim fica o sabor picante, e todos comem a cebola sem nem se perceber 😉! Dá uma super diferença no sabor da pizza! Essa quantidade rende 4 pizzas grandes, o próximo passo é escolher os recheios preferidos do nosso cardápio especial de pizzas!

Tomates e cebolas para fazer molho de pizza


PARTE 3 - O cardápio especial de pizzas

Quando casamos e começamos a fazer nossas próprias pizzas em casa, era massa pronta, e recheios mais práticos impossíveis: enlatados de milho, sardinha e atum, molho de tomate, presunto, mozarela e orégano. Com as saídas para jantar em pizzarias, descobrimos muitos sabores que combinavam e outros que não tinham nada a ver. Ir em pizzaria sempre me inspira... a fazer ainda melhor em casa! Assim criei nosso cardápio personalizado que compartilho com vocês!




Molho de coração para recheio de pizza
Preparando o Molho de Coração

Strogonoff - recheio para pizza
Molho de Strogonoff

Tomates - molho para pizza
Tomates Picadinhos

Pizza de Calabreza
Pizza de Calabresa saindo do forno


PARTE 4 - As bebidas

Que bebida escolher? Quando ficamos em casa é maravilhoso acompanhar com um bom vinho (minha escolha, mas também vale cerveja) mas se for dirigir, não beba! Aí vale refrigerantes ou sucos, especialmente para crianças. Uma água com gás ou sem gás, para quem gosta, sempre é uma boa pedida, até recomendado para acompanhar o vinho. É tudo questão de gosto pessoal, mas é um item para se considerar na lista de providências óbvias.

taça de vinho


PARTE 5 - A organização da mesa

Segue uma foto recente do meu Arquivo Pessoal da nossa mesa decorada de forma bem simples, para receber os convidados:

Mesa decorada para uma noite da pizza em casa


É importante acrescentar à mesa alguns itens e deixar livre para as pessoas de servirem do que for mais de sua preferência, como:
  • Mostarda
  • Catchup
  • Maionese
  • Azeitonas
  • Azeite de oliva
  • Outros petiscos

Recapitulando...
Checklist básico para organizar uma noite da pizza em casa!

É sempre legal montar no mínimo um checklist básico das tarefas para não se perder, especialmente se a proporção do evento for maior do que o comum realizado somente para a família:

  1. Definir data e participantes (só família, só casal, com amigos?!)
  2. Definir as quantidades de comes e bebes? Número de pizzas e bebidas, se haverá sobremesas.
  3. Fazer as compras conforme lista.
  4. Gelar as bebidas (ou lembrar o marido de fazer isso);
  5. Preparar as massas de pizzas (se não comprar as massas pré-assadas).
  6. Preparar o molho da pizza (se não optar por comprá-lo pronto também);
  7. Preparar todos os recheios (molhos e ingredientes picadinhos);
  8. Arrumar a mesa de jantar;
  9. Preparar as pizzas (montar de cada tipo/sabor escolhido);
  10. Assar, servir e saborear as pizzas!

Então, gostaram das dicas?! Quem ama pizza, espalha este post por aí, para que mais pessoas aprendam estas valiosas dicas! Compartilhe na sua rede social e marque seu amigo(a) e torça para ele(ela) se animar neste DIY na cozinha e te convidar para uma noite especial da pizza! Tenham uma feliz celebração... da vida, do amor, da família! 

EDEL 💋
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!