10 de maio de 2017

Colocando as pessoas em nosso sistema GTD

A reflexão de hoje é um atrevimento total, pois pessoas não têm rótulos, nem podem ser colocadas dentro de caixinhas. Ok. Mas será que elas não podem ser colocadas dentro de um sistema GTD? A intenção é levar os conceitos do GTD de uma forma bem humorada para os nossos relacionamentos. Você não precisa entender do método pra compreender meu texto, mas os conhecedores terão mais proveito. Os especialistas me perdoem, caso haja distorções, mas precisava escrever isso.


Colocando as pessoas em nosso sistema GTD


1 Pessoas Algum Dia Talvez. 

São aquelas pessoas que ficam na incubadora, não vem e nem vão. Talvez um dia. Procastinadoras? Quem sabe lá na frente possam estar presentes, se comprometer, se envolver. Ficam nesta lista para serem contatadas algum dia, em algum projeto, em alguma parte do plano. Às vezes elas vem para o nível de ação, mas sua essência é permanecer no campo Algum dia Talvez, enquanto ainda consideramos insistir nelas ou viram o tipo a seguir.


2 Pessoas Projeto Cancelado. 

São aquelas com as quais o "aguardando resposta" já teve seu tempo útil. Cansou-se de tentar, de pedir, de instigar. Fazem parte das amizades e relacionamentos que não deram certo. Você tentou, falou, escreveu, só faltou desenhar! Talvez por isso tenha desistido, pois entendeu que ela nunca irá virar a "pessoa próxima ação".


3 Pessoas Próximas Ações. 

São aquelas pessoas presentes, com as quais você pode contar para o que der e vier. Com as quais você compartilha a vida, as alegrias e tristezas, a típica companhia para todas as horas, comprometidas com você. Esse tipo está cada vez mais escasso, por isso o mundo vive nessa solidão. Depressivo e angustiado em meio ao barulho e às multidões. Quem tem pessoas assim na sua vida, deve agradecer a Deus, pois com certeza ela também se encaixa vez ou outra nas "categorias" a seguir.


4 Pessoas Projeto em Andamento.

São também as pessoas presentes, com as quais você compartilha seus projetos, objetivos e valores de vida. Elas se engajam com você, só que às vezes elas também estressam. Pois cada um tem seu jeito, seu ritmo e você precisa aguardar suas respostas...


5 Pessoas Aguardando Resposta.

Esse tipo de pessoa às vezes, em geral, causa angústia e náuseas. Porque o andamento da ação e do projeto está em suas mãos, com poderes delegados. Se for uma pessoa comprometida com a arte de fazer acontecer e fã do GTD, ela te dará a resposta. Se não for... aiaiai. Talvez algum dia. Que nos organizemos e evitemos ser nós mesmos esse tipo de pessoa, pois cá entre nós, não é legal, é?!


6 Pessoas Projeto Concluído. 

São aquelas que concluíram sua vocação em nossa vida. Deixaram sua marca, sua influência, e se foram, abraçar novos desafios. Poderiam continuar presentes mesmo distantes?! Sim! Poderão às vezes se tornar outro tipo de pessoa aqui desta "brincadeira" mas serão situações pontuais e esporádicas. Elas precisam alçar novos voos, mas nem sempre este vôo é perto de nós. Outras pessoas precisam ser impactadas por ela, mais diretamente. Assim segue a vida.


7 Pessoas Arquivo de Referência. 

São aquelas que se tornaram projeto cancelado ou projeto concluído, e que permanecem no seu "rol" por conta de servirem de referência. Para fazer certo dali para frente se a experiência foi legal e não repetir a besteira, se foi o contrário. Para criar novamente algum projeto em conjunto talvez um dia, mesmo que esta hipótese esteja bem distante. Estando no arquivo de referência quer dizer que ela foi importante e especial na sua vida, por isso merece estar ali. 


8 Pessoas Material de Suporte a Ações e Projetos.

São aquelas pessoas que você precisa ter por perto, e são seus contatos essenciais e estratégicos para consultar e auxiliar na tomada de decisões relacionadas a sua vida e trabalho. São sua referência atual, ativa, real. Elas não podem ser só referência distante, de bons ou maus tempos passados, pois você precisa delas, e essa dependência não revela fraqueza ou carência, mas sabedoria. Não somos ilhas, precisamos uns dos outros, cada um servindo ao outro com suas vocações. 


9 Pessoas Lixeira.

Não existem pessoas assim. Existem? Não deveriam existir. No entanto sabemos que algumas pessoas são tratadas como descartáveis, valorizadas enquanto forem úteis, depois, adeus. Algumas se colocam nesta condição de lixeira. Passam de algum dia/talvez para projeto cancelado e se a mágoa for muito grande... corre-se o erro e a tendência de coloca-las aqui. Infelizmente, por falta de algo muito faltante em nossos dias: presença, atenção, amor, perdão e diálogo. Esse quinteto verdadeiro, a solução verdadeira.

Que tipo de pessoa você é? Um pouco de cada uma delas, dependendo do contexto? Colegas de trabalho, cônjuges, namorados, amigos, familiares, filhos, irmãos, conhecidos, figuras públicas... Afinal, será que dá para se imaginar dentro deste sistema GTD dos relacionamentos? Dá sim, e é um insight muito real e criativo, apesar de totalmente fora da caixa... Será que esqueci de alguém? Se conseguir identificar mais algum tipo de pessoa, deixe nos comentários!

EDEL 💋
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!