Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 de março de 2017

10 dicas para organizar partituras musicais

10 dicas para organizar partituras musicais


Você sente aflição só de pensar em remexer seu arquivo de livros de música e partituras musicais? Fala que não tem tempo, que isso não é prioridade, que é só mais um arquivo? Só que aí quando precisa uma música não sabe se procura nesta pasta ou naquela? Amontoa tudo numa pasta com elástico e depois pra encontrar tem de remexer em todas folhas até localizar? Seu arquivo precisa de uma organização urgente!!! Segue um passo a passo para você organizar sua coleção de partituras musicais, e localizar tudo de maneira simples e prática! Vamos conferir as minhas dicas?

🎵 1. Avalie sua coleção
Encare o problema, reconheça que se você não colocar a mão na massa, os papéis continuarão ali, misturados e será difícil localizar cada coisa. Por mais difícil que possa parecer, encare. Nem que demore uns 2 anos pra você finalizar, mas encare. É preciso começar. Se for um arquivo que continua entrando materiais, ainda mais é super necessário fazer isso!

🎵 2. Descarte materiais velhos
Ao avaliar sua papelada musical você poderá se deparar com inúmeras situações. Partituras duplicadas, velhas, rasgadas, incompletas... tudo isso é lixo! Tralha! Não tem porque guardar esse tipo de coisa no seu arquivo. Você só conseguirá ter um arquivo musical organizado se encarar sua coleção de partituras e papeis-tralhas-inúteis, e de-sa-pe-gar de todo esse "encosto". Se precisar de uma forcinha assista o vídeo Algum dia posso precisar disso e leia sobre Desapego poderá te ajudar.

🎵 3. Defina uma categorização.
Uau! Agora sim! Você se livrou de um monte de tralha inútil e está lidando somente com partituras que gosta, já tocou ou escolheu para fazer parte do seu repertório. Uma classificação simples é separar música sacra de música popular, por exemplo. A popular você pode separar em folclórica, sertaneja, MPB, romântica, infantil, e a sacra em gospel, louvor, coral. Não tem como dizer o que é melhor, pois você precisa conhecer as características das suas músicas e fazer a categorização mais funcional para o seu arquivo.

🎵 4. Escolha o mobiliário para arquivar sua coleção.
Isso sempre foi uma tortura para mim, pois não me caía a ficha de como organizar de maneira mais prática e funcional. Se você guardar numa estante /armário, pode dispor em pastas com elástico, caixas de arquivo, pastas catálogo, fichários, pastas L. Esta é a forma mais comum que sempre observei de organização de partituras. Só que dependendo do tamanho da coleção, pilhas em estante ou mesmo pastas não ficam muito funcionais.

🎵 5. Escolha os materiais para organizar
Uma forma muito show é utilizar porta-revistas de acrílico ou aramado para reunir livros, pastas e apostilas por semelhanças. Os livros não ficam caindo, molengas, e além disso fixa lindo! Veja mais sobre essa dica no vídeo Como organizei minha coleção de partituras musicais!

🎵 6. Disponha as partituras dentro dos objetos organizadores escolhidos.
No vídeo 4 formas de organizar partituras musicais te mostro que produtos são legais para organizar partituras: pastas catálogo, pastas com elástico, fichários e criando apostilas de peças afins. Se você chegou nesse passo, parabéns! Está quase, bora colocar as partituras nas pastas ou encadernar as que você decidir criar apostilas.

🎵 7. Identifique o que for necessário
Você pode utilizar diversas formas de identificação: com rotuladora ou alternativas mais em conta, como contact, etiquetas adesivas. Veja mais dicas no post 10 maneiras de identificar sem utilizar rotuladora.

🎵 8. Revise constantemente sua coleção.
Periodicamente faça uma manutenção do seu arquivo musical, avalie e descarte se encontrou alguma tralha perdida lá no meio. Insira novas categorias, doe livros ou apostilas não utilizadas, esse tipo de coisa.

🎵 9. Aplique o mesmo processo para a organização digital.
Mesmo que hoje já existam todas as partituras imagináveis em sites próprios, como o Super Partituras, e não seja necessário você ter um arquivo no seu computador, se você trabalhar com isso, pode ser que tenha muitas partituras próprias no seu PC. Siga a mesma lógica! Avalie, descarte, só mantenha o essencial! Crie pastas por categorias, e organize!

🎵 10. Admire sua organização e motive-se a deixá-la assim, não guardando mais tralha!
Curta seu arquivo musical organizado! Pegue as partituras que gosta, toque seu instrumento, cante, e agora grite junto comigo: viva a organização e a música!


Escrevi este texto para mim, pois passei por todas essas etapas nos últimos 2 anos, e foi bem assim mesmo! Agora posso falar pois cheguei no passo 10 e estou muito feliz com isso! Dei um basta na bagunça musical! Espero que tenham gostado das dicas! Deixe um comentário, se ficou qualquer dúvida!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!