28 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016 no blog Transformando Espaços




Vamos falar sério hoje. Pare um pouco, pegue uma xícara de café, papel e caneta (se quiser fazer também as suas listas e anotações), e vem refletir comigo.

TAREFA 1: Com que palavra você define seu ano?


Se fosse escolher uma palavra para resumir o meu ano, escolheria a palavra ESCLARECER. Para mim, é uma palavra forte, e muitas dúvidas, situações confusas, sonhos futuros, foram marcadas por ela. Esclarecer às vezes é complicado, pois bagunça nossos pensamentos e sentimentos.

Não estou falando somente de coisas físicas, objetos e espaços, falo de ESCOLHAS. Certas coisas são tão simples, nem precisam de esclarecimento algum, mas ousamos insistir, à toa. Isso faz a gente perder um tempo precioso. Só que errar e perder tempo, querendo ou não, também é uma escolha.

Lembrou de alguma dificuldade que passou nos últimos 12 meses? Tenho o hábito de diante das fases difíceis e dos problemas perguntar a Deus: "mas afinal, qual é o propósito disso estar acontecendo ou ter acontecido? Quero entender, me explica melhor.". A resposta dele é nada menos nada mais do que esta:  
"Viva sua vida como ela é e não como você acha que deveria ser. O tempo lhe dará as respostas que procura. Tudo acontece para que você seja fortalecida, também nos seus erros. Seja mais agradecida.".

Por isso concluo que 2016 foi difícil e fácil, depende muito do nosso ponto de vista. Difícil pois algumas coisas deixaram a gente triste, só que tudo passa e o perdão esclarece todas as mágoas. Fácil porque nos alegrou com muitas realizações e tudo acontece para nos ensinar alguma coisa, nem que seja a necessidade de combater os sentimentos ruins e aprender a enxergar o lado bom as coisas, também o que os erros nos ensinaram. Ah, cada um pode listar os seus, não cabe aqui expor nada nem ninguém.


TAREFA 2: Que atitudes você precisa mudar em sua vida em 2017?


O que você quer fazer diferente em 2017?! Não me refiro somente a projetos de trabalho, mas no seu jeito, nas suas manias, nas reações que teve diante dos seus insucessos no ano que passou. Tem coisa pra melhorar, não tem? Liste as atitudes que você precisa radicalmente colocar em ação, que mostram que você aprendeu com os erros que cometeu. Transforme seus erros em acertos, torne fácil o difícil que você está complicando.

Se tiver dificuldades para escrever o que precisa mudar, olhe para a pizza da vida, e pense como está cada uma das 8 áreas. Reflita e descubra qual está mais problemática e precisa de mais atenção. Mantenha o foco nela. Ou ainda, leia os posts das 52 atitudes, que promovem interessantes reflexões e também sugerem ações práticas. Revise essa sua lista constantemente!


TAREFA 3: Que conquistas e realizações você teve no ano que passou?


Que lembrança você quer ter de 2016?! Lá por meados de outubro senti um clima no ar do tipo: 2016 já deu o que tinha de dar. Só que para mim, muitas coisas começaram a dar certo e se resolver depois disso. Então... bora listar o que deu certo. Farei uma lista de coisas que mais gostei em 2016, e que farão lembrar momentos maravilhosos deste ano difícil e fácil, como todos os anos que já se foram e ainda virão:

  1. Participar do Festival de Música de Cascavel, especialmente da prática de orquestra, e do concerto de encerramento!
  2. Os ensaios e apresentações da Orquestra de Câmara de Toledo/PR, foi um sonho que se tornou realidade! É muita tranquilidade e paz nas manhãs de sábado! É uma bênção participar deste grupo.
  3. Participar do primeiro ENEP - Encontro Nacional de Esposas de Pastor da IELB - em Curitiba/PR.
  4. Ter ido pela segunda vez na Conferência de Organização Personal Organizer Brasil em SP!
  5. Tantos toks de organização e decor lindos que fiz aqui em casa e ainda nem mostrei tudo pra vocês!
  6. Ter começado a gravar vídeos no Canal do YouTube Transformando Espaços, e estar adorando muito preparar todo esse conteúdo pra vocês!
  7. O projeto de organização de arquivos na Paróquia Evangélica Luterana Emanuel de Porto Mendes, que também foi um desafio do tipo que sempre desejei abraçar.
  8. Realizar o 1º Workshop de Organização do blog Transformando Espaços em Toledo/PR.
  9. As palestras que andei fazendo por aí, no SESC, na ACIMACAR, no Congresso de Servas, no Organiza Brasil Digital, no Café Organizado, amei demais!
  10. Nossa viagem de férias em família em julho/2016.
  11. Nossas comemorações de 15 anos de casados, 15 vezes melhores, criativas e bem-humoradas do que na lua de mel! (dia 30.12 já serão 16!)
  12. O níver de 2 anos do nosso pequeno tagarela Miguel, tal como o pai!
  13. O níver de 5 anos do nosso criativo Guilherme, tal como a mãe!
  14. A reforma que rolou aqui em casa, e também nem mostrei pra vocês, mas ficou muito show!
  15. Ter conhecido a Loja de Instrumentos Musicais Plander em Curitiba!
  16. A ideia inédita da blogagem coletiva com POs, que elas adoraram, e fiquei super feliz com a parceria! 
  17. A formatura do Guilherme na Educação Infantil, ele já está na escola há 2 anos! O tempo é muito louco...  o Miguel também começou esse ano, mas ainda tem um longo caminho!
  18. Eu tenho há alguns dias uma penteadeira no meu quarto. Eu nunca tive uma penteadeira, então considero uma conquista legal!

Comece a listar as coisas legais, e você provavelmente perceberá que passarão de 10, como eu! Na certa existem mais, mas é só um exercício de reflexão. Anote aí, e agradeça! Então, bora parar de reclamar de 2016, corrigir o que não deu muito certo a partir de agora, e construir um 2017 maravilhoso! Porque felizmente tudo depende das nossas escolhas, prioridades e atitudes!

Neste post não vou listar os 10 posts mais populares, nem 10 que mais amei escrever, como fiz na Retrospectiva 2015 pois muitos deles já estão nos links acima! Só quero deixar registrado que o post mais especial para mim foi o Porque organizar é essencial e o vídeo que mais amei fazer foi do Como organizei meu Arquivo Permanente. Que venha 2017, com muitos posts e vídeos com toks de coisa legal!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!