5 de dezembro de 2016

Bate Papo com a Personal Organizer Carolina Lopes

Para finalizar os bate-papos do ano recebemos uma personal organizer nordestina, ó gente, sentiu o sotaque?! Brincadeiras à parte, a Carolina tem uma história de mudanças pra lá e pra cá, mas é nordestina de coração. Incrível como a organização está espalhada por esse Brasil afora, não é mesmo? Isto prova mais do que tudo, que as pessoas estão buscando mais organização, para viverem melhor, com mais qualidade de vida e que a organização é essencial! E que não interessa o seu nível de stress com relação a sua bagunça, todos precisam de organização! Vamos conhecer mais detalhes que Carol conta pra gente, prestem atenção, que ela dá uma verdadeira aula nesta entrevista, repleta de dicas!


Nome: Carolina Lopes 

Site: meu site está em construção, por isso tenho indicado no momento o www.facebook.com/carolorganizer. Mas o link direto para o site será www.carolinaorganizer.com.br

Formação Acadêmica: graduada em jornalismo

Especialização: pós-graduada em gestão de projetos

Onde reside: Natal/RN

Breve Currículo: Sou a Carol de Natal. Mesmo sendo carioca de nascimento e tendo morado em várias cidades e países diferentes me sinto nordestina e potiguar de coração. Meus amigos, minha história, minha formação, minha base está aqui e é onde atuo como profissional de organização. Sou graduada em jornalismo e pós-graduada em gerenciamento de projetos e eventos, área em que atuei por oito anos antes de ingressar no universo da organização. Em 2012 fiz vários cursos enquanto morava em Santos/SP e mais uma mudança de volta para cá quando fiz muitos testes em casas de amigos, pesquisei a procura de parceiros, possíveis fornecedores e mais cursos. De lá para cá são 3 anos de muito trabalho. Sou consultora especialista em organização desde 2013, atuando em Natal e em várias cidades do Nordeste. Pós-graduada em Administração com foco em gestão de projetos, ampliei meus conhecimentos e técnicas com cursos de comunicação, decoração, teoria e metodologia organizacional.

1.Como você descreve os benefícios da organização na sua vida?


Para mim a organização ajuda no controle do tempo que temos, a focar naquilo que nos é mais importante, na coordenação dos processos, tarefas e também na rotina para no fim ter uma vida melhor.

2.Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer? 


Para mim a organização foi algo natural, esse universo ronda a minha vida desde pequena, com várias mudanças de cidade que já fiz na vida - acompanhando meus pais e depois sozinha ou com meu marido por causa de trabalhos. E também posso dizer que sempre fui uma pessoa extremamente organizada, o que se refletia nos eventos que ajudava a coordenar e na condução do planejamento, execução e controle das equipes nos projetos em que trabalhei. 

Iniciei meu trabalho oficialmente em Outubro de 2013 e sou formada e certificada pela “AF Duo - Capacitação em Organização”, empresa que busca excelência na prática da organização e também pela "Oz! Organize a sua Vida", referencial nacional neste ramo. Também sou membro da ANPOP - Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade.

3.Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra? 


Atuo oferecendo serviços com foco na organização residencial. Mas também faço consultorias pontuais para empresas e profissionais autônomos e também sou sócia da Top3 Organização, que está levando formação e informação em organização através das palestras, workshops e cursos que estamos oferecendo.

4.Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada? 


Não possui muito espaço na minha casa e nem um móvel específico para organizar a minha papelada, por isso optei por caixas e revisteiros que foram acondicionados em duas prateleiras que tenho logo acima da minha mesa de trabalho (home office). Nas caixas arquivo ficam arquivados documentos de pouco uso e nos revisteiros ficam as pastas ou fichários com os materiais de referência ou que uso com mais frequência. É um arquivo simples pois também tenho muita coisa digitalizada e arquivada na memória do computador.

5.Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?


Esse cantinho também é reduzido, mas uso bastante. Como vocês podem ver na foto minha cadeira é aquelas tradicionais de escritório acolchoada e com rodinhas. Na minha mesa só está faltando o notebook que guardo na gaveta que antigamente usávamos para colocar o teclado.

Tento deixar na mesa somente o que uso mais: papel de anotação, canetas e marcadores, calendário e meu revisteiro de entrada – isso é ele que uso para incluir anotações ou próximas demandas físicas, contas a pagar, etc. Como as paredes são de tijolinho na minha casa fica muito mais escuro do que com as paredes normais, então iluminação extra não pode faltar.


6.Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?


Não posso dizer que já esteja usando o GTD completamente na minha rotina e gerenciamento, mas faz quatro meses que estou seguindo as orientações e incluindo várias das mudanças e ações propostas pelo método. Acho muito bom para poder ter controle total da sua vida presente e futura, poder controlar e ter a certeza de que seus projetos e sonhos estão sendo trabalhados pouco a pouco na direção certa.

7.Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?


Meu sistema está em transição. Ainda não consegui ser totalmente digital por isso, uso dois sistema integrados: agenda do google (celular e PC) como centro de operações dos compromissos, lembretes e blocos de tempo aliado a um planner físico que uso para controlar as ações, listas e todo tipo de anotações. Pretendo me dedicar a conhecer e passar a usar o Evernote como meu planner sincronizando-o ao meu calendário. Mas, vamos com calma, um passo de cada vez.

8.Qual seu livro de organização preferido?


O livro que tem mudado a minha vida foi o “Arte de fazer acontecer” do David Allen me referindo aos processos e ao ganho de compreensão da minha própria vida e cujas repercussões tenho notado nos últimos meses. Mas o meu preferido é o “Organize e simplifique a sua vida” da Kathi Lipp. Esse foi o primeiro livro que ganhei depois de ter começo a atuar oficialmente e me marcou muito além claro de usar sempre as dicas dela com meus clientes. Adoro os passo a passo e exemplos que ela informa no livro. Cito uma passagem muito boa referente às crianças “a meta ao organizar um quarto infantil não é ter um quarto organizado...” E completo: e isso vale para todo o resto.

9.Qual produto organizador você não saberia viver sem? 


Gosto muito de caixas: pequenas para colocar em gavetas ou grandes para acomodar peças ou objetos e poder mantê-los mais limpos, ordenados e setorizados em prateleiras ou nichos. Quando era pequena costumava reciclar as caixas de sapato usando-as para separar os itens da casa da Barbie. Simples assim!

10.Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida? 


A dica que sempre dou é baseada no tripé: desapego – classificação – prioridade. Temos que simplificar a vida e ter conosco somente aquilo que nos é útil, querido ou necessário. Neste caso, o menos é sempre mais: menos coisas, significa gastar menos tempo para limpar ou lavar, por exemplo. A classificação ajuda a setorizar as coisas, definindo um lugar para cada coisa, o que nos ajuda na praticidade de saber onde cada coisa está e no controle destes itens. A prioridade é importante para mantermos o foco no que é importante, principalmente quando nos referimos aos compromissos e ao uso que fazemos do nosso tempo. Vamos desapegar, classificar e priorizar?

Outros Contatos:
Email: carolorganizer@gmail.com | 84 99682.8710
http://www.instagram.com/carolorganizer

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!