7 de novembro de 2016

Bate Papo com a Personal Organizer Alice Santos

Super admiro o trabalho da Alice Santos, da Avesso do Caos, e é uma alegria tremenda ter ela aqui, no Bate Papo deste mês! Mais uma colega PO blogueira de peso (uau, não me sinto mais tão sozinha neste mundo da blogosfera!), ela também participou da Blogagem Coletiva no mês de julho, então, já não deve ser tão desconhecida para os leitores! Se pudesse descrever a Alice com quatro palavras  elas seriam TOTALMENTE FORA DA CAIXA! Gosto tanto de acompanhar o trabalho dela, porque a gente precisa fazer isso pra empreender com criatividade: fazer diferente, pensar fora da caixa! Então, com vocês, um pouco de quem está por trás da Avesso do Caos! Blog recomendadíssimo, curtam e acompanhem! Não dá pra esconder quando a gente se apaixona por um blog, e enfim, aconteceu!




Nome: Alice Santos

Site ou Blog: www.avessodocaos.com.br

Formação acadêmica: Bacharelado em Ciência da Computação.

Especialização:
Qualidade e Governança em Tecnologia da Informação.

Onde reside
: Rio de Janeiro

Breve Currículo

Escolhi a ciência da computação como profissão (Sou formada pela Universidade Federal da Bahia) e trabalho com gestão de projetos de tecnologia da informação (TI). Eu particularmente agradeço muito do meu raciocínio lógico, habilidades de planejamento e gestão a minha profissão, mas faltava algo mais e foi aí que entrou a Organização na minha vida. Tenho formação em Organização Residencial pelo Senac-RJ e fiz o curso de especialização de Baby Organizer pela OZ! Além disso, sou coach certificada pelo Instituto Holos e membro da ANPOP. Criei a Avesso do Caos com o propósito de espalhar a organização pelo mundo.

1.Como você descreve os benefícios da organização na sua vida?


Mais beleza, mais praticidade e tranquilidade no dia a dia. A organização me dá mais controle sobre as minhas atividades e sobre a minha vida. Acredito que o mundo e as pessoas podem ser melhores através da organização. E eu quero muito poder ajudar nisso por isso criei a Avesso do Caos.

2.Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer?


Acho que desde sempre. Eu só não chamava assim. Mapeamento de processos, gestão de projetos, arrumar a casa de um jeito prático. Organização é um traço da minha personalidade. Me profissionalizei como PO no SenacRJ no início de 2015 e logo depois fiz a especialização em Baby da OZ!

3.Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra?


Produção de conteúdo, livros, e-books, cursos e workshops além de consultoria online em organização pessoal.

4.Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada?


Uso pastas com plástico etiquetadas para documentos e classificadores etiquetados para manuais, garantias, contas e outros papeis que precisam ser armazenados. Tudo isso fica em um armário.

5.Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?


Tenho um cantinho tranquilo em casa que uso para trabalhar mas por não trabalhar apenas como PO, boa parte do tempo estou fora de casa na empresa em que trabalho e os posts e materiais acabam sendo feitos um pouquinho em cada lugar para aproveitar melhor o tempo. Acabo utilizando o Home office apenas para o final de semana e os horários de consultoria online.



6.Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?


Eu não conheço profundamente o GTD (estou lendo o livro ainda). Conheço o Pomodoro mas não sou muito fã. Acredito que o que eu aplico tem relação com todos eles mesmo sem ter conhecimento aprofundado sobre os métodos. Acredito em listas de tarefas para liberar a mente, caixas de entrada para processamento de informação, planejamento de ações com definição de prazos claros. Não vivo sem um bloco de notas por perto (na bolsa, ou no celular) para anotar as ideias e pendências, crio alarmes, uso calendário e agenda.

7.Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?


Sou fã do papel. Acho que a tecnologia ajuda muito com lembretes ativos, mas para planejamento não abro mão do papel, ele me ajuda a organizar as ideias. Criei um calendário da Avesso do Caos em parceria com uma designer e ilustradora a Alice Tischer e é ele que eu utilizo para organizar minhas atividades da semana e do mês. Além dos blocos de notas, caderninhos, canetinhas coloridas e post-its.

8.Qual seu livro de organização preferido?


Organize-se - Soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça - Donna Smallin.

Quando comecei a ler sobre organização esse foi um dos primeiros livros que eu li e adorei. Continuo usando até hoje como referência pois ele mostra com uma linguagem acessível dicas de organização em todas as áreas da casa e da vida. Bem completo e prático. Recomendo bastante para quem quer começar um projeto de organização pessoal e não sabe muito bem como. A única coisa que poderia ser um pouquinho melhor é a parte das ilustrações, enriqueceria ter fotos reais como exemplos para fazer você se relacionar melhor com a informação. Mas nada que impeça o entendimento e desestimule a leitura. Vale muito a leitura!

9.Qual produto organizador você não saberia viver sem?


Fico entre caixas organizadoras e ganchos para parede. As caixas eu uso muito para consolidar objetos de uso semelhante para que não fiquem espalhados nas superfícies livre. E os ganchos eu uso pois moro em apartamento alugado com pouco espaço, então a parede acaba sendo a melhor solução de otimização de espaço. Uso os ganchos com adesivo para não furar a parede. Penduro tudo o que posso, de xícaras a chapéus.

10.Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida?


Pergunta difícil. Acho que o mais importante é a motivação para organizar, isso precisa vir de dentro. O autoconhecimento, sabe? Se conhecer, sua rotina, seu horário mais produtivo, suas manias, seu espaço. No mais, respeitando isso, não existem regras fixas. É usar a criatividade e deixar o perfeccionismo de lado. Tem que funcionar para você, afinal é sua vida, sua rotina, sua casa.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!