5 de setembro de 2016

O que o SENAI significou na minha vida


Há quase seis (6) anos que saí do SENAI/SC Jaraguá do Sul, mas vou lembrar sempre do tempo que trabalhei lá, das pessoas incríveis que conheci e tive a oportunidade de conviver por 5 anos. Descrever numa simples crônica o que o SENAI significou na minha vida é um desafio um tanto ousado, mas muito do que sou hoje, devo ao tempo que passei por lá.

Jamais pensei que um dia trabalharia numa área tão chata e burocrática como é a área da Gestão da Qualidade. Como dizia uma ex-colega de lá, “é tudo muito no preto e no branco, sem nada de cor.”, bem na época estava saindo, e estudando Design de Interiores. Como se quisesse dizer assim “Agora será mais feliz, seu trabalho aqui deve ser muito estressante mesmo”.

Na verdade a gente sempre acha que as pessoas pensam coisas, colocamos preconceitos no próprio trabalho. Não nos esforçamos nem um pouco para mostrar que tem o lado legal, ou para defender o que é o certo. A gente abraça os devaneios da maioria, e não traz os conceitos verdadeiros à tona, continuando desta forma a fazer com que todos permaneçam na ignorância, inclusive nós mesmos.

Chata e burocrática? O que foi que escrevi lá em cima? Que nada. A área da qualidade era organizada pra caramba, se não fosse, como se daria conta de garantir que tudo andasse conforme as normas e padrões de trabalhos, em busca da melhoria contínua? Eu amei a experiência, não poderia ter acontecido uma acaso (que prefiro chamar de providência divina) melhor na minha vida. Ainda por cima numa instituição de ensino, já que tenho uma queda toda especial por essa área de educação, ensino, estudo. Trabalhava na área administrativa, mas o negócio da empresa tinha a ver com isso, então, tudo a ver.

Talvez quando entrei lá de estagiária em novembro de 2005, alguém deve ter pensado “Vamos ver quanto tempo você aguenta aí.”. Se pensou, não poderia imaginar que era uma chata caindo num lugar chato, sintonia total (que isso fique nas entrelinhas). Só mesmo uma louca para gostar de lidar com papelada, controle de documentos, gestão de processos, e tudo muito, muito mesmo a ver com organização.

E arquivos: tudo precisava estar impecável! Auditorias, evidências, tudo certo e quase perfeito, pra nota ser 10, só se pudesse depender somente de um setor... mas o trabalho é em equipe, e a busca pela excelência é como a organização: uma busca constante.

Ali eu vi o quanto um arquivo não é nada estático, mas realmente tem vida. Se naquela época a redução de papel já era drástica e sua impressão controlada, com quase tudo em meio digital, imagine hoje. Isso era bom, evitava muito a consulta em documentos e registros obsoletos, além de contribuir com o meio ambiente e com a organização do espaço de trabalho, mais clean, e livre de tanto papel.

Andei pensando, deve ter sido por causa do trabalho no SENAI que também fiquei tão fanática por me organizar, me interessando tanto pelo assunto, pois sabia que lá só sobreviveria com organização. Afinal, como daria certo de outra forma?! A frase de Pitágoras era meu mantra "Com organização e tempo acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito."

Dizem que a vida é como um quebra-cabeça, e se não queremos encaixar alguma peça por isso ou aquilo, não tem jeito, só existe a peça certa para formar o desenho certo. Gostemos ou não, não tem outra para colocar no lugar.

Às vezes poderia me perguntar pra que fui estudar Secretariado Executivo e nunca ter exercido a profissão? Pra que não ter continuado lá no SENAI, se era uma área tão dinâmica e sempre mutante, tudo a ver comigo. Acho que tem muito a ver com essa história do quebra-cabeça. Eram peças que precisavam existir na minha vida, para eu ser que sou hoje.

Sou totalmente contra aquela frase do poeta falando de amor “Que seja infinito enquanto dure”, mas com relação aos trabalhos, porque não? Ele foi bom enquanto durou, teve seu tempo, deixou seu aprendizado. Foi angustiante, estressante algumas vezes, foi. Especialmente quando eu vislumbrei que tinha um mundo lá fora para organizar, e que lá dentro já estava tudo muito ok, não tinha mais o que fazer senão manter tudo ok! Eu preciso de bagunça, para transformar e colocar em ordem! Como Deus é sábio, quando coloca a pessoa certa, no lugar certo, para fazer aquilo que ela melhor sabe fazer, direcionando suas vocações... façamos o nosso melhor, sempre!

Essas crônicas da vida estão mais para confissões da vida... mas estou feliz com elas. Fazem-me ver para experiências passadas e compartilhar como lições aprendidas. Que possa fazer você pensar nas suas também desta forma.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!