12 de agosto de 2016

Bate-papo com a Personal Organizer Verônica Cavalvanti


Bate-papo com a Personal Organizer Verônica Cavalcanti

A Personal Organizer convidada de hoje é autenticidade pura. Verônica Cavalcanti, como a gente brinca, é a PO do Ateliê Ordenar. Algumas POs se conhecem pelo nome da marca, e não pelo próprio nome, kkkk!!! É que são muitos nomes para guardar, ainda mais agora, que não sabemos se conhecemos a pessoa pessoalmente ou só pelo facebook. O virtual é cada vez mais real, e mesmo que separe alguns, integra tantos outros.  Fiquei com a "boca nas orelhas" como dizem por aí, quando recebi as respostas dela, de tão feliz e motivada. Gratidão por contribuir com sua experiência Verônica! Acompanhe esta entrevista e confira você mesmo, caro leitor!

Bate-papo com a Personal Organizer Verônica Cavalcanti 


Verônica Cavalcanti


DADOS  PESSOAIS


Nome: Verônica Cavalcanti

Formação acadêmica:
Comunicação Social

Especialização: Publicidade

Onde reside: Rio de Janeiro

Breve Currículo

Especialista em Organização e Padronização, publicitária formada em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Hélio Alonso. Dotada de grande senso crítico e organizada nata, fez do seu dom maior uma profissão. Possui experiência internacional, vivida nos EUA, onde organização faz parte do cotidiano das grandes empresas e a profissão de Personal Organizer já bastante conhecida. Capacitada pela própria vivência, apresenta ao longo desses 20 anos de experiência profissional, uma imensa capacidade de oferecer um serviço personalizado e adequado às necessidades do cliente, virtude oferecida pela própria prática. Desenvolve projetos e consultorias para novos profissionais que pretendem entrar nesse mercado, tornando-se uma multiplicadora potencial.

 

1.Como você descreve os benefícios da organização na sua vida?


Não sei como seria sem ela. Nasci assim. Só sei viver assim. Tudo funciona. Tudo tem seu exato lugar. É muito fácil e prático. Nasci numa casa assim, foi só dar continuidade ao legado.

 

2.Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer?


Bem, como eu disse, nasci com o dom. Ainda na tenra idade já era muito organizada e apaixonada por caixinhas e tudo o que fizesse parte desse universo da organização. Sou totalmente autodidata. Nunca fiz curso de organização, mas implantei o primeiro curso de organização no RJ em 2004 e um dos primeiros no Brasil. Curso ministrado no Senac. Material escrito por mim e toda programação didática também, incluindo aulas práticas com dobras e visitas aos lugares que vendem materiais com boas referências para melhorar a qualidade do nosso serviço, e consequentemente o mercado.

Portanto, nada me impede de participar atualmente dos cursos de organização existentes, ainda que procure algo que realmente me atraia pelo conteúdo diferenciado, acreditando sempre que possa aprender mais. Mas, com 20 anos de experiência tenho absoluta certeza que a prática é a melhor forma de aprender.

Sonho mesmo eu tenho em fazer uma super pós numa área totalmente inusitada. Espero pra esse ano ainda.

 

3.Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra?


Bem, depois de 08 anos de aulas ininterruptas dentro e fora do Senac, conciliando de forma corrida com o atendimento aos clientes, chegou uma hora que tive que fazer uma escolha. Hoje, minha área de atuação é de fato organização presencial, dentro de empresas e residências, e mais, organização digital e consultorias para quem pretende entrar no mercado. Ainda sou atuante nas minhas mídias sociais, principalmente o blog, sendo consultora também em um blog de grande visibilidade. Sobra trabalho. Falta tempo. O que não me impede de pensar em voltar em algum período, ainda não previsto, a dar cursos. Questão de tempo e hora certa para que isso aconteça.

 

4.Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada?


Sou minimalista ao máximo nesse aspecto. Guardo somente o essencial. No meu espaço de trabalho que se resume a um cantinho dentro do meu quarto, eu tenho um pequeno gaveteiro, e uma estante para guardar os materiais de trabalho, as pastas do AO e as pessoais. Nada além disso!

 

5.Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?


A mesa foi um improviso. Eu tinha uma antiga de 1m x 1m mas ficou muito pequena. Então, meu pai “catou” uma porta, porta mesmo, na rua de 2,12m x 0,60cm. Perfeito. Então tenho uma mesa/ porta de trabalho grande, embora já esteja ficando pequena e uma cadeira antiga do Tok Stok herdada de uma empresa cujo arquivo organizei em 1998. Até hj ela está comigo. Como está gasta pelo tempo, joguei um lenço em cima pra dar charme. Pranchetas na parede me ajudam a lembrar das pendências. Cada uma tem um tema, saúde, escola, AO e aniversariantes clientes AO. Em cima da mesa tenho um organizador plástico grande que me ajuda com os acessórios de papelaria para trabalhos específicos e que não cabem na gaveta e são consideradas minhas preciosidades. 




 

6.Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?


Não, não sou adepta desses recursos. Confio mesmo é na minha boa memória e mais ainda no velho e bom papel. Ainda sou apegadíssima à agenda de papel, que funciona muito bem pra mim. A rotina, vai no automático da memória.

 

7.Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?


Sempre agenda física. Algumas que criei exclusivamente para minhas necessidades. Sigo à risca, das avaliações nos clientes, trabalhos, aos médicos das crianças e da minha mãe. Tudo lá!

 

8.Qual seu livro de organização preferido?


Gosto mesmo é ler sobre empreendedores. Então, fico mesmo com as revistas encadernadas da Martha Stewart e um livro que é meu de cabeceira, é o “Sem Segredo – Estratégia, Inovação e Criatividade” de Paulo Barros, pra mim, o maior carnavalesco de todos os tempos. Também gosto de ler os livros da Ana Beatriz Barbosa Silva que escreveu “Mentes e Manias” e “Mentes Ansiosas”. Ambos me ajudaram muito em alguns projeto.

 

9.Qual produto organizador você não saberia viver sem?


Rotuladora eletrônica. JAMAIS!

 

10.Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida?


Tirou duas peças para doação? Tem direito a comprar somente UMA. Menos é sempre mais!

Conheçam mais sobre o seu trabalho de organização profissional neste link:









Muito obrigada por sua participação, seja sempre bem vinda!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!