8 de julho de 2016

Bate-papo com a Personal Organizer Sonia Hecher

Bate-papo com a Personal Organizer Sonia Hecher


Veja só como a gente se encontra: a Sonia Hecher é minha conterrânea, lá de Flores da Cunha, Serra Gaúcha! Bem, um pouco distante de Cerro Branco, mas enfim, tudo no RS! Acho que foi ela quem chegou até o meu blog primeiro, começou a me seguir na fanpage, depois passei a seguir ela também, e no Curso de Organização de Arquivos com Tadeu Motta nos conhecemos pessoalmente. Ela é Secretária Executiva e Personal Organizer, me identifiquei muito com ela. Muito estiloso seu espaço amiga, amei! Como é bom encontrarmos tantas pessoas legais, de tantos lugares diferentes, distantes, perto de onde já moramos um dia, e que tem tanto em comum conosco. Como sempre, começo falando demais, vamos lá, porque quem responde a entrevista de hoje é ela!

 

Bate Papo com a Personal Organizer Sonia Hecher



Sonia Hecher


DADOS PESSOAIS


Nome: Sonia Hecher

Formação acadêmica: Graduação em Bacharel em Letras – Secretário Executivo

Especialização: Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Especializações em Personal Organizer, Formação Técnica em Decoração e Desenho de Interiores e vários cursos de aperfeiçoamento profissional. Cursando MBA em Gestão de Projetos.

Onde reside: Flores da Cunha – RS (na Serra Gaúcha).

Breve Currículo: Secretária Executiva em empresas de grande porte e em holdings familiares durante muitos anos. Assessorei Diretores Corporativos, Presidentes, Conselheiros Consultivos e de Administração. Personal Organizer com atuação em ambientes residenciais e profissionais. Dedico-me ao estudo e pesquisa de vários temas que envolvem a “organização” há alguns anos. Acredito no poder transformador de uma vida mais organizada e nos benefícios tangíveis e intangíveis que ela pode proporcionar às pessoas. Também sou autora do Blog Ambiente Organizado, onde apresento soluções para a organização de ambientes residenciais e profissionais e para a organização pessoal, além de compartilhar dicas de decoração e limpeza.

1.Como você descreve os benefícios da organização na sua vida?


A organização me possibilita gerenciar e otimizar meu tempo e aumenta a minha produtividade. Também elimina a confusão visual e mental, traz leveza, praticidade e funcionalidade aos ambientes, gera economia financeira e me proporciona uma sensação de bem-estar.


2.Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer?


Meu interesse pela organização vem desde a infância e certamente foi determinante na escolha do curso universitário e no exercício da profissão como Secretária Executiva. Exerci esta atividade por muitos anos no mundo corporativo, onde tudo tem de funcionar perfeitamente.

Manter um alto grau de profissionalismo, determinação, comprometimento e foco nos resultados contribuiu para aprimorar minhas habilidades de organização. Isto fez com que eu passasse a me interessar e pesquisar continuamente o assunto.

Fiz o primeiro curso de organização em 2009. Minha certificação como Personal Organizer ocorreu em 2013, pela OZ. Mas, estou constantemente participando de cursos na área, lendo, estudando e me atualizando sobre o tema organização. Também sou integrante de alguns grupos fechados que trocam informações e estudam o assunto. Digo que hoje “respiro” organização.


3.Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra?


Trabalho durante parte do meu tempo como Personal Organizer, com serviços de organização presencial. Recentemente, iniciei um novo projeto, como instrutora de cursos e workshops de organização, em parceria com uma franquia nacional de serviços de limpeza, organização e treinamento. Também escrevo no meu Blog - Ambiente Organizado. E ainda administro um family office, durante a outra parte do meu tempo.

 

4.Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada?


Tenho um móvel sob medida, projetado para acomodar livros e outros objetos, no qual solicitei a inclusão de gavetas específicas para acomodar pastas suspensas. É nelas que guardo a papelada. Este é um modo bem prático para organizar o acervo de documentos físicos e ágil para localizar qualquer informação relacionada aos moradores e à residência. Também uso pastas sanfonadas para acomodar as contas de consumo e os boletos, em suas respectivas datas de vencimento.

5.Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?


Meu escritório pessoal está localizado nas proximidades de minha residência, num imóvel comercial. Ele é minha “base de trabalho”, quando não estou exercendo minhas atividades junto a clientes. Nele também guardo um estoque razoável de produtos organizadores.

Claro, mostro com prazer. Parte do mobiliário e da decoração utilizados no meu escritório resultou de reformas e reaproveitamento de móveis e objetos que eu já possuía em casa.


Home Office Sonia Hecher 1

Home Office Sonia Hecher 2

O armário claro estava num quarto, foi reformado, customizado e repintado. A poltrona azul, muito antiga, recebeu novo tecido. O balcão azul era marrom, estava todo riscado, foi repintado. Quadros e objetos de decoração, em sua maioria, também foram customizados e reaproveitados.

6.Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?


Na prática, aplico alguns princípios de vários métodos, mas não sigo uma linha pura. E sempre adapto às minhas necessidades.

7.Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?


Os dois. Uma agenda física para listar tarefas e anotações rápidas é simples e prática. Ela nunca fica sem bateria, sem antena, sem wi-fi ou sem 3/4G. E uso meios eletrônicos, como o Outlook, por exemplo, para agendar compromissos e armazenar contatos profissionais, dentre outras coisas. Mas minha memória também faz um belo papel como agenda e gerenciador de tarefas!

8.Qual seu livro de organização preferido?


Dentre os livros que já li, gostei bastante de “Organize-se”, de Donna Smallin. Bastante prático e objetivo.

9.Qual produto organizador você não saberia viver sem?


O mercado oferece uma infinidade produtos organizadores. Em sua maioria, eles cumprem a função a que se propõem, que é facilitar a organização. Sendo bem específica, considero as divisórias e os organizadores de gavetas essenciais na organização física, pois não gosto de itens diversos misturados.

10.Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida?


Gerenciar o meu tempo de modo bastante organizado e nunca deixar para amanhã o que deve ou pode ser feito hoje. “Não procrastinar” é a expressão. Como exerço múltiplas atividades, preciso vivenciar essa prática com determinação para que minha rotina funcione e para que eu me sinta mais leve.

Por fim, desapegar e descartar são verbos que deveriam ser conjugados na primeira pessoa do singular por todos aqueles que desejam viver o processo da organização em sua plenitude. Eliminar os excessos facilita a vida, traz leveza à alma e felicidade. “Menos é mais”.

Conheçam mais sobre o seu trabalho de organização profissional neste link:



Logo Ambiente Organizado


Muito obrigada por sua participação, seja sempre bem vinda!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Edel, minha querida, quanta honra! Agradeço seu convite e sua gentileza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por embelezar meu espaço com suas dicas! Conte comigo sempre que precisar, e vamos levar a organização, para todos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!