17 de junho de 2016

Meu quadro para gerenciar as tarefas com contact e post-its



Repaginei meu antigo quadro de recados do Garfield (que decorava o quarto do Guilherme por um tempo e depois o meu home office) num Mural de Contact e Post-it, para gerenciar as tarefas. Basicamente é uma espécie de "material de suporte a ações e projetos", para que o foco da semana, do mês e do que for adiado, fique mais visível, e não escondido dentro de pastas e tags do Evernote. Tipo, o que está ali, são projetos que preciso começar/desenvolver e/ou finalizar prioritariamente:
  1. ESTE MÊS
  2. ESTA SEMANA
  3. PRÓXIMA SEMANA
  4. PRÓXIMO MÊS
  5. PRÓXIMO SEMESTRE
  6. PRÓXIMO ANO
Este quadro nada mais é do que as tarefas prioritárias, que preciso finalizar em determinados prazos e que precisa ser atualizado toda semana. Poderia utilizar ele no Evernote? Sim, até pensei em fazer o teste, mas aí duplicaria a informação desnecessariamente. Lá já tenho outro tipo de informação complementar as ações e projetos, e está funcionando bem assim. Gosto da tecnologia, mas também gosto de ter lembretes visuais que me chamem atenção, e especialmente organizem o que preciso fazer em primeiro lugar. Nada melhor do que pegar um pedacinho de papel, amassar e jogar no lixo, respirando aliviada "Ok, Concluído!", e substituir o espaço por outro papelzinho novo!

Não consigo marcar certas ações no calendário, não funciona pra mim. Quando marco no google agenda, me sinto pressionada e tenho a tendência de não fazer, exatamente por me sentir pressionada por mim mesma, coisa louca, não? Não gosto de ficar conferindo o calendário pra esse tipo de coisa a todo momento, para escolher o que fazer já bastam minhas listas. Não gosto de viver sob pressão, mas de me sentir livre para fazer o que acho mais importante em determinado momento. Aí tudo corre bem. Tem tarefas prioritárias que fazemos quem nem para as listas vão, então, não gosto de exagerar e considerar que tudo tem de estar escrito em algum lugar.

Por exemplo "Finalizar palestra até dia 15.07.16, sei que preciso finalizar até tal data, e é importante que ela esteja como lembrete na agenda/calendário, porém preciso de algo visível que me adiante aos fatos. Se preciso finalizar a palestra até 15 de junho, até final de maio preciso que tudo esteja mais do que encaminhado pra finalizar ela antes do prazo. Alguns imprevistos são traiçoeiros, então é melhor prevenir do que remediar. Antes antecipar do que deixar o prazo extrapolar, me sinto muito mal só de pensar em não conseguir finalizar uma tarefa no prazo. Isso raramente acontece (acontece? rs...), mas acho que me sentiria muito mal se fosse algo corriqueiro. Por isso me organizo para que não ocorra, e possa ficar bem.

O meu quadro para gerenciar as Tarefas com contact e post-its está sendo super útil para a finalidade, de organizar minhas prioridades e lembretes. Como você mantém as suas ao alcance dos seus olhos, para que não perca o foco delas?!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!