25 de abril de 2016

O trabalho para mim é... com Erika Karpuk



Depois de tanto vídeo inspirador, com design acessível e sustentável, hoje é dia do quadro "O trabalho para mim é # Diferentes Profissionais e Conceitos". Confiram a entrevista, e depois me digam se não acertei em cheio com o calendário deste mês!

O motivo...

Acho maravilhoso o trabalho que a Erika Karpuk desenvolve com o Design de Interiores, se tivesse escolhido ele à Organização, sinceramente, queria ser como ela, ao menos fazer parecido, rs... Falando sério, popularizar algo tão elitizado, que muitos preferem usar o termo "decoração" para parecer mais acessível... ela veste a camisa do design acessível e sustentável, ou seja, de fazer design de forma simples, criativa, realmente barata, e não manda fazer não, põe a mão na massa em primeiro lugar! Amo o canal EkTube, é minha maior fonte de inspiração pra fazer qualquer coisa aqui em casa, e nessa onda de toks de coisa legal, que misturam oganização e decor, não poderia receber ela aqui para esta entrevista em tempo mais apropriado. Depois que tinha escolhido o trio marrom, laranja e amarelo (mas a mesa acabou virando preta) para minha cozinha fui me atualizar no canal. Foi coincidência mesmo, já tinha comprado as tintas e tudo, e depois vi, que ela super indicou este trio colorido pra cozinha. Pensei em fazer o pallet com o efeito da fruteira, juro que pensei, mas... só pensei. É uma alegria imensa ter você aqui, foi uma das entrevistas que mais amei!

O trabalho para mim é... por Erika Karpuk


  
Nome: Erika Karpuk
Profissão: Designer de Interiores 
  Local onde vive: Santo André/SP


1. O que o trabalho significa para você? 

O trabalho é uma parte de mim. Minha vida, meu combustível.

2. Conte, resumidamente, quais atividades você desenvolve no seu trabalho.

Meu trabalho está sempre voltado ao design de interiores, mas nunca estacionado em um segmento apenas. Trabalho hoje com projetos voltados ao design sustentável, consciente e inteligente. Acredito no design de interiores do futuro como sendo responsável pela qualidade de vida das pessoas sem esquecer como essa busca pelo ideal reflete no meio ambiente. Meu trabalho se divide em 4 serviços:

1. PROJETO SUSTENTÁVEL DEKOR, que atende clientes de todo o país com projeto de interiores.

2. A consultoria “QUERO SENTAR NO SEU CHÃO”, onde vou até a casa ou comercio do cliente e durante algumas horas o ajudo a definir as circulações, definimos cores e acabamentos, identificamos problemas e encontramos soluções, é um serviço para quem não pode investir num projeto mas precisa de direcionamento para morar bem.

3. Ainda na área de projetos, acabo de lançar o “DEKOR EXPRESS” um projeto que estava na gaveta há anos e consegui viabilizá-lo em 2016! Esse serviço tem como objetivo a reforma rápida, sustentável e econômica. Onde meu objetivo é duplicar o valor investido pelo cliente através de escolhas certas de fornecedores e revestimentos, um planejamento de reforma perfeito, o reuso inteligente de móveis e acessórios. Todo processo feito pela equipe do Estúdio Dekor. É um gerenciamento de obras inteligente e responsável.

4. E finalmente, o EKTUBE, meu canal no Youtube, onde considero como uma prestação de serviço gratuito para a população brasileira, provando que é possível transformar com as próprias mãos os lugares onde vivemos e trabalhamos, que não é necessário muito investimento e sim muita boa vontade. Todo o conteúdo gerado por esses trabalhos alimentam minhas redes sociais e minhas palestras em universidades, então meu trabalho é intenso e em constante movimento.

3. Você sempre trabalhou nessa área? Foi algo planejado, aprendido e treinado ou seus dons/vocação o direcionaram a esta atividade?

Desde criança me imaginava arquiteta. Fiz meu primeiro curso de desenho arquitetônico com 15 anos. Então entrar na área foi natural pra mim. Mas nunca me formei em arquitetura, acabei fazendo design de interiores como uma muleta e sem pretensão nenhuma, mas acabou virando minha paixão.

4. Seu casamento com sua profissão atual sempre estiveram bem? Houve algum desejo de "chutar o balde"? Se sim, o que te motivou a continuar?

Sempre chuto o balde (risos). Não exatamente chutar a área de atuação, mas o sistema. Então comecei de um jeito quando fiz meu primeiro estágio há 20 anos atrás, e desde então chutei o balde várias vezes, até chegar no ponto onde estou hoje. Antes de ser uma profissional sou um ser humano em constante evolução, pelos menos é o que busco, então se não estou feliz vou atrás da mudança, busco as respostas e se for necessário mudo tudo.

5. Você considera a organização importante na sua vida e no seu trabalho? Porquê? 

A organização é imprescindível na minha vida. Eu era muito organizada antes dos meus filhos nascerem, hoje em dia me esforço bastante para manter um resquício da ordem que vivi um dia (risos). Hoje trabalho muito em home office, e sei que ainda tenho alguns anos para ficar ao lado deles. Então é um esforço muito grande manter a ordem familiar e profissional num mesmo local, mas extremamente necessário.

6. Como você se organiza no trabalho? Utiliza recursos físicos ou tecnologia? Especifique.

Tenho um computador, um bom celular e meu caderno. Além de muitos HDs cheios. Tento usar a tecnologia sempre a meu favor. Uso agendas online, nuvens, etc.

7. Onde podemos encontrar mais informações sobre você e seu trabalho? (rede social/contato)

Meu site é bem completo, com meu portfólio, serviços e o blog. Além do Facebook, do Instagram e do YouTube. Esses são os canais que mais gosto.

8. Tem algo a acrescentar, que não tenha sido questionado, mas que possa ter lembrado durante essa breve reflexão sobre seu trabalho e/ou alguma mensagem final?

Tenho uma frase que sempre uso no final das palestras ou quando falo sobre meu trabalho: “quando se faz com amor só pode dar certo no final”. Acredito nisso totalmente e é por esse lema que tanto busco trabalhar estando feliz. Hoje acredito no trabalho sustentável, na força do coletivo e no respeito entre os seres. Acredito num mundo melhor e trabalho por isso dentro da minha profissão.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!