7 de março de 2016

Finalização do Projeto 52 atitudes

"Quem espera que a vida seja feita de ilusão pode até ficar maluco ou morrer na solidão. É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer. É preciso saber viver. Toda pedra no caminho você pode retirar. Toda flor que tem espinhos, você pode se arranhar. Se o bem e o mal existem você pode escolher. É preciso saber viver." (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)



Atitudes são intenções que temos, que se mostram através das nossas ações e comportamentos. 52 atitudes são estratégias para melhorar a qualidade de nossa vida, porém o desafio de agir, nossa resposta em ação para que ela se concretize é escolha e decisão pessoal.

52 atitudes, gostei desse número, gostei deste projeto. Quero relembrar de cada uma delas sempre de novo, e me desafiar a agir com base nelas. Quero que seja uma espécie de ritual pessoal, porque quero mudar sempre. Atitude pra mim é saber o que deve ser feito e fazer. Ou ceder. Ou desistir. É tomar uma ação pensada ou impulsiva, que seja falar ou calar, dependendo da situação.

Fiquei muito feliz em compartilhar tudo isso com vocês, e registrar meu aprendizado sobre o livro. Na primeira vez que o li estava começando a amadurecer a ideia da maternidade. Vivenciava a realidade de trabalhar fora, estudar, cuidar da casa e passar pouco tempo com o marido, porque nossas folgas nunca batiam. Quando ele tinha folga na segunda, eu sentia aquela sensação esquisita no domingo a noite: amanhã começa tudo de novo. Vivenciava a realidade de cidade, muito foco no trabalho, barulho, movimento, agito.

Sonhava em morar numa casa no alto da montanha, havia uma paisagem assim que contemplava lá em Jaraguá do Sul/SC, e aquela era uma imagem que me trazia paz. Queria isso pois o silêncio é uma fonte de inspiração para mim, e me imaginava escrevendo no futuro. Queria ter um trabalho acima de tudo que me permitisse liberdade e flexibilidade para ter tempo de educar os filhos e me dedicar mais a família. Minhas orações e pedidos a Deus tinham este contexto principal como pano de fundo. 

Depois de 5 anos, aquele desejo interior se tornou realidade efetivamente. Ávida por mais organização na vida, fui estudar, criei o blog, engravidei do primeiro, depois do segundo, me tornei mãe, nos mudamos para o interior, voltei ao meu primeiro amor, e cá estou no alto da minha montanha, a escrever sem parar. Minha vida mudou completamente. Faço muito mais aqui do que fazia naquela época, porque eu mudei, e talvez porque tenha entendido o verdadeiro sentido do ser produtiva. Tinha receio de compartilhar, desconfiada que só de tudo e de todos, era cheia de "nove horas".

Não é um ano, com 52 semanas de 52 atitudes transformadoras que mudarão a nossa vida, pois isso não é receita milagrosa ou um programa legal de passos e dicas bacanas. Particularmente, fiz muitas coisas legais no ano que passou, fiz o que queria fazer, realizei sonhos que pareciam tão distantes, mas estavam apenas a alguns passos. Testei, esperei, desanimei, aprendi, ensinei, mergulhei em novas paixões no trabalho, e acima de tudo me encontrei.

52 atitudes é muito mais um convite a reflexão e ação. Uma coisa somada a outra, e a mais outra, que fazem a gente se transformar, desabrochar, ver a vida com outros olhos. Tudo tem o seu tempo, e chega uma hora que cansa ser espectadora. Sobressai a voz da nossa sabedoria interior que diz "Ou você muda, ou nada mudará. Faça o teste e verá.". Quero continuar fazendo o teste, e você?

Um presente pra você imprimir e relembrar sempre!

Infográfico das 52 atitudes


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!