19 de fevereiro de 2016

Como organizar uma oficina de organização beneficente?

No último dia 2 de fevereiro participei de uma Oficina de Organização Beneficente no Cais Coworking Cascavel, ministrada pelas personal organizers Francynara Franck e Sandra Zini, que teve como tema: "Aprendendo dobras diversas de roupas". É sempre bom se reciclar, e quem acha que já sabe tudo, se engana! Cada personal organizer tem seu jeitinho personalizado de fazer as coisas, e peguei dicas bem legais com elas! Não só de dobras, mas especialmente da ação maior que estava por trás de tudo isso, que desejo hoje compartilhar com vocês.

Oficina de Organização Beneficente: uma ideia super legal de evento para personal organizers realizarem em parceria com outros profissionais/empresas empreendedoras. Assim, resolvi narrar um pouco do evento em 10 tópicos, para você ter uma noção bem geral de como pode organizar uma oficina semelhante. Anota aí...



 

1 Defina um tema para a oficina, de acordo com sua especialidade, ou interesse do público

O tema que a Fran escolheu é afim com seu Curso de Organização do Lar Doce Lar (puxa, depois da oficina, e pela propaganda da Sandra, até eu tive vontade de fazer!), "Aprendendo dobras diversas de roupas". As técnicas de organização basicamente envolveram dicas de dobras, coisa que a mulherada mais adora aprender, e faz toda a diferença num guarda-roupa ou closet organizado!

 

2 Defina o local da realização da oficina

A parceria com o Cais Coworking surgiu depois de um curso que a Fran fez por lá, de Feng Shiu. Começaram a conversar sobre o trabalho de Personal Organizer, e surgiu a ideia de realizar a primeira oficina beneficente. A primeira vez que falei com a Fran, pelo facebook (ainda não nos conhecíamos pessoalmente), a elogiei pela estratégia de marketing de atrair interessadas para o tema "organização" através de uma oficina, e depois tcham tcham tcham tcham: criar um curso específico para elas. Não deixa de ser tudo isso, mas foi algo natural que aconteceu, uma coisa desencadeou a outra. Surgiu uma linda parceria, um belo exemplo, a ser seguido!

 

3 Defina uma causa para apoiar

A renda arrecadada com as inscrições (R$15,00 por pessoa) foram destinadas a uma entidade de Cascavel, chamada Casa de Apoio Dona Vani, que é mantida por voluntários para abrigar acompanhantes de pessoas em tratamento médico na cidade. Assim os acompanhantes possuem um lugar agradável para descansar.

 

4 Divulgue a oficina

Facebook, Instagram, outras redes sociais, jornais, revistas, blogs, o que mais? A divulgação dependerá muito da estratégia que você utilizar, do público alvo que pretende atingir, e das parcerias que estabelecer para o evento.

 

5 Estabelecer alguma parceria para brindes/mimos entre os participantes.

Foram sorteados dois deliciosos bolos da empresa Bolo de Madre de Cascavel, e uma das premiadas fui eu, uau! Uma das participantes, a Vera trouxe lindos artesanatos que ela confecciona, organizadores de mala de viagem, sacos para calçados, entre outras coisinhas fofas, para divulgar seu trabalho. Ganhamos de brinde uns prendedores especiais para cozinha, aqueles de fechar pacotes.

 

6 Estabelecer alguma parceria com fornecedor de produtos organizadores.

A Sandra passou a ser sua parceira nas oficinas, pois tem a linha personalizada de produtos organizadores SZ, tudo a ver com os exemplos que elas dão para organizar o guarda-roupa ou closet. A venda revertida com este produtos também é para o apoio da causa beneficente.

 

7 Prepare o material necessário para a oficina.

A Fran não seguiu slides, somente tinha um banner aparecendo na tela com as informações básicas. As duas horas de oficina focaram mesmo a parte prática, de tirar dúvidas das participantes. O material utilizado foi peças de vestuário, colmeias, sacos organizadores, e claro, cartões de visita e folders.

 

8 Solicite a confirmação de vagas para os interessados.

As meninas do Cais Coworking tinham uma lista de inscritos para a oficina, pois é importante limitar o número de participantes de acordo com o local disponível. Assim a medida que as mulheres chegavam, elas auxiliavam na recepção, conferiam a lista de inscritas, e faziam a parte financeira da oficina.

 

9 Definir como será iniciada a oficina.

Para começar às meninas do Cais Coworking chamaram a todas boas vindas e explicaram brevemente sobre a causa apoiada, pois nem todas conheciam (tipo eu, rs...). Então a Fran e a Sandra se apresentaram e saboreamos um delicioso coffee.

 

10 Realize a oficina!

Agora foi a hora mais esperada por todas: prestar atenção às técnicas e mãos à obra! Algumas participantes deram depoimentos muito lindos de como a organização transformou a vida delas, e acredito que todas saíram de lá querendo testar tudo em casa! Se foi, bingo! Objetivo alcançado!

Então, gostaram do checklist comentado do evento "oficina de organização beneficente"? Deixe seu comentário a seguir, ficarei muito feliz em respondê-lo!












Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!