11 de dezembro de 2015

Por que soluções para a vida, a casa e o trabalho?

Segue uma reflexão sobre o porquê de "soluções para a vida, a casa e o trabalho" estar estampado aí em cima, e ser o pano de fundo de tudo o que aparece aqui no blog.

É sobre Decoração?


Às vezes quando conto que tenho e escrevo num blog sobre organização algumas pessoas estranham e relacionam com "Ah, você escreve sobre decoração de casa". Ou "Ah, aquele seu blog de decoração, né?" Sim e não. Transformando Espaços parece mais ter a ver com mudanças em ambientes internos e externos, em cores, texturas, etc e tal. De certa forma tem, e com a organização vai além disso.

Primeiro, não existe revista "técnica" de organização, assim como existe de casa e decoração. Existem colunas tipo "vida em ordem" que podem abordar a infinidade de possibilidades no assunto organização. Só que é nessas revistas que se difunde muito o conceito de organização relacionado a espaços físicos, soluções de produtos, e se dá uma pincelada "a organização do espaço reflete na vida como um todo". Será que não seria o contrário? A organização dos pensamentos, geram ações, que refletem nos espaços que ocupamos?

Segundo, quando você participa de um concurso como o Top Blog, não existe nenhuma categoria de organização (ainda!), e acaba tendo de relacionar seu blog de organização com casa e decoração, que pode ser uma parte dele, mas não somente isso.

Categorias gerais Vida Casa Trabalho


É muito difícil encontrar categorias num blog de organização, especialmente quando se mescla vida, casa e trabalho e não se consegue ver uma coisa independente da outra. Quem você é reflete onde você vive e no que você faz. O mais coerente ainda é ver a organização nessa mistura toda, do que pensar na organização em caixas separadas (residencial, pessoal, empresarial). Tentei pensar assim no começo do blog, mas não fluiu. Chegou um momento que ele chegou nessa "divisão" atual. Independente dos assuntos que irei focar daqui pra frente, eles continuarão permeando um pouco de cada uma destas áreas, porque é assim que vejo a organização.

 

Por que transformando espaços?


Porque acredito que TRANSFORMAÇÃO é a melhor palavra que traduz a consequência da organização. Consigo relacionar tudo na vida com organização, talvez seja uma "workaholic organizacional". Pra mim tudo é motivo pra dizer "vamos organizar...", a casa, o escritório, a mesa de trabalho, o computador, a agenda do mês, as tarefas, o que faremos no dia de hoje, o fim de semana, a viagem, o evento, a reunião... Parece que tudo começa com organizar, continua com organizar e finaliza com organizar..., deu pra entender? A organização faz parte do ar que respiro, rs...

 

O que nos transforma e transforma nossos espaços? 


Conhecimento, Pessoas, Experiências, Atitudes, Design de Interiores (entra aqui todo pensar estratégico de um ambiente que envolve decoração, ergonomia, circulação, harmonia, cores, arte), Música, enfim, a vida em tantas "tonalidades", e especialmente a ORGANIZAÇÃO integrada a tudo isso. Por isso gosto de enfatizar organização de espaços físicos, digitais, rotinas e tarefas. Por isso gosto de relacionar vida, casa e trabalho, pois a organização tem muito a ver com tudo isso.  

Este mapa mental resume minha visão de organização aplicada no blog: 



Escrevi sobre a Pizza da Vida propositalmente esses dias. Todos os conteúdos do blog estão sendo realinhados neste pensamento, e apesar de ter uma categoria especial Organizando a Casa e Organizando o Trabalho, no final das contas, tudo faz parte da vida, do que nós somos, é inclusive uma das fatias da nossa pizza. O lugar onde vivemos (casa, apartamento, apê, hotel...) e o que fazemos na vida (trabalho remunerado ou voluntário, nossas vocações), apenas refletem o que nós somos, quando buscamos uma vida em ordem. É isso que você busca? Então vamos buscar juntos?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!