18 de dezembro de 2015

Como foi o treinamento GTD - Fundamentals Level 1, da Call Daniel


Há alguns dias atrás li o depoimento de uma pessoa que havia feito o curso da Call Daniel e sua avaliação foi surpreendentemente não tão positiva quando eu esperava que fosse. Algo na linha, "O curso foi muito bom mas esperava mais". Ela já estava implementando o método com eficiência, e considerou o curso muito "básico", esperava um "algo mais". No entanto, se já rodava o básico de maneira tão excelente, talvez seguir adiante nos demais níveis seria a parte mais normal e óbvia.

Agora, sabe quando você resolve fazer algo e já pressente que o resultado será extraordinário? Quando é super assertivo em suas escolhas, e felizmente, não se decepciona, pelo contrário, suas expectativas são atendidas, e muitas vezes até superadas? Era isso que minha intuição me dizia antes de fazer o treinamento, mesmo tendo lido aquele depoimento um tanto desconectado. Geralmente minha intuição é bem certeira.

Já queria ter feito o treinamento há tempos, desde que descobri que existia, porém, cá entre nós: queria conhecer mais sobre o GTD antes, e não encarar o assunto sem embasamentos, sem teorias e práticas, sem testes para confirmar se esse negócio realmente funciona. Se fosse simples ou complicado, pouco importava, queria sentir no dia a dia um pouco daquilo. Afinal, é tudo isso é investimento.

Surgiu a oportunidade (totalmente criada, rs...) de no dia 11.12.15 (última sexta-feira) participar do treinamento piloto sobre o GTD - Fundamentals Level1, em São Paulo/SP. O conteúdo em resumo foi a visão geral do método GTD, como se constrói a base e se coloca ele em prática no dia a dia, para funcionar na gestão de tempo, que prefiro traduzir como gestão de rotinas e tarefas.

Daniel Burd ministrou o treinamento, com sabedoria e serenidade de quem entende do que está falando. Fiquei impressionada com a simplicidade com que apresentou o método GTD, nos seus 5 processos de trabalho, para qualquer pessoa conseguir aplicar na sua vida e trabalho, logo de cara, os 5 passos. E tudo passou a fazer ainda mais todo o sentido! A sugestão dele e de quem dissemina o método é que se faça o treinamento antes de mergulhar no estudo do livro, para fluir mais naturalmente, não desanimar e entendê-lo na perspectiva certa.

Tenho que confessar que fui meio ansiosa na minha implementação, comecei a ler o livro, e partir para a implementação das 3 primeiras etapas, sendo que a etapa 4 e 5 li depois que já havia começado a organizar meu sistema. Não fui na calma, não. Fui bastante afoita. Por isso tive problemas com as revisões, não tão organizadas no começo. E com a execução, porque listava muitas coisas, e não soube escolher direito segundo as diretrizes indicadas para a execução. Você não tem de olhar para sua vida e seu trabalho com tanta afobação no intuito de fazer mais, mas na tranquilidade, de saber que as coisas estão no caminho que devem estar, que você está direcionando tudo, cada coisa no seu tempo. Sei que planejar e atualizar é importante, mas a vontade de sair fazendo as coisas é sempre maior, às vezes. O aprendizado foi ímpar, clareou minha visão sobre produtividade ainda mais. Afinal, se tudo está organizado e sob controle, porque afobação? Ainda conseguirei ser mais serena diante das minhas listas, depois de apertar alguns parafusos.

Foi um dia de grandes aprendizados, troca de ideias e experiências com uma galera muito animada e divertida! Fico feliz por estar no caminho certo, primando pela simplicidade na minha organização. Se o básico não anda bem, se cada processo está cheio de falhas e peças na engrenagem para ajustar, de nada adianta querer fazer uma viagem mais longa e tentar entender lá na frente, e alinhar todos os horizontes (hummm, o que é isso mesmo?!). Sem colocá-lo prática não funciona. Subimos a escada degrau por degrau não pulamos do primeiro ao sexto. No GTD, idem. Se recomendo o treinamento? Se você quer um remédio contra suas dores do "tenho muita coisa pra fazer, por onde começo?!" ou se deseja alta performance no gerenciamento do maior projeto de todos que é sua vida, certamente. É um bom começo! 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!