14 de outubro de 2015

Curso de Organização de Arquivos com Tadeu Motta



O mês foi de grandes emoções e realizações, e uma delas foi ter a oportunidade de participar do Curso de Organização de Arquivos, ministrado por Tadeu Motta, O Organizador. Ele é de Vitória/ES, porém lançou este curso Organização de Arquivos para Personal Organizers com 3 datas fora do seu estado: em São Paulo, Belo Horizonte  e Rio de Janeiro. Felizmente a data de SP, último dia 3 de outubro, coincidiu com uma das datas da minha prova presencial da pós em música, então, inicialmente fiquei receosa de não conseguir aproveitar tanto quanto gostaria (só à tarde), mas depois, consegui agilizar a prova e ir para lá. Gente, foi só sair do edifício onde faço a prova, atravessar a Avenida Paulista, e estava no local do curso: como às vezes pode ser tudo tão perfeito?! 

Ainda mais belas coincidências me esperavam: conheci as queridas Sonia Hecker, (minha conterrânea lá do RS!), do Ambiente Organizado, a Joice Kreimer, colega colunista do blog Paixão por Organização, e mais colegas personal organizer, não citarei nomes, somente as que já conhecia antes. Além disso, claro, pude conhecer pessoalmente "o cara" dos arquivos que super admiro, e ninguém menos que a Thais Godinho, do Vida Organizada. Nos primeiros momentos do curso foi difícil concentrar, mas depois acalmei (rs...) e consegui aproveitar muito.

Organização de Arquivos é um assunto apaixonante para mim, então sou totalmente suspeita a falar. Não é a toa que mergulhei de cabeça no estudo de arquivos no meu relatório de estágio (fiz um manual de padronização de arquivo com base no estudo de caso de uma instituição) e foi um dos conhecimentos mais valiosos que levei da minha formação acadêmica de Secretariado Executivo. Descobrir como organizar um arquivo segundo a arquivística foi como descobrir um mapa do tesouro. Sério. Achava horrível não ter noção do que, onde e como guardar, e ver a papelada se acumulando sem ter uma gestão documental clara e objetiva, em minha própria casa. 

Discordo do Tadeu em poucos aspectos, a saber, quando fala em tom crítico do uso de pasta suspensa, de arquivos e estante de aço, o "combo", como ele "brincou". Podemos ter um arquivo desse tipo muito bem organizado e funcional, digo isso por experiência própria. Depois desse dia, passei a concordar com ele que a melhor pedida são os arquivos deslizantes porque otimizam o espaço de uma maneira fantástica! Para empresas, especialmente, é a solução perfeita, e um investimento que vale super a pena. Só que para casa e home office, acredito que exitem soluções diferenciadas e o "combo" pode ser bem aplicável. Se bem que um mini arquivo deslizante não seria nada mal...

Vamos enterrar o "arquivo morto"? Ele explorou muito isso, o que achei muito legal, porque arquivo tem vida, se não tem, não há razão de ser para existir: lixo pra ele. Sinto agonia ao ouvir este termo, mas já me acostumei, pois sei que as pessoas falam isso por desconhecimento de causa, e por não conhecerem o que é "gestão documental".


Móveis de suporte e produtos organizadores são muito importantes, mas a gestão documental é o grande segredo do sucesso quando tratamos de arquivos. Durante o decorrer do curso, não tinha como não me recordar do meu "manual de arquivos" do estágio, e fiquei feliz por perceber que estava bem dentro do foco, e na linha de pensamento de um super organizador, como ele (agora me achei, mas foi o que pensei mesmo). A única barreira que quebrei foi com relação a Tabela de Temporalidade, concluindo que com análise e parceria, é possível construí-la sim! Devemos construí-la se a mesma não existe, pois não há gestão documental sem ela. 

O calendário editorial do blog em 2016 está sendo construído com foco especialmente ao trabalho de home office, então certamente o item arquivos entrará com toda força. Esse curso veio na hora certa, para trazer ainda mais inspiração e boas energias! Amei, amei, amei!


Com Sonia Hecker

Com Thais Godinho

Com Tadeu Motta

Com Joice Kreimer

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Muito bem, Edel, disse tudo. Eu já tenho 3 home-offices aguardando pelas novidades! Prazer em conhecê-la pessoalmente. Abraço grande!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que joia! Obrigada por comentar! Abraço pra vc também!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!