26 de outubro de 2015

Atitude # 34 - Defina sua missão de vida.



Atitude # 34 - Defina sua missão de vida.



Hoje fugirei um pouco da interpretação do livro que inspira esta série, pois acho que ele merece mais. É muito óbvio que quando você trabalha engajado na sua missão, os medos e dificuldades são mais fáceis de serem superados, e são vistos como desafios e/ou escadas que levarão ao crescimento. Agora, como vou definir minha missão de vida? Se você não sabe qual é a sua, supere-se e a descubra! Tão fácil escrever né...

Quando comecei a aplicar o GTD, aos poucos muita coisa passou a ficar mais clara para mim. As coisas começaram a acontecer, porque comecei a parar de reclamar que "nada dá certo para mim" e a fazer alguma coisa a mais do que vinha fazendo. O GTD constrói um planejamento que leva a ação, lhe move a olhar pra frente, mas com controle do que você faz no momento. Assim, você não começa a estruturar sua vida com base na sua missão, mas ela é um resultado do que faz no dia a dia, só que agora consegue visualizar sem nenhum escombro na frente.

Eu tinha um Projeto de Vida estruturado desde 2009, e havia definido minha missão, a mesma por 6 anos. Irei reescrevê-la com relutância, porque simplesmente ela não era uma missão. É muito linda, comprida, verdadeira, cheia de palavras positivas, tão eu. E também tão vazia se a analisarmos como missão de vida.

"Consagrar minha vida a Deus, servindo a Ele em alegria, administrando com mordomia cristã meu tempo, dons e bens, pois tudo o que tenho e sou são do Senhor Deus. Viver uma nova vida a cada novo dia, cultivando os frutos do espírito: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade, domínio próprio."

Não adianta você pegar uma frase bonita, copiá-la de um livro e dizer "essa é minha missão de vida" ou copiar a missão de vida de alguém. Ou defini-la com base nas influências do seu meio - ambiente e pessoas, ou pior, no que alguém disse para você que assim deve ser. Ela precisa brotar do que você faz, das ações que vem desenvolvendo, do trabalho e das causas que estava abraçando, ou do que gostaria de fazer. Quando você parar para analisar sua vida, perceberá se está "de bem" com o que faz, ou vive reclamando de tudo, precisando assim modificar alguma coisa. Se ela não tem a ver com seu trabalho, qual sua razão de ser?

Consegui escrever uma prévia da minha nova missão (digo prévia, pois não revisei mais ela, e tudo o que tenho feito e planejado tem a ver com estes dois universos distintos), que defini como:
"Inspirar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida através da organização (construindo conhecimentos com o blog) e da música (desenvolvendo talentos/potencialidades com as aulas e coral)."

Se você acha difícil essa análise, é muito válido o que a organizadora profissional japonesa Marie Kondo sugere: precisamos reparar mais no que guardamos em nossa casa. Sim, no processo de organizar sua casa, você descobrirá quem você é. Se seu trabalho tem a ver com seus desejos e sonhos mais profundos, ou se o trabalho dos seus sonhos está guardado lá na estante do escritório (num livro que você adora, afim com alguma área) ou dentro de uma caixa de recordações da adolescência ou infância, por exemplo.

Outra coisa legal para fazer, que gera profundas reflexões e até tem a ver com este conceito da Marie Kondo, é o projeto 52 objetos. Certamente alguns dos objetos que colocará na sua lista, inclui os que tem a ver com suas verdadeiras paixões na vida. Desenvolvi este projeto aqui no blog em 2014, e não pensei que me confrontaria tanto assim, nem que me faria repensar tanto no valor dos objetos. Sou a prova de que eles realmente descrevem quem você é, o que você valoriza, o que você faz, o que você realmente gosta e te dá prazer e alegria.

Sinceramente acredito que Missão de Vida não é algo fácil de definir, mas com estas dicas, poderá ficar mais fácil. Organizando sua vida, seu trabalho, e especialmente aprendendo GTD, o caminho da descoberta ficará menos árduo e mais iluminado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!