23 de setembro de 2015

Como a música pode influenciar nosso humor e produtividade?



Há alguns dias atrás um amigo pediu uma indicação de música para se organizar, ele estava trabalhando no homeoffice na tarefa coletar do GTD (entenda melhor sobre GTD lendo este post) , e questionou se havia alguma em especial ou dependia da pessoa. Respondi que é uma escolha totalmente pessoal, e que muitas vezes o silêncio é melhor do que a música. Acrescentei que me concentro bem ouvindo jazz, pois vejo este estilo musical como um estímulo a criatividade, é sempre um arranjo diferente, um vai e vem em volta da mesma frase musical mas sob outras perspectivas.

Achei um tema interessante, para refletir sobre a pergunta que virou título deste post "Como a música pode influenciar nosso humor e nossa produtividade?". A música influencia toda a nossa vida. Dependendo do que estamos fazendo e do que pretendemos fazer, ela tem o poder de nos derrubar sem percebermos ou de acender todas as luzinhas da inspiração que você possa imaginar.

Quero produzir conteúdo sobre meu tema favorito, coloco uma música romântica "deprê", a única coisa que vou conseguir escrever é sobre tristeza, e a conotação será totalmente negativa, até o amor será uma decepção sem sentido. Isto, se sair alguma coisa, a tendência é não produzir NA-DA. Então, experimento ouvir alguma música animada, pra "frentex", que me deixe com vontade de sair saltitando e dançando por aí, porque ninguém vive de seriedade o tempo todo. Aos poucos o negócio vai fluindo, as ideias vão surgindo e a produção começa e termina antes do previsto até. Isto é tão óbvio, mas não custa lembrar!

A música tem o poder de te trazer ao seu centro, às suas crenças, aos seus valores. Ajuda a dar sentido a vida em momentos nos quais você acha não ter mais saída ou solução. Ela emociona, e como é bom quando isto acontece pra confirmar o que acreditamos, o que sentimos, o que desejamos. Quanto emociona e te faz feliz e agradecida (o)! Então a música cumpre seu papel, que é tocar a alma e o coração, para fazer a cabeça funcionar em harmonia!

Costumo utilizar o ouvirmusica, e fico ali viajando em diferentes compositores e estilos. Tenho minhas preferidas para cada caso e momento da vida, mas gosto de variar, e apreciar de tudo, sempre aberta a novas possibilidades. Não existe música feia, existem diferentes estilos, cada um que atrai um público diferente. Você pode mudar sua classificação de público, e apreciar algo que jamais ousou gostar. Seja eclético, e cuide da música que você ouve, pois ela tem grande poder. Use-a a seu favor, pra te jogar pras alturas! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!