19 de agosto de 2015

Bate-papo com o Personal Organizer Tadeu Motta


Inicio este bate-papo repostando sua razão de ser, seu porquê:

A profissão de Personal Organizer e o mundo da organização não é ainda tão conhecido quanto nós, profissionais da área imaginamos, e ao qual vivemos ligados e atentos. Por isso, como sou muiiiito curiosa, e quero que este conceito se expanda cada vez mais, pois reconheço seu valor e importância, resolvi trazer essa turma organizada para o blog, para compartilhar com os leitores um pouco do que fazem, dicas pessoais, como chegaram lá, onde estudaram, como se organizam em casa especialmente no home office, e na vida de maneira geral. É jogo rápido, só pra você perceber que tem muita gente legal fazendo A grande diferença no mundo de alguém!

O post de hoje tá muito chique e também todo azul, pois estaremos conhecendo um pouco mais do Personal Organizer Tadeu Motta. Os homens estão invadindo nosso território meninas! Brincadeiras à parte, felizmente existem homens organizados também,  e esse home office é um ótimo exemplo disso. Tadeu Motta é o segundo entrevistado exatamente porque sua especialidade tem tudo a ver com o foco destas entrevistas: home office, arquivos, gestão de documentos. Agora vamos ao que interessa...


Bate-papo com o Personal Organizer Tadeu Motta

Breve currículo

Personal Organizer formado pela OZ!; Historiador especializado em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP – SP; Cursou Design de Interiores – ES; Fundador e Consultor Técnico da Documento&Cia. Soluções para Arquivamento (1997), transformada em O Organizador (2014); Tem atuação voltada para Treinamento e Consultoria em Organização de Arquivos, Organização Pessoal e Produtividade.


Tadeu MottaNome: Tadeu Motta

Site ou Blog: www.oorganizador.com.br

Formação Acadêmica: Historiador (UFES, 1994)

Especialização:
Especialização em Organização de Arquivos (USP, 1995)

Local onde reside:
Vitória-ES


1. Como você descreve os benefícios da organização na sua vida? 

A Organização tem importância estratégica na minha vida. Seria absolutamente impossível administrar uma rotina tão intensa e tantos projetos sem estabelecer metas, objetivos, prioridades, foco.

2. Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer?

Trabalho com Organização de Arquivos desde 1990. Creio que iniciei instintivamente a adotar hábitos de vida organizados antes disso, ainda no Ensino Médio. Após a graduação e o início da vida profissional, a rotina mais intensa me levou a adotar alguma forma de organização de tarefas, e passei desde então a planejar meus dias. Descobri a atividade de PO em 2013, após um curso completo na OZ, e desde então orientei minha vida e meus negócios neste novo rumo.

3. Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra?

O foco de meu negócio é ajudar as pessoas a lidarem com seus documentos, seus espaços e seu tempo, de maneira eficiente e produtiva. Realizo trabalhos de Consultoria, executo serviços de Organização de Arquivos, ministro Cursos e Workshops, projeto e forneço Arquivos Deslizantes e mantenho uma Loja Virtual especializada em materiais para organização de arquivos corporativos e residenciais.

4. Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada?

Aplico em meus arquivos as técnicas e os materiais que costumo indicar aos meus clientes. No home office, os arquivos são organizados utilizando os espaços projetados na marcenaria, e o acondicionamento dos documentos em fase corrente, em geral é feito em pastas suspensas especiais, de lombada larga, no interior das quais são inseridas pastas ou envelopes plásticos intercaladores. Documentos em fase de guarda intermediária são transferidos para caixas de arquivo plásticas, do tipo polionda.

5. Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?


Com prazer. Estou anexando algumas imagens de meu home-office, que eu mesmo projetei.

Home Office Personal Organizer Tadeu Motta

Home Office Personal Organizer Tadeu Motta


6. Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?

O método que utilizo de forma mais intensiva é o Triad. Depois que conheci o GTD tenho adotado algumas de suas ferramentas, também.

7. Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?

Planejo e gerencio minhas metas e tarefas com o Neotriad, online. Mas não abro mão das listas de tarefas diárias, que passo para o papel.

8. Qual seu livro de organização preferido?

A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa.

9. Qual produto organizador você não saberia viver sem?

Agenda, seja de que tipo for.

10. Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida?

“Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!