12 de agosto de 2015

As coisas mais difíceis de organizar são...

Ontem saiu a minha primeira matéria no blog Paixão por Organização, com o título "O que é mais difícil organizar e manter organizado?". Lá eu tento responder esta pergunta, atacando o aspecto central que muitas vezes desencadeia a bagunça para outros lados: o que fazemos com todas as informações (no GTD o termo usado é tralhas) que recebemos e entulhamos nossas caixas de entrada (se é que as temos).

Porque a vida é uma grande cadeia ou rede, uma coisa está ligada a outra, nem que indiretamente. E a organização de um espaço físico começa onde? Não é no campo físico propriamente falando, e sim se torna um reflexo de como está nosso eu interior, uma coisa influencia a outra, tanto para a organização como para a bagunça.

Recentemente fiz esta mesma pergunta na minha página pessoal do facebook, pensando que meus amigos leriam e não responderiam. Surpreendi-me com 42 comentários, que me inspiraram em assuntos muito pontuais e pertinentes que poderei desenvolver mais aqui no blog. A seguir apresento os resultados da minha pesquisa improvisada. A campeã foi casa, depois trabalho e depois vida, se relacionarmos as respostas com as categorias abordadas no blog. 



 

Posts que já estão no blog e poderão dar dicas legais para alguns destes ambientes:

1. A principal dificuldade é com o espaço dos guarda-roupas, ou a quantidade de blusas e peças de vestuário, calçados, pois o espaço é considerado pequeno. Será? Hummmm...

E-book gratuito para você Seu closet organizado em 5 etapas

Quem quiser o ebook "Seu closet organizado em 5 etapas", solicite pelo formulário que está na lateral do blog, caso não consiga acessar e baixar pelo link! Certamente irá auxiliar bastante nas repostas para suas dúvidas!

2. Depois vem a cozinha, com tantos detalhes, utensílios, panelas, despensa, alimentos e pacotes abertos, potes que caem toda vez que abrimos a porta do armário, rs...

Layout de cozinhas
Organizando cozinhas

3. O home office e/ou office ou ambiente de trabalho apareceu em terceiro lugar, onde a bagunça afeta diretamente nossa produtividade, com papéis, gavetas, mesa de trabalho sempre em movimento de coisinhas e itens diversos.

Home office

4. Tempo, tarefas, ideias: lembrando que não administramos o tempo, e sim o que fazemos dele, nossas ações e nossas tarefas. Se esta parte está alinhada e bem direcionada, o tempo é nosso aliado e não nosso inimigo. E as ideias, sejam bem vindas! Precisamos de um belo sistema para organizar elas!

GTD
Evernote
Organize-se Hoje!

5. Finanças, lavanderia, brinquedos e livrinhos, quartos, emoções e a casa toda! (rs...) foram itens isolados, mas que também tem seus detalhes a parte para administrarmos.

Organizando as finanças do lar
Lavanderia 
Cantinho da Leitura
Brinquedos

Se os leitores quiserem complementar, por favor! Ou vocês vão ler e ficar na sua? Participem e enriqueçam esta discussão!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!