22 de julho de 2015

Bate-papo com a Personal Organizer Kalinka Carvalho

A profissão de Personal Organizer e o mundo da organização não é ainda tão conhecido quanto nós, profissionais da área imaginamos, e ao qual vivemos ligados e atentos. Por isso, como sou muiiiito curiosa, e quero que este conceito se expanda cada vez mais, pois reconheço seu valor e importância, resolvi trazer essa turma organizada para o blog, para compartilhar com os leitores um pouco do que fazem, dicas pessoais, como chegaram lá, onde estudaram, como se organizam em casa especialmente no home office, e na vida de maneira geral. É jogo rápido, só pra você perceber que tem muita gente legal fazendo A grande diferença no mundo de alguém!

Quem estreia este bate-papo é a simpática e divertida Kalinka Carvalho, que também adora entrevistar os profissionais de organização e outros empreendedores que são pura inspiração. Hoje será a vez dela responder minhas questões, bem no estilo "de frente com Edel", como ela mesma brincou. Espero que gostem da série, vamos conhecer nossa convidada?





Breve Currículo
Kalinka Carvalho é consultora em organização. É Formada em Publicidade e Propaganda e tem MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos. Conhecida por ser extremamente organizada, resolveu se especializar e em 2010 se tornou personal organizer. É associada a ANPOP – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade. Já escreveu para os blogs: Papo Universitário, Dicas Profissionais e Seja Bixo dando dicas de organização para estudantes e profissionais. É colunista do Blog da Māe Coruja dando dicas de organização para mães e também tem seu próprio blog Kalinka Carvalho, onde dá dicas de organização pessoal, residências e eventos, além de disponibilizar gratuitamente listas e checklists para downloads. Seu principal objetivo é ajudar as pessoas a se organizarem tornando sua vida mais prática.


Nome: Kalinka Carvalho

Site ou Blog: www.kalinkacarvalho.com.br

Formação Acadêmica: Bacharel em Publicidade e Propaganda

Especialização: MBA em Marketing

Local onde reside: Estados Unidos.

1. Como você descreve os benefícios da organização na sua vida?

A organização tem seis benefícios principais:
a) economia de dinheiro, pois você evita de comprar coisas repetidas e desperdiçar;
b) otimização do tempo, pois sendo organizado, você não perde tempo procurando coisas;
c) te ajuda a identificar as prioridades, pois conseguimos ter nossas metas e objetivos claros e definidos;
d) melhora a autoestima, pois você encontra tempo para cuidar de si mesmo (lazer, tempo com a família, cuidados pessoais);
e) conseguimos ser mais produtivos e menos estressados;
f) equilíbrio e controle da vida, pois você identifica o que acontece em sua vida e consegue ter o controle dela.

2. Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer?


Eu sempre fui uma pessoa organizada. A organização sempre foi um hobby para mim, adorava organizar as coisas para relaxar (hehehe). Em 2010 fiz o curso de personal organizer na OZ – Organize sua vida, e de lá para cá tenho feito outros cursos para me aprimorar.

3. Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra?

Já prestei serviços de organização. Atualmente sou consultora e palestrante e tenho o blog onde dou dicas de organização pessoal, residencial e eventos.

4. Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada?

Pasta sanfonada e gosto de usar as cores para diferenciar os arquivos. Exemplo: pasta vermelha – banco, pasta verde – contas de gás, pasta azul – contas de internet, TV e telefone.

5. Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?

Organizado! (hehehe). Segue a foto do meu cantinho que tirei em fevereiro 2015. Eu mesmo fiz o calendário e ensinei no meu blog a fazer e todo mês eu atualizo. Tenho uma cadeira confortável com encosto e braços, um calendário onde agendo os posts e compromissos, a impressora, um quadro de inspiração, um porta-canetas e lápis de cor que fiz com latinhas de achocolatado que também ensinei a fazer no blog.




6. Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?

Uso GTD, pomodoro, flylady sempre adaptando ao meu estilo.

7. Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?

Físico e eletrônico. Tenho uma agenda de papel, pois adoro usar canetas coloridas e adesivos e tenho a agenda do celular compartilhada com o meu marido.

8. Qual seu livro de organização preferido?

Vida Organizada – Thais Godinho, ela é referência!

9. Qual produto organizador você não saberia viver sem?

Agenda! Ela é tipo amiga para todas as horas. Para organizar gosto muito de colmeias organizadores e caixas.

10. Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida?


Organização é um processo, você não se torna organizado de um hora para a outra primeiro você precisa encontrar as melhores ferramentas, testá-las para depois conseguir se organizar. Organização é vida!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!