25 de março de 2015

Meu Fichário do Lar - o Depois do Desafio de Organização Março 2015

Neste post apresento o resultado do Desafio de Organização do mês de março/2015, proposto pelo blog Vida Organizada, do qual o blog Transformando Espaços participou novamente. Começo escrevendo sobre como surgiram as primeiras listinhas aqui em casa, apresentando meu novo Fichário do Lar, e finalizo deixando links de outros posts relacionados ao assunto que já escrevi aqui no blog. Vamos lá...

Como comecei a organizar as Rotinas do Lar?


Mesmo nunca tendo me aprofundado no Sistema FLY Lady de organização doméstica, desenvolvi ao longo dos anos meu próprio sistema de organizar as coisas aqui em casa. Talvez ele tenha sacadas muito legais, alguns exageros, e quem sabe lendo mais sobre, até possa aperfeiçoar algumas coisinhas por aqui, sem dúvida. A Thais comenta no post linkado acima, sobre todos esses assuntos: sistema FLY Lady, Control Journal, etc e tal, para quem quiser conhecer mais tem um resumo legal ali e links dos sites originais.

Desde que nos casamos nossa geladeira exibia uma pequena "matriz de responsabilidades da casa", o que era tarefa de quem. Essa listinha sempre chamada atenção dos amigos que nos visitavam, e era motivo de brincadeira. Mas nessa brincadeira que aprendemos a dividir as tarefas, pois meu marido e eu sabemos que a casa é nossa, e a roda gira bem se cada um faz a sua parte e deixa a sua contribuição. A limpeza e organização da casa é um projeto de parcerias, senão não funciona.

Então, essa listinha foi se aprimorando com o passar do tempo, e fui criando mais listas. Já tentei usar check-list de limpeza, mas não me adaptei nem achei útil. Não sou neurótica com limpeza, penso que existem mais coisas importantes e prioritárias para se cuidar em casa, senão a gente pira mesmo (refeições, compras, por exemplo). Então, em vez de ficar marcando x aqui e ali na lista, prefiro fazer o que precisa ser feito ou delegar e ponto final. A lista de rotinas é mais um guia, um norte, uma bússola.

Meu Fichário do Lar


Anteriormente organizava esses registros dentro de uma pastinha simples, pois eram poucas folhas, e até já afixei na minha divisória com pallets, em outra cozinha. Ele também já ficou ficou junto com as receitas na cozinha, e fixei um tempo na geladeira com imã, só que aquela papelada toda ali dá uma impressão meio esquisita. Agora, centralizei tudo num Fichário do Lar, coloquei ele dentro de um suporte que fica em cima da minha mesa de trabalho.




 

 

Conteúdo do Meu Fichário do Lar


Poderia chamar de Rotinas da Casa, Rotinas Domésticas, Control Journal (termo usado pelo Sistema Fly Lady), Agenda da Casa mas escolhi chamar de Fichário do Lar, tem mais a minha cara. Por quê? Porque os registros que nele contém não dizem respeito somente a coisas da casa em si, mas do lar como um todo, num sentido mais abrangente. Basicamente organizei o conteúdo até agora desta forma, por temas:

Rotinas
  • Rotinas do Lar
  • Rotinas das Crianças
Responsabilidades
  • Matriz de Responsabilidades do Lar
  • Regras para as Crianças*
Cardápios
  • Cardápio das Crianças
  • Cardápio Semanal
  • Cardápio Especial de Pizzas*
Listas de Compras
  • Supermercado
  • Cosméticos
  • Farmácia
Organização
  • Inventário do Lar*
  • Áreas de Armazenamento do Lar*
  • Projeto de Organização Home Office*
Informações Úteis
  • Telefones*
  • Aniversários*
  • Checklist de Viagem

Nota: *Novas listas que integrei as Rotinas do Lar.

Mais sobre Rotinas do Lar


Apesar de ter integrado todos os registros da casa no Fichário do Lar, percebi que ainda preciso atualizar alguns deles e talvez até criar outros. Depois de dar um toque final na organização, quero deixá-lo disponível também no Evernote. Por enquanto eles permanecem armazenados no meu notebook, no espaço digital, com a mesma estrutura do arquivo físico. Você pode conferir o que já andei escrevendo por aqui sobre Rotinas do Lar nestes links:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!