24 de março de 2015

Mais 5 Listas Complementares das Rotinas do Lar

Como o Desafio de Organização do mês foi reunir todas as informações relacionadas ao bom andamento da casa num Fichário do Lar, as ideias pipocaram por aqui. Vejam só mais 5 listas que integrei nas Listas Complementares das Rotinas do Lar: Inventário do Lar, Áreas de Armazenamento do Lar, Projeto de Organização do Home Office, Cardápio Especial de Pizzas e Regras das Crianças. O legal é que integrei mais meus índices, manuais ilustrativos, estão todos centralizados agora no Fichário do Lar.


Inventário do Lar



O Inventário do Lar consiste no mobiliário e nos complementos de cada ambiente. Em nossa última mudança no ano passado me fiz muito a seguinte pergunta: o que é essencial mantermos em nossa casa? Não tinha noção do novo espaço que teríamos, mas percebia que algumas coisas não queria mais manter, pois ocupavam muito espaço e não eram simplesmente mais necessárias. Pra que mantermos por exemplo 3 sofás, 2 racks, colchões sem cama, complementos decorativos que não tinham nada a ver, coisas de criança que não usamos mais? Assim, depois dessa análise que já havia começado uns meses antes, vendi muitas coisas, doei outras. Mantive no Inventário do Lar somente o que considerava essencial e importante manter, e o resultado foi muito legal: os novos espaços estão bem organizados, não tão carregados, os móveis melhor distribuídos. Como mudava muito mais as coisas de lugar (até demais, de um cômodo para outro), assim tenho mais ou menos estabelecido o que manter em cada lugar, e evitar mudanças nas áreas de armazenamento (especialmente). Já quis trocar o meu home office com o quarto dos meninos, e fazer um quarto de hóspedes junto, mas até agora estou resistindo. Sei lá, parece que na nova casa, tudo se encaixou melhor, também casa é casa, apartamento é apertamento, vale considerar isso.


Áreas de Armazenamento do Lar



Essa lista já comecei há tempos, mas nunca tinha concluído e tornado ela útil, exatamente por mudar demais as coisas de lugar, então ela sempre ficava desatualizada. Outro motivo é por não conseguir na época me desfazer das tralhas que acabava guardando. Viva a libertação das tralhas! Hoje dá pra considerar ela atualizada, com espaço definido para deixar as tralhas que precisam ser descartadas ou doadas. Uma mudança que fiz foi com o "cantinho da reflexão" que não existe mais: as três caixas deram lugar a espaços para guardar roupas que pretendo doar na garagem. O sistema funcionou maravilhosamente bem num momento de amadurecimento da organização e da prática do desapego, mas hoje sou mais insensível e madura com esse assunto, sem inseguranças. Vale para começar, mas persistir não tinha mais sentido: as caixas de descarte e conserto estavam quase sempre vazias, e de doações sempre cheias, pois isto às vezes leva mais tempo para encaminhar. Se precisa de conserto não pode ficar 6 meses esperando, se precisa ser descartado, idem. Além disso, voltar a analisar se algo é tralha ou não é retrabalho!


Projeto de Organização do Home Office



Já comentei que organizei todos os arquivos da casa num Projeto de Organização do Home Office aqui. Reuni todos os arquivos da casa neste espaço que se transformou numa espécie de "Arquivo Central do Lar", o guardião das informações. Refletindo sobre os Arquivos de Referência no GTD, notei que mantenho alguns arquivos bem específicos, e não gostaria de modificar as coisas agora. No entanto, fiz uma rápida revisão nos Arquivos Home - que guardavam registros financeiros, da casa e pessoais, e fiz as seguintes melhorias nele:
  • descartei uma parte da papelada, eliminei também algumas categorias que não eram mais necessárias, e incluí outras;
  • mantive a nomenclatura de Arquivo Corrente, Intermediário e Permanente (Home) e separei conforme descrevi mesmo: financeiros, da casa e pessoais, respectivamente em cada arquivo;
  • eliminei as transferências dos registros financeiros para o arquivo intermediário (percebi que tem espaço suficiente no corrente!), e como deixei separado por tema (financeiro, casa ou pessoal), percebi que isso não é preciso: ou se descarta no tempo oportuno, ou vai pro arquivo pessoal (algum comprovante que precise ser guardado por mais tempo). Como o volume dos registros é pequeno, não tenho interesse nenhum em digitalizar nadica de nada. 


Cardápio Especial de Pizzas



Amo pizza, acho que vocês já sabem disso. Quando resolvia ir pra cozinha e preparar uma rodada de massas e recheios, nem sempre tinha certeza de que sabores faria! Agora organizei alguns tipos num cardápio especial de pizzas, e acho que facilitará bastante! Só escolher e planejar a lista específica de compras, se não tiver os ingredientes em casa e assim, adeus dúvidas! Claro que já estou pensando em estender a ideia para outros cardápios especiais, senão sempre acabo improvisando, o que também é bom às vezes. 


Regras para as Crianças



Chega uma idade que as crianças nos testam, e não tem jeito, elas literalmente pedem para estabelecermos limites. Então, neste registro está detalhadamente o que esperamos delas, e as consequências que terão caso desobedecerem. Mesmo que a vontade às vezes seja usar a vara, sempre é mais válido conversar, pois os pequenos entendem tudo, e haja paciência para explicar tudo mil vezes. Esse lance de consequências às desobediências, é algo que envolve escolhas das próprias crianças. Aprendem a negociar, mudando as regras, ou concordam, sabendo que suas escolhas implicarão em consequências, positivas ou negativas. Faz parte, isto é educar. Para mim, ter as coisas por escrito sempre facilita para organizar as ideias, e depois manter a coerência nas atitudes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!