2 de fevereiro de 2015

Os 10 Mandamentos da Organização

Neste mundo caótico no qual vivemos, com tantas tarefas e projetos da casa, do trabalho e/ou dos estudos nos bombardeando de todos os lados, parece complicado priorizar. Tudo parece urgente, para ontem. Todos correm muitas vezes sem questionar o porquê, para simplesmente se sentirem ocupados, como todo mundo. Ficar um tempo sem estar conectado ao mundo virtual parece algo de outro mundo, não mais possível nos dias atuais. Sempre conectados, ligados, ativos.

É muito importante ter uma vida organizada, no entanto isto não é projeto para se realizar num dia, pois são necessárias atitudes de organização constantes todos os dias. Não se iluda pensando que chegará o dia no qual você dirá “pronto, agora estou organizada (o)!”. Organização é movimento e mudança, temos de acompanhar o progresso do mundo, para não ficarmos “obsoletos” em nossos sistemas. Não é algo pronto, mas uma busca que pode ser muito divertida, um desafio interessante para você exercitar ano após ano. Sem neuroses, porém mantendo o progresso que você já fez, e aperfeiçoando-se.

Não ter de se preocupar mais com a bagunça que estava sua vida antes, já é um grande motivo para viver feliz e com mais qualidade de vida, conseguindo se dedicar a outros projetos que você sempre estava adiando. Veja a seguir 10 dicas espertas que titulei como 10 mandamentos da organização, pois elas farão a diferença na sua vida!

1º mandamento da organização: Mantenha somente o essencial e necessário.


Pratique o desapego. Coisas que não são mais úteis precisam ser classificadas como descarte (lixo), doação ou conserto.

2º mandamento da organização: Pratique o consumo consciente.


Só compre se for para substituir algo ou o item se enquadrar na categoria “essencial e necessário”. Se conseguirmos viver mais com menos, teremos mais espaço disponível e a compra será algo planejado. Reutilize mais!

3º mandamento da organização: Tenha um lugar para cada coisa.


Cada “coisa” precisa ter o seu espaço específico e bem definido, e voltar sempre para este lugar.

4º mandamento da organização: Agrupe itens semelhantes.


Esta prática facilita a classificação e a localização das coisas que você precisa, pois itens semelhantes estarão próximos.

5º mandamento da organização: Identifique suas coisas e seus espaços.

A identificação com etiquetas e placas facilita muito a volta dos objetos para seu lugar de origem e a organização em todas as áreas, pois a manutenção depende muito dela.

6º mandamento da organização: Tenha o hábito de planejar, por escrito.


Seja num plano de ação bem elaborado ou numa simples lista de tarefas. Planejar é básico para fazer acontecer o que você deseja. Estabeleça metas e prazos para que as ações realmente aconteçam.


7º mandamento da organização: Realize e acompanhe seu planejamento.


Só a ação tirará seu planejamento do papel. Nem tudo dependerá exclusivamente de você, pois provavelmente precisará delegar algumas ações. Acompanhar é fundamental para elas não caírem no esquecimento. Se uma ação não acontecer por algum motivo, estabeleça novas ações!

8º mandamento da organização: Anote tudo que precisa fazer.


Não confie na memória, habitue-se a anotar tarefas, lembretes e compromissos, para liberar a mente, e organizar tudo depois, sem esquecer as coisas importantes.


9º mandamento da organização: Não seja procrastinador.


Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Não acumule itens que precisam de conserto ou projetos inacabados. Estabeleça prioridades e finalize seus projetos!

10º mandamento da organização: Encare a organização como um projeto de parcerias.


Ninguém é uma ilha e vive sozinho neste mundo, pois sempre compartilhamos espaços e projetos. Por mais pessoal que a organização seja e dependa em primeiro lugar mais de você do que de quem está a sua volta, a verdade é que ela só se mantém se for encarada como um projeto de parceria, com benefícios para todos.

Qual o segredo para colocar os mandamentos da organização em prática? Disciplina! Transforme aos poucos estes 10 mandamentos em 10 bons hábitos em sua vida! Encare cada dia como uma nova oportunidade para recomeçar e fazer o que é certo. Qualquer caminhada sempre começa com o primeiro passo, e continua com sucessivos passos, então que sejamos persistentes e não desistamos diante do primeiro obstáculo!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!