16 de fevereiro de 2015

Como organizo minhas apostilas de cursos

Enquanto cursava a faculdade de Secretariado e depois durante a pós em Administração, não via a hora de concluir tudo de uma vez, e imaginava que a partir dali não faria mais curso nenhum, aprenderia tudo de maneira autodidata. Já escrevi sobre isso aqui no blog. No entanto se tem algo que me deixa feliz é aprender coisas novas. Sempre gostei de estudar, isto faz parte de mim, não dá pra tirar, e é uma coisa boa, não considerando somente o estudo formal (curso, apostila, etc e tal).

Já tive medo de errar, de estudar "errado", mas hoje não encuco com isso não. Em muitas coisas não existe certo e errado, é importante primeiro conhecer e depois tirar as próprias conclusões. O medo nos priva de muitas realizações, nós mesmos e nossas crenças são nossos maiores limitadores. Como estudar e investir em cursos é algo que prezo bastante, de quebra acumulo muitas apostilas, tanto no mundo online como no offline, mesmo fazendo cursos em EAD.

Como organizo minhas apostilas de cursos

Aqui que entra o conteúdo das minhas caixas de arquivo, da número 6 a 12, que comecei a comentar quando escrevi sobre a organização do meu arquivo musical. Faculdade, pós e outros cursos, que como o arquivo musical, de tempos em tempos dou uma renovada, liberando espaço. Esse sistema já tem 5 anos, nem preciso dizer que está mais que aprovado. Se tem uma coisa que amei na minha graduação foi aprender a trabalhar com arquivos.

O material do Curso de Design de Interiores e alguns livros relacionados deixo junto à estante, e como a organização do material em apostilas ficou tão legal e charmosinho (com cara de organizado), pois já organizei enquanto fazia o curso, deixo um módulo só pra ele, e outros materiais afins. Somente os trabalhos que estavam em fichários excluí alguns que tenho em meio digital, e mantive somente os mais importantes em meio físico, o que já otimizou bastante o espaço. De dois fichários recheados transferi o que sobrou da faxina somente com uma pastinha com elásticos. Tenho todo o material do curso em meio digital, mas para estudar prefiro ter algumas partes no papel, e como já disse, para consultar depois também é prático muitas vezes, curto e utilizo, pois me localizo com facilidade.

  




Minha organização digital está mudando bastante ultimamente, pois estou fazendo algumas melhorias nela, então, merece um post exclusivo com este assunto. Em resumo, tenho uma pasta para cada curso, e dentro desta subdividido em mais pastas, para as disciplinas (conteúdos, atividades e trabalhos). Expliquei mais sobre isso esses dias. Material físico que estiver estudando no momento fica bem acessível na mesa de trabalho mesmo. E você, como se organiza com esses materiais? Deixe sua experiência nos comentários, tenho certeza que irá acrescentar muito!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!