18 de setembro de 2014

Como organizar seus livros pessoais

Uma biblioteca é organizada segundo normas técnicas, segue uma metodologia mais criteriosa, cujo trabalho é coordenado por uma bibliotecária, que possui conhecimentos específicos para tal. Admiro a organização deste ambiente, pois com as ferramentas de pesquisa disponibilizadas conseguimos localizar facilmente o livro que pretendemos ter acesso.

Se desejássemos aplicar essa metodologia em nossa biblioteca particular provavelmente não conseguiríamos tal perfeição, sem o auxílio desta profissional. Por maior que seja nossa coleção, nem seria necessário, pois não chegaria à proporção de uma grande biblioteca. Organizar com o auxílio dela até que seria possível, mas para manter a coleção impecável como numa biblioteca seria um capítulo a parte, pois isto envolve o trabalho de mais profissionais...

O que pretendo com esta grande introdução sobre organização de livros? Abordar soluções mais fáceis para organizarmos nossas pequenas e/ou médias coleções e dar dicas para mantê-las em ordem. 

 

Um jeito fácil de organizar nossa coleção


Podemos começar verificando que tipo de livro colecionamos: histórias de ficção, literatura brasileira, psicologia, idiomas, relacionados a nossa profissão, e assim por diante. Faça uma lista de assuntos e separe os livros em cada categoria específica.

Assim teremos uma noção da quantidade de livros que temos para organizar no espaço disponível, aproveitando para já analisar se todos serão mantidos, ou se não poderíamos separar alguns para doação a alguma instituição.

Como organizar seus livros pessoaisSe os livros já foram separados por categorias e dispostos nas estantes desta forma, não deixe de identificar cada espaço com seu assunto. Assim facilita saber que os livros de Design de Interiores estão nesta prateleira, os de Culinária naquela outra, por exemplo. Uma vez feita a classificação, identificado o espaço, se algum livro for utilizado para consulta, você saberá para onde ele deve voltar depois.

Como manter seus livros em ordem?


Materiais usados se espalham, especialmente livros, pela mesa de trabalho, no criado-mudo do quarto, no armário da cozinha... não se desespere acreditando que não leva jeito para manter tudo organizado! Isto é normal, sem neuras. Deixar algo fora do lugar não é o fim do mundo, mas não usemos este consolo como desculpa para mantermos uma bagunça nada sadia em nosso espaço, certo? Tire um tempo para por de volta no lugar. Esta dica vale para tudo! Não é só a estante organizada que irá agradecer, você mesma se sentirá mais tranquila e produtiva ao admirá-la, e esta sensação, de ter as coisas sob controle, é compensador. Agilidade na localização de qualquer coisa em casa e no trabalho está diretamente relacionado a um espaço organizado! 

Mais alternativas para organizar


Poderia sugerir a elaboração de um índice da coleção dos livros, com os títulos/autores que possui cada categoria, mas isto já tornaria a organização um pouco mais complexa e trabalhosa. É uma ideia interessante para quem possui uma coleção maior. A localização poderia ser dentro de num arquivo (planilha eletrônica) no computador. Manter um controle de empréstimo de livros numa planilha eletrônica também é legal, se você tem o hábito de fazer isso, e depois acaba esquecendo com que amigo está tal livro que está procurando há tempos e não encontra mais.

Na segunda parte desta conversa sobre organização de livros trarei sugestões de mobiliário para armazená-los, aguardem!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!