31 de outubro de 2013

Dia da Reforma

“Reforma: algumas duram semanas, outras, vários meses. Esta, no entanto, já dura 5 séculos. 31 de outubro, dia da Reforma Protestante.” Lucas André Albrecht

 
Hoje é um dia muito especial, onde os cristãos luteranos celebram os 496 anos da Reforma Luterana! O marco deste evento aconteceu em 1517, na Alemanha, quando em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero publicou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, como forma de protesto contra diversos pontos conflitantes da doutrina da Igreja Católica Romana.

Interessante que sua intenção não era dividir a Igreja nem criar uma doutrina nova, somente apontar o caminho certo, a verdade apresentada na palavra de Deus e que até então não estava sendo disseminada para todas as pessoas. 

Em sua inocência Lutero pensou que conseguiria alertar os líderes da época para a verdade que ele encontrou na Bíblia Sagrada, e que não era bem o que estava acontecendo na prática. No entanto a história teve um desfecho bem diferente do que ele esperava, com o movimento da Reforma Protestante surgiram muitas outras linhas reformadas, e a igreja se ramificou em diversas outras denominações.

Resolvi abordar este assunto hoje, pois me fiz a seguinte pergunta:

De que adianta termos uma vida organizada, com rotinas bem estabelecidas em casa e no trabalho, com saúde emocional e física nota dez (ou 8...), cultivarmos bons relacionamentos e momentos de lazer, se nosso bem-estar espiritual está andando por qualquer caminho, já que tantos caminhos nos são apontados todos os dias, de todos os lados? 

Simplesmente não consigo fugir de meus princípios ao escrever aqui, seria como ignorar o que sou, acredito, vivencio. Por isso finalizo este post interpretando a música Eu Creio, apresentando assim de uma forma diferente os ensinos bíblicos de Martinho Lutero, baseados na Bíblia Sagrada.

Eu creio



 Martinho Lutero  - o filme

26 de outubro de 2013

Cantinho da Leitura

Acho uma ideia maravilhosa ter um espaço em casa destinado a meditação, leitura e estudo, um lugarzinho especial, com lugar para os livros, uma cadeira confortável, boa iluminação externa e luminária para privilegiar também a noite, melhor momento para parar e refletir, antes de dormir. 

Enquanto que o sonho não se concretiza (do espaço exclusivo para esta finalidade), vamos realizando e adaptando ele de outras formas: lendo no sofá da sala, com o travesseiro triangular na cama, ou no espaço onde antes amamentava o Guilherme: minha adorada cadeira de balanço!

Eu amo esta mesinha mais do que ele, que prefere a cadeirinha, pois com ela consegue alcançar melhor as coisas em cima dos móveis...

Uma boa sacada aqui em casa foi esta caixinha organizadora que ganhei de algum destes sorteios por aí, acho que com produtos de beleza. Ela andou por muitos lugares, mas finalmente encontrou seu lugar: organizar livros. Já vi esta caixinha em lojas de produtos de 1,99 e custa em torno de 4,99.

O Guilherme com seus quase 1 ano e 10 meses, felizmente ganhou livros mais grossos (bem aqueles de bebês manusearem, e que não rasgam), alguns pedagógicos, com peças de encaixar, então são bem firmes, e a caixa armazena bem eles.


Os livros para crianças com mais de 3 anos, que já folheiam as páginas com mais cuidado, eu guardei no nicho alto da parede, e estão ali por enquanto somente decorando o quartinho dele.

Detalhe: a farmacinha com remédios que comentei não faz muito tempo, veio parar no seu lugar de origem novamente, pois em cima da cômoda não dava mais, Gui descobriu que até ali é possível chegar com as mãozinhas! E remédios + crianças não é seguro nem uma boa combinação!

 

 Aproveitando a oportunidade, selecionei 2 ideias legais para compartilhar com vocês, que também podem ser boas alternativas para organizar decorando. O mais legal delas é que são versáteis, se você gosta de mudar como eu, encontrará mil utilidades para elas, não somente guardar livros!

Caixas Organizadoras do Programa Crer pra Ver da Natura

Para deixar os livros bem a mão para os pequenos, no chão, junto com um tapete e almofadas coloridas. Ou se preferir em cima de algum móvel mais baixo no quarto.


Estante de Caixas de Feira

Solução baratíssima! 
Aquelas caixinhas que comentei anteriormente, podem auxiliar a dividir os livros e a armazená-los melhor. Já fiz o teste, e elas se encaixam perfeitamente neste espaço, fica uma graça!

 

25 de outubro de 2013

Projetos que Transformam

É uma bela iniciativa o Programa Natura Crer para Ver, cujo lucro adquirido pelas consultoras e pela Natura com as vendas dos produtos Natura Crer para Ver, é investido em projetos educacionais, melhorando assim a educação pública do país.

Quem concorda que uma educação de qualidade é fundamental para transformar nosso país? Não é só a Natura que acredita nisso, porém todos aqueles que abraçam a causa Educação de Qualidade e promovem ações de mudança e melhoria, como esta, do Natura Crer para Ver.

Você deve conhecer alguma consultora Natura, converse com ela e tire suas dúvidas!

Selecionei dois produtos da linha para mostrar para vocês...

As sacolas são lindas e coloridas, cheias de vida e alegria, ideais para se apaixonar, comprar e usar!



 

Recentemente foram lançadas também as Caixas Organizadoras, revestidas de tecido, não são uma graça? Também integram nos produtos do programa Natura Crer para Ver, pois organização é um tema cada vez mais atual e necessário. Além de organizar, dão uma colorida no quarto, no guarda-roupa/closet, no home office, no cantinho dos brinquedos...

Já faz mais de 1 ano que comecei efetivamente a utilizar as Sacolas Ecológicas, e agora posso garantir, é um hábito que dá certo! As minhas estão sempre no carro, sempre junto, sempre lembradas e sempre usadas! Certo, vez ou outra, a gente acaba usando as plásticas, mas não é mais a regra, e sim a exceção! Não sou contra o uso delas, mas a destinação consciente desses materiais. 

Não resisti em colocar aqui somente a minha opinião sobre o assunto, e resolvi registrar também o testemunho da Elisângela Alexandre dos Santos que é minha CNO (Consultora Natura Orientadora) da empresa Natura.

Perguntei a ela se a mulherada está se mobilizando com a causa... 


"Incentivamos muito mas ainda temos algumas consultoras resistentes em comprar, pois como o lucro é integralmente revertido para o projeto, ainda sentimos uma dificuldade na venda. No entanto, quando o projeto é apresentado, a boa causa que essa sacola carrega, acabamos conseguindo vendas e as pessoas acabam adorando o material que além de tudo, é bonito e muito bem feito!"


Vejo poucas pessoas usando sacolas ecológicas no supermercado, e você Lilica (apelido dela), usa?

"Sempre tenho no porta malas do carro pois na hora das compras, reduz muito o consumo das sacolinhas de plástico, faço mercado e feira com elas." 

A MINHA "COLEÇÃO"




Isto é um pouquinho do Programa Crer para Ver na prática. E você, já conhecia essa iniciativa? Que tal apoiá-la?! Fica o convite...

23 de outubro de 2013

A História de Nossa Família em 36 fotos

Apresento o resultado do desafio que abracei no Potencial Gestante, e que amei muito fazer! O desafio 36 poses 36 dias foi lançado aqui dia 17.09.2013, e concluído com a família vendo o álbum no 36º dia: HOJE! 


 
Tenho de confessar que segui as regras:
  • das fotos impressas
  • dos 36 dias
  • das 36 poses
  • dos assuntos informados
Mas não consegui:
  • Escolher uma foto por dia, e ir montando aos poucos.
  • Deixar os 4 espaços do álbum vazios, pois ele era para 40 fotos. Então elaborei 3 textos e dividi a História de Nossa Família em 3 fases, até linha do tempo inventei para um delas. Simplesmente não consigo fazer álbum de fotos sem escrever nada neles.
Como eu fiz:
  • Fiz tudo manual mesmo, com caneta, nada de impressões.
  • Utilizei papel de presente e tesoura para dar uma incrementada e colorir as páginas.
  • Coloquei um pedacinho de fita mágica no canto das fotos, já que o álbum é para para fotos 20x15.
  • Escrevi algumas coisinhas em papéis coloridos post-it pink, laranja e amarelo, para classificar cada fase.
As etapas foram mais ou menos essas:
  1. Escolhi as 36 poses, já tinha muitas fotos impressas, e as mais recentes tirei do álbum do Guilherme, que ainda está por montar. 
  2. Providenciei o álbum. Escolhi um da CHIES, pois adoro muito os modelos desta marca, são práticos e lindíssimos!
  3. Pensei em como iria incrementar o álbum. Fase que demorou mais tempo, pois não pensava só nisso, claro.
  4. Colei as fotos que faltavam, escrevi os textos e fiz a arte no álbum.
  5. Apresentei logo para o marido (dia 20), para minha mãe (dia 21), mas a família se reuniu e olhou o álbum com "mais calma" mesmo no dia de hoje, na hora do chimarrão e do momento de devoção familiar.





Como é maravilhoso pertencer a uma família! Como eu amo a minha, palavras não descrevem esse amor. Sem grandes pretensões de tentar descrever o amor, porém, somente vivê-lo... o que já é algo grande. Simplesmente grande!

22 de outubro de 2013

Espaço para Crianças

Colocar  a mão na massa, mais precisamente, na lixa, no pincel e na tinta, é uma terapia. Dá trabalho, mas os resultados são gratificantes!

Neste mês das crianças, lá vão algumas imagens de um projeto que ajudei a realizar: um espaço mais colorido para as crianças na Escolinha Dominical, e por sinal muito econômico!

A história deste espaço foi mais ou menos assim: em julho de 2012 ele sofreu uma grande reforma, incluindo teto, piso e paredes. Porém os móveis do ambiente estavam tomados de cupim, e esta mesa enorme de ping-pong dos jovens era imprópria para as crianças fazerem suas atividades durante a aulinha. Assim as crianças foram tomando conta do espaço, com o apoio das mamães, claro...

O antes...
 



O depois...

Primeiras maiores necessidades atendidas!
Segue o que foi feito, para que e com o quê!

ESTANTE
para guardar brinquedos, livros e CDs
  • Caixas de Feira
  • Rodinhas e parafusos
  • Baldes
  • 2 Cestos organizadoras do 1,99

PRATELEIRAS
para guardar canetinhas, lápis de cor, borrachas, cola, tesouras, lápis, canetas, réguas
  • 2 tábuas de madeira Cambará de 1,5m
  • 4 suportes e parafusos
  • 6 Caixas de Arquivo
  • 6 Cestos organizadores do 1,99

MURAL
para prender os avisos e trabalhinhos das crianças
  • Moldura velha e detonada
  • Tela plástica preta 
  • Grampos e ganchos
  • Prendedores de roupa

Como este projeto está sendo feito a mais mãos e de forma voluntária, faltam alguns detalhes para ser concluído, como substituir os porta-trecos (latas) dentro dos cestos pelos novos (latas decoradas) e confeccionar almofadas para o sofá que está no outro lado do espaço.
Bem, concluído não sei quando ficará, pois sempre haverá alguma coisa a ser melhorada! Tem muita parede branca, alguns cantos vazios... as professoras já estão inventando mais coisinhas coloridas para decorar a salinha dos pequenos! Meta alcançada!








 
 


Pensa que esse mural vai ficar assim, com prendedores sem cor, e moldura branca?! Sei não...

 
 

15 de outubro de 2013

Estratégia para Desapegar

Para algumas pessoas é fácil desapegar das coisas. Será?

Você resolveu organizar o seu guarda-roupa, separou algumas peças que não usa mais porque não servem, não combinam mais com seu estilo ou por outro motivo. Sua intenção é doá-las para alguma entidade, mas sei lá, sente um "carinho especial" por aquelas peças. Vai que você engorda ou emagrece e precise delas novamente...

Seu apego também pode ser com livros, revistas, potes plásticos, papéis, agendas velhas, recordações, etc e tal.

Talvez uma boa estratégia para você seja esta:

Separe as peças que você está na dúvida em doar e coloque-as numa caixa ou outro recipiente em algum local definido e identificado na casa. Um cantinho discreto, com o qual você não se depare todo dia. Defina um prazo entre 6 meses a no máximo 1 ano, e se você não sentir falta daqueles itens, defina um destino já para eles: doe ou descarte, você não precisa deles mesmo, conforme-se com isso!

Já dei esta ideia num post vapt-vupt, quando escrevi sobre o cantinho da reflexão, mas sempre acho muito válido reforçar. Escrevo tanto sobre organizar, criar espaço, só manter o necessário e útil, desapegar, só que esse desapegar, como fazer para isso virar um hábito comum?!

Com a prática do desapego você estará criando espaço em sua casa, e ainda por cima ajudado quem precisa, pois suas doações (de peças que não usa mais) serão mais úteis para outras pessoas!

Treine, crie o seu cantinho da reflexão, e veja como ele realmente funciona...

O meu está aqui ó...

9 de outubro de 2013

Organizando as Pastas de Trabalho Dele

Caixas de Arquivo são excelentes para organizarmos documentos, registros e afins. Escondem a papelada, e ainda decoram com organização, mantendo tudo em ordem!

Vejam só como organizei os registros no escritório do meu marido:

Ele gosta de pastas com elástico para organizar os registros no dia a dia, de preferência uma para cada assunto! O recurso que ele tem para organizar o escritório são estantes são de aço.

Então separei uma prateleira para colocar 6 caixas de arquivo, classificadas como PASTAS DE TRABALHO. Elas fazem parte do Arquivo Corrente, registros que são usados com mais frequencia. Conheça mais sobre tipos de arquivos aqui.

Dentro de cada caixa de arquivo estão as pastas com elástico com a papelada pertinente a cada pasta. A identificação das pastas com elástico confere com o espelho, a identificação externa da caixa de arquivo.

Este sistema funciona há mais de 3 anos, e como organização é algo muito pessoal, para quem o utiliza, atende muito bem. Cada um se organiza do jeito que acha mais prático!

Nesta postagem você pode conferir onde estão as PASTAS DE TRABALHO dentro do escritório, bem no canto esquerdo.

As demais caixas são do Arquivo Intermediário e Permanente (meu e dele), assunto para outro post!



2 de outubro de 2013

Vida em Ordem

Os leitores que acompanham o blog certamente leram a boa notícia que eu escrevi em julho na postagem Primeira Matéria Publicada.

Minha intenção era publicar a segunda também e referenciar a revista on-line, porém como o site da Revista Nécessaire está em fase de manutenções e melhorias, a 9ª edição acabei comentando somente na fanpage do blog. O quê?! Você ainda não curtiu a fanpage! Então dá uma passadinha e deixe esta pessoa que aqui escreve muito feliz!

Enquanto as novas edições da revista não estiverem no site vou continuar compartilhando elas  aqui no blog também, sem esquecimentos.

Assim, antes tarde do que nunca, lá vai...



Meus quadrinhos

Continuando a apresentação das produções By Edel, mais quadrinhos finalizados 
que agora estão decorando cantinhos especiais por aqui...

Meu Home Office:





Quarto do filhote:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...