22 de fevereiro de 2013

Oh, vamos nos mudar!

Por mais organizada que seja uma mudança, em algum momento, nesta troca de caixas e mobiliário de lá para cá, bate uma certa ansiedade e não vemos a hora de colocar tudo no seu devido lugar! Quando temos de nos adaptar a um espaço menor então nem se fala, o jogo de cintura tem de ser ainda maior!

Era uma vez  mais uma mudança em nossa vida, a quarta num período de 10 anos, porém a segunda para outra cidade. Na primeira, logo que casamos, não tínhamos muita coisa, quase nada, então foi bem mais fácil, e as aquisições aconteceram depois, aos poucos, conforme o "bolso" e a necessidade.

Chegamos ao nosso destino a noitinha então não houve tempo hábil para fazer muita coisa, o planejado era colocar o mobiliário fixo (existe algo fixo para mim?!) mais ou menos no lugar, tirar as caixas do caminho, encontrar a cama (tirar mais caixas dela...) e dormir, que o próximo dia de trabalho seria longo! O primeiro dia amanheceu assim, quase nem é coisa de se mostrar, porém sei que esta é uma angústia que todos passam não apenas uma vez na vida, então lá vou eu compartilhar o caos registrado em fotos...

ANTES - Sala e Cozinha
DEPOIS - Sala e Cozinha

Os dois quartos mudaram muito no decorrer destes 2 anos, acompanhando as mudanças que aconteceram na família: a chegada do bebê Guilherme especialmente. Aparador, estante em módulos, escrivaninha, baú, mesa de apoio lateral, sapateira, cadeira de balanço, cama de solteiro e cabideiro viajaram de um lugar para o outro, até encontrar seu lugar mais definido. Ainda entraram em cena o berço, a cômoda do bebê e a escrivaninha de família, para incrementar essa mistura. Difícil escolher fotos do antes e depois dos quartos, por esse motivo. No entanto já apresentei minha "bagunça organizada", da nossa primeira mudança mais significativa, cheia de móveis, caixas e plástico bolha (esses 2 últimos que não podem faltar num momento assim, ajudam pra caramba!).

20 de fevereiro de 2013

My laundry

Sejam bem vindos a minha lavanderia e/ou área de serviço: espaço para lavar e passar roupas, armazenar produtos de limpeza e afins...

As estantes são ótimas para quem gosta de praticidade e tudo organizado, como eu. Nada de florzinhas, estampas, cores vivas, ou algo muito fora do comum. Bem simples, clean, padronizado e prático como este espaço tem de ser, mais branco (a cor da "limpeza") e umas pitadinhas de cor aqui e ali, quase que imperceptíveis. Fui usando o que tinha em casa, itens organizadores de outros ambientes que acabaram caindo aqui e se tornando novamente úteis em suas funções!



Centralização da marioria dos itens do ambiente

  • Caixinhas de vime armazenam um pequeno estoque de fraldas e pacotes de papel higiênico na parte superior. 
  • Depois tem duas caixinhas brancas para onde vão os tapetes e os panos de cozinha sujos. 
  • O cesto azul está aí para colocar as roupas que precisam ser passadas (minha idéia é substituí-lo em breve por uma caixa com tampa, para proteger melhor as roupas e não precisar passá-las tão depressa). 
  • Adoro usar caixas de feira, são práticas e com mil e uma utilidades. Viram caixa, estante, mesinha, criado-mudo, aparador... dá pra inventar de tudo! Aqui elas guardam aspirador de pó, produtos de limpeza, panos de limpeza e tapetes pequenos. 
  • Os cestinhos verdes (menores) armazenam produtos de limpeza geral e de roupas, sacos plásticos e o cesto branco utensílios de limpeza. 
  • Ao lado da estante a direita tem um suporte onde estão a vassoura, o rodo, pá de limpeza e grampos de roupa.
  • No lado esquerdo tem a mesa de passar roupa (que ainda preciso colocar um capa para protegê-la melhor) e um saco com extensão e ferro elétrico.
  • Para agilizar a lavagem das roupas identifiquei os dois cestos grandes com um quadrado azul (para as roupas coloridas) e um branco (para as roupas claras), de feltro. Isto é criação recente, então vamos ver se vai funcionar, parece bem mais prático logo jogar a roupa suja no cesto certo, e depois não há necessidade de separar na hora de lavar.
Tenho que inventar um quadrinho para este espaço...
Deste outro lado da lavanderia tem a máquina de lavar, o tanquinho, a lixeira para materiais recicláveis, um peixe em crochê para sacolas plásticas (obra da minha mãe), e um suporte onde colocamos itens recicláveis também (coisinhas que já tem destinatário definido).

Prateleira superior
Nesta prateleira superior estão as bacias e baldes e o kit limpeza do carro, que aproveitam bem o espaço superior para itens que não precisamos no dia a dia. 

TO DO IT
E o que não pode faltar? Uma prancheta com listinhas! Lista de tarefas semanal, quinzenal, mensal e semestral de tarefas relacionadas ao "Lar Doce Lar" e outras coisinhas mais que uso para me organizar mentalmente com as tarefas da casa.

19 de fevereiro de 2013

Organização de Arquivos - aspectos teóricos

Uma pincelada teórica sobre organização de arquivos (conceitos, tipos, objetivos citações), que resume muita coisa importante e essencial. É um assunto que eu adoro demais, exatamente por isso estudei-o profundamente enquanto estive na faculdade, e não por outro motivo foi meu tema no Relatório Final de Conclusão de Curso (Tecnologia em Secretariado Executivo).






14 de fevereiro de 2013

Organização de Arquivo Fotográfico

Onde encontrar um lugar em casa para coleção de fotos que acumulamos a cada ano?! Um armário, um rack, uma estante ou em caixas colocadas numa estante de módulos como da foto. Excelente  maneira de organizar e decorar um cantinho do quarto e/ou home office!

Para comprovar que Organização e Design de Interiores caminham juntos e se complementam, mesmo que por conceitos e técnicas diferentes...

Arquivo fotográfico - Caixas que armazenam fotos no quarto

Parte interna de uma das caixas

Mesma caixa, agora sem os dois "embrulhos"
Índice - facilita a localização das fotos pois
detalha o conteúdo de cada caixa/álbum
Caixa com fotos mais antigas
Cada envelope conta uma história...

11 de fevereiro de 2013

A certeza no meio das incertezas

ERA UMA VEZ... uma fase de dúvidas e incertezas, de perguntas sem respostas.

Angustia-me a busca por respostas fechadas que não encontro. Tortura-me a auto-exigência do perfeccionismo e de não me dar o direito de errar. Uma pergunta pode ter mil respostas, depende de quem responder a questão.

A vida tem muitos caminhos, como fazer as escolhas certas? Seguir a mente ou o coração? Existe escolha certa? Tudo implica em vantagens e desvantagens. O que levar em conta então para escolher? Num mundo onde o mais certo é a mudança... como ter certeza de algo? Se tudo muda, não podem as certezas também mudarem? Se toda decisão implica em reavaliar, revisar, redirecionar, repensar, conforme o contexto, há segurança para alguma escolha? Se não há mais estabilidade e o que é hoje poderá não ser mais amanhã, pode haver equilíbrio? Vivemos numa realidade flexível e totalmente adaptável. É difícil ver tantas mudanças como oportunidades de crescimento. Mais fácil é encarar como obstáculo, barreira, pedra no meio do caminho que não é desejada. Frustrações do passado, arrependimento constante, mesmo que em pequenas doses. Cansaço presente pois o que nos reserva o futuro? Futuro, sinônimo de angústia, ansiedade, preocupação. Mesmo sabendo que o passado é história, foi, não voltará mais. Mesmo reconhecendo que o futuro nunca chega. Diante de toda essa situação, é raro vivenciarmos cada momento como único, pois a vida acontece hoje, agora, no momento presente. Sem planejamento, há receios e temores. Com planejamento, há dúvidas, ansiedade, angústia... será que vai dar certo? Como fazer as coisas acontecerem o quanto antes?

O tempo às vezes responde algumas dessas perguntas anteriores. Umas demoram, outras demoram mais ainda. Outras nem são respondidas. Será que fazemos as perguntas certas? Talvez  aí esteja o erro. Então percebemos que apesar de todas as responsabilidades que assumimos, tudo parece grande demais para simples seres humanos errantes e mortais. Temos medo de assumir responsabilidades. Só que não adianta fugirmos, faz parte do nosso viver. Reclamar não vai resolver nada, só piorar ainda mais o cenário. Nossas limitações nos angustiam. Fazem-nos ver que somos pequenos, fracos, mal agradecidos, enfim, dependemos uns dos outros, e de Deus. Nossa única certeza deve ser que Deus conduz nossa vida de forma sábia e poderosa. Somos dele e precisamos dele para vivermos como lhe agrada e para o nosso bem. O melhor é Deus que conhece. Por todas essas dúvidas, incertezas e perguntas sem respostas, precisamos ouvir: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o a mais ele fará." Sl 37.5.

6 de fevereiro de 2013

Vamos organizar o escritório... pra quê?!

Estava trabalhando na organização do Home Office aqui em casa nos últimos dias... a manutenção às vezes dá trabalho! Meu amado marido é bem diferente de mim neste quesito, ainda bem, pois assim a gente se completa! Quando eu chego dizendo, "Amor, precisamos organizar teu escritório, assim não dá..." ele me responde "Pra quê?!" e mais algumas reclamações adicionais. Então não tem jeito, é colocar a mão na massa, trabalhar e simplesmente ignorar pois ele não sabe o que diz nessas horas. Quando está tudo em ordem e o trabalho finalizado, ele me abraça, agradece, fica feliz da vida e então jorram elogios!
A situação do office não estava tão dramática, mas de tempos em tempos é necessário manutenção, como tudo na vida. Tenho que destacar que ele se esforça bastante e consegue me surpreender muitas vezes, já não é mais o mesmo Jackson de anos atrás, já está ficando meio organizado, o que é muito bom!  Na verdade quem ganha em manter tudo no lugar é ele mesmo, o dono do espaço!
É incrível pois sempre tem o que melhorar, e eu tenho um olhar para ver isso como ninguém. Parece que deixei de fazer algo na última organização, mas é pura falsa impressão, no atual office ainda não tinha me dedicado como desta vez, em analisar o todo deste jeito. Sempre digo "Agora ficou genial, assim vai continuar!" e ele retruca... logo você quer mudar tudo de novo. Como se eu mudasse tanto assim, nem tenho tempo para isso.

Vista Geral do Home Office - O arquivo permanente do Jack está identificado com números em quadrado (18 caixas de arquivo superiores) e o meu em números no formato redondo (12 caixas mais a direita).

Espaço para Objetos Decorativos
Livros e Revistas
Pastas de Trabalho
Revisteiro Versão Edel (com Suporte para Garrafas da Plasútil)
Livros
Mesa de Trabalho - No arquivo de aço colei nos mínimos detalhes a localização dos registros e demais itens, o que tem em cada arquivo (Corrente, Intermediário e Permanente), para ficar bem visível e de fácil acesso as informações.
Mesa de Apoio - Material de Expediente, Caixa de Entrada entre outros
O detalhe é que no mesmo ambiente integram o Home Office, o Depósito (pois em casa de Personal Organizer não existe quarto de bagunça) e o Cantinho do Hobby, que denominei assim pois não sei exatamente o que ali ele guarda (nas caixas externas da cômoda), se peças de Computador e Hardware, coisas de Eletrônica e Solda, Lixo Eletrônico e/ou outras Ferramentas. Eu também tenho nas gavetas minhas coisinhas de trabalhos manuais, material de expediente, sucata (lixo, como ele diz), pois alguns trequinhos eu tenho que ter para minhas invencionices.
Em resumo, tentei transformar o ambiente num lugar melhor de estar e trabalhar. O Depósito e o Cantinho do Hobby ficarão em Standby, na pasta projetos futuros, pois requerem alguns investimentos e melhorias... "pra quê mexer nisso agora"? Ficará para uma segunda etapa... viram como são as coisas?! Assim nunca paro de organizar e reorganizar!!!

Depósito na parede do fundo (envolve armário, caixas emcima dele e de ambos os lados) - Salve a altura da parede!!!
Cantinho do Hobby Edel e Jack
Depósito - Coisas que merecem ser guardadas, no armário está o índice com o que tem em cada caixa conforme o número.
Tcham Tcham Tcham Tcham! Nosso Cantinho da Reflexão...

2 de fevereiro de 2013

Organizando Materiais Diversos

Quando você estiver organizando seus materiais de trabalho, na cozinha, no closet, seja lá onde for, sempre leve em consideração a seguinte dica, para definir um lugar certo para cada item:

Fonte: http://www.programa5s.com.br/teoria/2-senso-de-ordenacao
E bom trabalho!

Cantinho da Reflexão

A ideia de criar um "cantinho da reflexão" para separar itens de descarte, doação e conserto é bem interessante. Você pode usar sacolas mais resistentes, caixas plásticas, caixas de papelão, 3 espaços de um armário, ou o que mais sua criatividade sugerir. Lembre-se de identificar o que deve ir em cada local, hein?! 
E mais importante que tudo isso é não deixar acumular as coisas nas caixas, definindo um prazo para o qual deve ser destinado os itens que estão nas caixas. Ex.: roupas (encaminhar para doação até 30.06.2013).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...