TRAILER TRANSFORMANDO ESPAÇOS | dicas de organização, decoração e produtividade!

1 de novembro de 2013

5 passos para começar a organizar sua vida

Organizar parece desanimador? Você acha que nem adianta começar, pois acabará desistindo no meio do caminho? Coragem! Tente, invente, faça uma coisa diferente! Talvez você ache tudo isso pura ilusão, mas tenho que afirmar que funciona. Se levar a sério, com bom humor, funciona.

1. IDENTIFICAR - Tire um tempo para dar uma volta na sua casa (ou ambiente de trabalho) e observe a situação em que ela se encontra. Liste os problemas encontrados ou o que você acha que precisam ser corrigido e melhorado nos ambientes.

Ex:
  • Brinquedos jogados pelo chão da sala.
  • Louça suja na pia.
  • Roupas misturadas no guarda-roupa, gavetas desorganizadas.
  • Muitos papéis para serem analisados (descarte, arquivo).
  • Dificuldade de encontrar os arquivos no computador.

2. AGIR - A lista é legal utilizar para tarefas a curto e médio prazo: o que eu preciso fazer hoje, nesta semana ou dentro deste mês para melhorar as situações problemáticas. Consiste em novos hábitos que decidi tomar com relação às "situações problemáticas".

Ex: 
  • Manter a pia da cozinha sempre limpa, sem louça para lavar e/ou guardar. 
  • Ensinar as crianças a guardar os brinquedos em seus lugares após a brincadeira.

3. PLANEJAR - As ações que você definiu tomar que sejam a longo prazo, é mais interessante transferir para um plano de ação mais detalhado. Lembre-se que hábitos não se mudam de um dia para o outro, mas através da prática constante. E projetos maiores necessitam de um planejamento mais elaborado.

Ex:
  • Organizar o guarda-roupa.
  • Organizar a papelada no home office.
  • Organizar os arquivos no computador.

4. ACOMPANHAR - Faça acontecer aquilo que você definiu nas listas e no plano de ação e claro, acompanhe, revise e atualize-o. Encare ele como um guia para você começar ou recomeçar no caminho da organização. Ainda não sabe por onde começar? Você já deu um importante passo identificando o que precisa de organização na sua vida e nos seus espaços.

5. PERSISTIR - Só o fato de você colocar os seus ideais no papel, e trabalhar com calma neles, um de cada vez, já trará um alívio mental poderoso. Você poderá pensar: "finalmente comecei e aos poucos estou percebendo os bons resultados dos meus novos hábitos!". Você terá a sensação de que as coisas estão se encaminhando, se organizando em sua vida... e realmente estarão. Se você não se esquecer deste plano. Voltar nele, revisá-lo, acompanhá-lo, atualizá-lo e não desistir dele!

Organizar é um círculo vicioso, não tem fim. E para haver organização é preciso antes haver alguma bagunça básica que é a coisa mais normal do mundo. Acredito que as maravilhosas ideias que já surgiram neste mundo não tenham surgido em meio à perfeição, numa casa ou ambiente de trabalho totalmente organizado, se é que isto existe. Nem tanto ao céu nem tanto a terra, vamos manter o pé no chão, na realidade...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!