3 de outubro de 2013

Vida em Ordem: Rotinas do Lar | Como organizá-las de forma simples e prática!

Os leitores que acompanham o blog certamente leram a boa notícia que eu escrevi em julho na postagem da primeira matéria. Minha coluna na Revista Nécessaire Edição 09 tem como título Vida em Ordem, e desta vez conversamos sobre Rotinas do Lar! Confira a matéria!
 Rotinas do Lar | Como organizá-las de forma simples e prática!

A MATÉRIA
Revista Nécessaire Edição 09

Rotinas do Lar | Como organizá-las de forma simples e prática!

Numa casa existem rotinas que precisamos organizar para que ela seja realmente um “Lar Doce Lar”, e este lar venha nos servir ao invés do contrário! Seguem 3 passos para você começar a organização das rotinas...

1. Defina tarefas, frequência e responsabilidades

Analise os processos que acontecem na sua casa, e elabore um checklist de tarefas, onde você irá listar todas as tarefas e a frequência com que deverão ser executadas. É interessante também definir quem será o responsável por executar cada tarefa, dependendo da estrutura familiar. Se por exemplo for somente o casal, dividam as tarefas por afinidade, pois nada mais justo do que os dois assumirem as responsabilidades do lar se ambos também trabalham fora. Numa família com filhos, por que não delegar pequenas atividades para eles também? Assim aprenderão desde cedo a cooperar nas tarefas. Já a família que conta com a colaboração de uma empregada doméstica, pode delegar grande parte das tarefas a ela.

2. Mantenha a ordem e limpeza diariamente

Quanto mais toda a família estiver unida em prol da causa “casa organizada” melhor será a vida neste ambiente, pois a manutenção diária minimiza muito o trabalho no dia da limpeza semanal.

3. Gerencie o checklist de tarefas

Acompanhe a execução das atividades, faça girar “a roda das tarefas”. Tenha paciência, persistência e elogie o empenho de todos, assim se sentirão incentivados a continuar melhorando a cada dia. Talvez não executem a tarefa com a mesma qualidade que você faria, mas ao delegar você permite que outra pessoa aprenda a fazer melhor alguma coisa. Seja flexível, pois existem tarefas que precisam ser feitas logo, outras podem esperar, e é você quem definirá o que é prioridade.

Confira mais informações sobre o tema no blog, no marcador “Dicas – Organizando Rotinas”!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!