22 de julho de 2013

Enxoval de Bebê: Mobiliário para o Quarto

O que é essencial num quarto de bebê? Qual o mobiliário mínimo necessário para este espaço? Refletindo sobre as atividades realizadas desde os primeiros cuidados com um bebê, poderíamos listar: Dormir, Trocar fraldas, Amamentar, Tomar banho, Guardar o Enxoval. Vamos analisar cada uma destas atividades, e qual é o mobiliário que tem a ver com elas?

Enxoval de Bebê: Mobiliário para o Quarto



DORMIR 


A escolha de um bom Berço é item essencial. Será? Há bebês que aos 6 meses já se mexem bastante, o suficiente para começar a preocupar papais e mamães de primeira viagem. Tem modelos de berço com trocador que se transformam em cômodas, mesas de apoio e/ou minicama, muito lindos, mas são bem desanimadores no preço. Na verdade berço é um item caro, se bem analisado o tempo que será usado, talvez até os 2 anos... então, e as soluções? Descobri uma coisa nova (para mim é nova!) nessa área, mas vou dedicar um post especial para ela, aguardem...

TROCAR FRALDAS


Uma Cômoda é legal para organizar os itens de higiene, e para poupar as costas das mamães e papais durante a troca de fraldas, momento que se repetirá muitas vezes durante os primeiros meses. Lembre-se de levar em conta que seu bebê não ficará tão quietinho deitado na sua frente como quando é um recém-nascido. Ele se mexerá cada vez mais, até aprender a andar e sair da cama onde está sendo trocado e correr de você pela casa, se você não conseguir distrair ele com alguma coisa durante este momento, pois para ele tudo é diversão! Por isso chegará um momento no qual vocês terão receio de trocá-lo na cômoda, e irão migrar essa atividade para a cama (a sua ou a cama do bebê mesmo, se já houver no quarto dele). Vale a dica de sentar-se na cama neste momento, para ficar mais confortável para você.

AMAMENTAR


Há mães que amamentam até os 6 meses ou 2 anos, e outras que nem chegam a amamentar, por isso investir numa linda Poltrona para Amamentação penso ser um gasto totalmente supérfulo. O sofá da sala, alguma cadeira confortável que já se tenha em casa, uma cadeira de balanço ou sentar na própria cama apoiando-se num daqueles travesseiros próprios para leitura, são formas eficazes de curtir esse momento com seu bebê! Travesseiros de amamentação até podem auxiliar você quando o bebê for bem pequeno, depois, não serão mais úteis.

Travesseiro com Encosto

TOMAR BANHO


Existem modelos de Banheira com Trocador, que são mais caras e modelos de Banheira com Suportes de Ferro, bem mais econômicas, já que a banheira será usada até 1 ano ou quando o bebê aprender a ficar de pé com firmeza, e tomar banho de chuveirinho. No comecinho muitas mamães organizam a área de banho no quarto do bebê, depois quando ele começa a fazer muita bagunça na água se veem obrigadas a levar os apetrechos de banho para o banheiro. Tudo depende do espaço que se tem em casa e do quanto deseja investir nesses itens. 


Banheira com Trocador

Banheira com Suporte de Ferro


GUARDAR O ENXOVAL


A Cômoda além de trocador é útil como móvel de apoio e armazenagem de peças como vestuário, enxoval e calçados. No post Como organizar o Enxoval do Bebê numa cômoda escrevo mais sobre organização de Cômoda e/ou Trocador.

Um armário estilo "de gente grande" é também uma boa alternativa, pois terá bastante espaço para guardar as coisinhas do bebê que logo será um menino(a). Com certeza valerá o investimento a longo prazo!

Algo que não é novidade, mas é a pura realidade: a fase de bebê é passageira, e muitos itens que consideramos imprescindíveis concluiremos depois que foram desnecessários, pois poderíamos ter encontrado soluções mais interessantes e criativas. Vale analisar mais, pesquisar, reutilizar, reaproveitar...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!