10 de junho de 2013

Organizando Cozinhas: dicas de ouro pra dar adeus a bagunça!

Como organizar a cozinha de forma simples e prática? Que soluções poderíamos listar para este ambiente? Tão cheio de potes, utensílios, itens diversos, que se a gente não cuidar, enfim, é muito fácil misturar tudo e deixar a bagunça se instalar! Já conversamos no post layout de cozinhas, sobre manter uma "relação triangular" entre a pia, o fogão e o refrigerador, que ajuda muito na funcionalidade e na eficiência da cozinha, pois permite que as pessoas se desloquem menos enquanto a utilizam.

A dica de ouro, que se colocada em prática, é a solução para todos os nossos problemas, é enfim, dividir a cozinha por setores e agrupar os itens mais usados próximo a cada um deles. Os cinco setores são: próximo a pia, próximo ao fogão, próximo a geladeira, próximo aos fornos e próximo à área de refeições.

Quando escrevi sobre definições de bagunça e soluções apareceu a dica de separar e agrupar as coisas por itens semelhantes, o que conta muito na organização de qualquer espaço, também na cozinha! Simples assim!

Ao organizar a cozinha, você precisa olhar para cada setor e avaliar o que usa e o que não usa nele, o que está ali há tempos somente ocupando o espaço, coisas quebradas, potes velhos, panelas sem tampa, e assim definir o melhor destino (guardar, descartar, reciclar, reutilizar) e um lugar para cada coisa (o que for essencial guardar). Desapegue e seja mais feliz, menos é mais! Essa é a etapa número 1 da organização!

Vamos refletir sobre os utensílios utilizados próximo a cada um destes setores ou "áreas chave", e avaliar o que podemos melhorar nos nossos espaços!

Setor 1 - Próximo a pia


Que objetos e utensílios você utiliza quando prepara os alimentos?

Escorredores, facas, tábuas de carne e legumes, tigelas, bacias, panos de prato, eletrodomésticos (processador de alimentos, batedeira, liquidificador), temperos.

Setor 2 - Próximo do fogão


Que objetos e utensílios você utiliza quando cozinha os alimentos?

Pegadores de panela, luvas, panelas e tampas, frigideiras, colheres, conchas, temperos.

Setor 3 - Próximo ao forno


Que objetos e utensílios você utiliza quando prepara pratos assados?

Papel alumínio, formas, tigelas de vidro, pegadores, luvas.

Setor 4 - Próximo a geladeira


Que objetos e utensílios você utiliza para armazenar os alimentos no freezer ou refrigerador?

Embalagens plásticas para congelar alimentos, taças de sobremesa, bandejas, formas de gelo.

Setor 5 - Próximo a área de refeições


Que objetos e utensílios você utiliza para arrumar a mesa para as refeições?

Talheres, pratos, copos, xícaras, toalhas de mesa, jogos americanos, porta-copos, cesta de café, torradeira, cafeteira.

 

Exemplificando com a Minha Cozinha


Quando meu marido e eu casamos, compramos nossa cozinha "em prestações", tipo, alguns armários mais importantes, e tempos depois completamos com mais alguns do mesmo modelo, de madeira cerejeira, porque era literalmente impossível organiza alguma coisa com tão poucos armários (pia, e mais 3 balcões pequenos de 1 e 2 portas e o canto).

Achava lindo esse estilo de cozinha, com cara rústica, e também, não moramos em casa própria, pra fazer uma cozinha sob medida. Essas geralmente já vem "pré-analisadas" mesmo, pensando em todos esses requisitos que comentei. Precisava de algo que fosse flexível em caso de mudança de casa, e nisso ela sempre atendeu perfeitamente!

Foi um desafio deixar tudo dentro de um esquema organizado e lógico! Recapitulando a conversa dos setores, aproximei algumas áreas como pia e fogão, fornos e área de refeições, o que resultou em espaço livre próximo a cada área e uma tomada para cada equipamento.

Se a gente não possui despensa, e a guarda de alimentos não perecíveis é em algum armário da cozinha então é importante destinar um espaço legal para pequenos estoques também, o que varia de acordo com cada layout da cozinha e possibilidades disponíveis. Mais um desafio!

Vou ilustrar o jeito que deu para organizar ela:

Cozinha - setor próximo da pia e fogão
  
Cozinha - setor próximo da geladeira

 Cozinha - setor próximo dos fornos e área de refeições


Lembre-se sempre que o essencial, que utensílios são importantes na sua cozinha é você que define, conforme a "relação de amor" que tem com as panelas, etc e tal. Agora me conta, você já setoriza sua cozinha dessa maneira? Já mantém somente o essencial para facilitar a organização? Se tiver alguma dúvida sobre como organizar a cozinha, deixe aqui nos comentários!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!