TRAILER TRANSFORMANDO ESPAÇOS | dicas de organização, decoração e produtividade!

11 de abril de 2013

Arquivos Digitais

Que maravilha esse nosso mundo moderno! Aos poucos o papel vai saindo de cena e nossos arquivos se tornam digitais (aqueles que temos em nosso computador, notebook e/ou HD) ou virtuais (na WEB), ao menos grande parte deles... a organização nesse "novo mundo" é necessária? Claro, ela é fundamental!!! Senão estaremos apenas transferindo informações e bagunçando também nossa vida digital e virtual! Em todos os casos papéis, registros e documentos (e as informações contidas neles) só terão utilidade se facilmente encontrados e devidamente organizados.

Antes de mais nada, o que guardamos em nossos arquivos digitais? Fotos? Vídeos? Materiais de cursos, faculdade, pós? Pesquisas e referências? Artigos? Quanto mais arquivos soltos no computador tivermos, pior será de achar alguma coisa nele, e dividir por assuntos em 50 pastas também será muito trabalhoso... vou listar algumas tarefas que ajudarão a organização deste arquivo.
  1. Analisar todo o conteúdo, e classificar os arquivos, agrupando itens semelhantes com itens semelhantes. 
  2. É bom ter no máximo uma classificação inicial de 10 a 15 pastas com mais pastas de assuntos afins dentro dela. A pasta Multimídia, por exemplo, pode centralizar Fotos, Vídeos e Músicas. A pasta Fotos pode ser desmembrada ainda mais, dividindo as fotos por Ano e/ou Assuntos. A Pasta Educação pode centralizar Materiais de Cursos (Técnico, Faculdade, Especialização, etc).
  3. Uma pasta @Ação pode ser criada e nela colocados os arquivos que estão sendo usados ou trabalhados no momento. Listas, Projetos, Pesquisas, Planilhas, etc. (O sinal @ é utilizado para que esta pasta apareça como primeiro item da lista!).
Não adianta detalhar muito esse assunto, pois esta análise depende de cada pessoa, dos materiais que guarda, dos hobbies que possui, enfim, como todo trabalho de Organização, envolve personalização.

No entanto uma dica que vale para todos nós é solicitar ao profissional que fará o serviço de formatação do computador a criação de uma partição C: para instalação do sistema operacional e D: para armazenarmos nossos arquivos pessoais de maneira mais segura. Não mantenham arquivos pessoais salvos na partição C:, pois estes serão perdidos quando a partição C: for formatada. (dica do meu maridão que entende do assunto...).

A seguir, imagens que podem ajudar você pensar na organização dos seus arquivos digitais. Dúvidas? Questione enviando um e-mail! Ficarei muito feliz em te ajudar!

Detalhamento da partição D: - Arquivo Pessoal @EDELTRAUT
Detalhamento da Sub-pasta FOTOS que integra a pasta principal MULTIMÍDIA

Detalhamento da pasta principal FINANÇAS

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!