9 de setembro de 2012

Integração total: as dificulades de morar em apartamento pequeno com muitas coisas

Se você mora ou já morou num pequeno apartamento, entenderá minha aflição: a grande maioria dos apartamentos são apês, mini, extremamente pequenos! Nunca moramos em casas enormes, mas o apê que estamos hoje não se compara em "pequenitude", nem sei se existe essa palavra! Como minha mãe veio morar conosco quando o Gui nasceu, ela trouxe algumas coisas dela também, diga-se móveis antiguinhos, que eu fiz super questão, porque adoro, então a dança da organização aqui tá me pegando para encaixar tudo no nosso espaço!

No post de hoje comento sobre alguns problemas que enfrentamos morando em apartamento pequeno com muitas coisas e as soluções temporárias colocadas em prática para atender as necessidades da cozinha e sala de estar integradas. Com certeza virão mais transformações por aí, porque põe desafio difícil de executar esse!

O tok de organização!


Às vezes nos enganamos quando pensamos que somente adquirindo novos móveis teremos a solução para nossos problemas de pouco espaço. Planejar bem para não gastar dinheiro a toa e se arrepender depois, essa é sempre nossa premissa. Com novos olhares, identificando as necessidades reais, fazendo algumas alterações no layout dos móveis, reorganizando os armários e com alguns investimentos, conseguimos excelentes resultados!

Seguem as plantas baixas do Antes e Depois dos ambientes cozinha e sala de estar integrados do apartamento onde moramos (espaço de 26,70m2). Planejamento e execução assinados por mim, pois para alguma coisa tem de valer ter estudado Design de Interiores!

ANTES


Planta Baixa Apê - Antes
PLANTA BAIXA - ANTES

 O que identifiquei como necessidades...
  1. Sala de Estar/TV muito ampla em detrimento da  cozinha/sala de jantar muito pequena. Mesa e cadeiras no meio da cozinha atrapalhavam a circulação, além da mesa ser muito pequena (redonda, 90cm de diâmetro) para 3 pessoas e mais a cadeira do bebê. A porta do refrigerador quando aberta, batia numa cadeira.
  2. Não havia espaço definido para servir as refeições, especialmente quando recebíamos visitas.
  3. Faltava uma área de apoio próximo a área de trabalho e um lugar mais definido para colocar os pratos tirados do forno e/ou itens do refrigerador.
  4. A cristaleira armazenava itens de despensa na parte inferior e talheres nas gavetas, porém distantes da área de trabalho.
  5. Área de Entrada sem móvel de apoio. 
  6. Área do corredor separando os ambientes.
DEPOIS

Planta Baixa Apê - Depois
PLANTA BAIXA - DEPOIS

 As Soluções planejadas e executadas:
  1. Redefinição do espaço da mesa de jantar.
  2. Aquisição de uma mesa de jantar maior, extensível.
  3. A mudança no layout dos móveis da cozinha criou uma ilha central onde podem ser colocados os pratos tirados do forno, itens do refrigerador e/ou ainda servir como área de apoio.
  4. A cristaleira foi colocada mais distante da cozinha, e armazena jogos de louças e outros itens que só irão a mesa no caso de recebermos visitas ou em ocasiões especiais. Alterada a localização dos talheres e itens de despensa, que foram colocados mais próximos da área de trabalho.
  5. Banquetas na área de entrada servem como apoio. 
  6. Aproveitamento do espaço do corredor para integrar os ambientes.
O espaço da sala de estar e TV ficou reduzido, ainda mais com o cercado de bebê (item incluso temporariamente), porém nem sempre há orçamento para trocar tudo, nem é a minha intenção. A ideia é aproveitar o que temos enquanto der, sem deixar de sonhar com a nova sala de estar/TV e o mobiliário  para cozinha que vou projetar, pois cada coisa tem sua vez!

Agora os flashes!

Em resumo, algumas características da decoração deste ambiente são muita madeira, móveis atuais e antigos, aspectos rústicos (banquetas, cestos de palhinha, fruteira e caixas de vime, tapetes de sisal), cores quentes nos sofás (vermelho) e acessórios da cozinha (laranja), Objetos de família; Artesanato (em crochê, ponto cruz e tapeçaria); e Base neutra (piso, paredes e cortinas). 

Móbile amor em feltro
AMOR - essencial para uma verdadeira integração.
Banquetas na entrada
Banquetas na Entrada
Toalha de rosas bordadas em ponto cruz
Mesa de jantar com toalha bordada pela minha mãe.
Misturando cadeiras na mesa de jantar
Misturando cadeiras antigas e modernas na mesa de jantar.
Vista geral da cozinha
Cozinha - vista geral.
Despensa baratex e sem vergonha
Detalhe da combinação de caixas que armazenam itens de despensa e fruteira.
Área de trabalho isolada
Cozinha - área de trabalho (pia, fogão, fornos...)
Aparador com revistas e quadro de paisagem
Aparador organiza revistas e Cristaleira louças e outros itens não utilizados no dia a dia.


Cristaleira antiga
Aparador e Cristaleira de outro ângulo. Quadro em tapeçaria feito por mim.

Aparador mil e uma utilidades
Somente o aparador, móvel de mil e uma utilidades.
Vista geral da sala de estar e TV
Vista geral da Sala de estar e TV
Telefone antigo
Telefone antigo, entre outros objetos de família, como os lampiões, ferro de passar e bules em cima da Cristaleira
Crochê na cristaleira antiga
Crochê, arte da minha mãe, aparece em muitos cantinhos...

Eu sempre gosto do resultado, mas é um desafio encontrar novas soluções para este nosso pequeno espaço! Gosto de mudar, mudar, mudar e testar novas possibilidades! Vou curtir assim por um tempo e depois quem sabe repagine tudo de novo! De qualquer forma, espero ter inspirado você!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!