14 de maio de 2011

Organizando a papelada

Como organizar a papelada da casa numa caixa de arquivo? Aqui em casa tem funcionado bem assim, e no post de hoje eu conto um pouco sobre esses sistema simples.

Antes de mais nada é interessante você ter uma caixa de entrada para os papeis, e fazer uma triagem, para não arquivar coisas que poderiam ir direto pro lixo.

Este Arquivo Corrente possui pastas para os principais assuntos relacionados ao lar. As pastas da Caixa de Arquivo (da marca Ordene) estão identificadas por números, que correspondem a diferentes assuntos. A vantagem de colocar números nas pastas é que só mudará o índice dos assuntos, no caso de revisão, que fica colado na caixa de entrada.

Seguem alguns exemplo de assuntos para você ter uma ideia de como poderia estar listando os seus:
  1. Finanças - Contas Pagas (telefone, luz, água, etc)
  2. Finanças - Notas Fiscais
  3. Finanças - Cartão de Crédito
  4. Lar - Garantias
  5. Carro
  6. Saúde
  7. Cardápios
  8. Convites
  9. Lembranças
  10. Para ler
A ideia é deixar neste Arquivo Corrente Home somente os registros do ano corrente ou os mais atuais, e fazer um descarte mais frequente da papelada, aqui mesmo, no lugar onde ela começa a acumular. Quando é feita a manutenção, para não sobrecarregar as pastas, os registros são descartados ou vão para outra caixa de arquivo (Arquivo Home Intermediário).

Não tem jeito: o segredinho para deixar tudo em ordem é dar uma atenção especial de vez em quando, e descartar o que já pode ser descartado, criando espaço!

E você, como organiza os seus papeis?!

Caixa de Arquivo 

Pastas numeradas na caixa de arquivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? COMPARTILHE!